terça-feira, 15 de março de 2011

NÃO ENTENDI TANTO OTMISMO: a biodiversidade da serra azul esta´sendo detonada impiedosamente gente!

SINCERAMENTE NÃO ENTENDI TANTO OTMISMO( engoli propositalmente o I assim com qubrarei como sempre varias regras do português formal) por parte dos UIBAIENSES visitadores do meu blog em relação a nossa SEERA AZUL,  area crucial e fundamental na nossa história e cia...
DE ACORDO COM A ENQUETE q se encerrou ontem após ficar aqui por 40 dias e ter computado (apenas) 38 VOTOS o q desde ja agradeço aos q pararam pra ler e dpois votar, o OTMISMO  deu o tom com mais de 50% das pessoas esperando coisas boas em 2020 o q me deixou surpreso e mesmo meio desconcertado, pois ,ou eu tenho uma doença grave, a do PESSIMISMO CRôNICO ou meus queridos conterraneos sofrem de um OTIMISMO ROMANTICO q beira a ingenuidade.
POIS BEM, na enquete q teve como pergunta:

COMO VC IMAGINA A NOSSA SERRA AZUL EM 2020?

"Com APAS( áreas de proteção ambiental e reservas ecólogiccas particulares tipo a "grota do mané josé de edima´rio ") predominando e com tendencia á ampliação;(16 votos= 42%)

 SOMA-SE  AISSO , A RESPOSTA: Em 2020 a "consciencia ecológica" estará ampliada ao ponto de não vermos mais degradação e devastação na serra;(3=7%) AINDA TEVE MAIS DUAS PESSOAS q disseram não fazer ideia mas acham q "apenas coisas boas prevalecerão". Ai se sesse !!
POR OUTRO LADO TEVE OS PESSIMISTAS, esses  somaram apenas 17 %, desses, 15 % chegaram ao exagero de dizer q em 2020 não se falará mais de forma agradável de ARROIZIN, GASTA SABAÕ, EMBREJADO pois tais lugares estaraõ secos, assoreados e apossados degradantmente, porém, não é um pessimismo  bestial, inconsequente e luna´tico convenhamos. Ja 18 % dos votantes foram, digamos, cabreiros, ficaram entre otimistas mas ao memso tempo desconfiados em relação aos rumos q as coisas vem tomando e preferiram cravar na opção: Equilibrio entre boas ações como o projeto grota do mané josé e ações polemikas como a do "projeto da energia eólica" , ou seja, a serra será palco de boas e más ações meio a meio;(7= 18%).

 REALMENTE  VOLTO A DIZER  me surpreende as pessoas pensarem q em 2020 a nossa serra azul será um geoambiente com APAS, reservas ecológikas particulares tipos a "GROTA DE MANÉ JOSÉ  de edmário oliveira machado, alem do mais com isso PREDOMINANDO e com TENDNECIA A AMPLIAÇAÕ, gente isso é sonho, sonhar é bom, mas vamos ser  um pouco mais realistas, a serra ja vinha passando por um grave processo de perda de biodiversidade e isso se acentuou ferozmente depois da abertura da ESTRADA DE RODAGEM,  não está havendo atitude nenhuma por parte dos órgãos publicos pra fiscalizar nada, pra impedir nada, pra planejar nada, o governo municipal tem é favorecido a ampliação da area agricola e consequntemente á degradação pois não pratica nenhuma orientação ligada á questaõ de conservação e ninguem teme punição de nada caso cometa crimes ambientais seja de q grau for. HA gente no governo e nas associações dos roceiros serranos e em órgaõs do governo estadual se preocupando em relação a tal situação, há, ja fiz postei algo sobre isso, mas  são vozes sem eco, a ideia de "progresso", "produção" é o q prevalece...

EDIMA´RIO  VEM ENPREENDENDO UMA GRANDE AÇÃO mas q outra pessoa de boas condições financeiras iguais as de edimárioa ou proxima tem a mesma atitude??, se umas 10 a 20 pessaos da elite de uibaí fizessem o q edimário ta fazendo seria ótimo, não "salvaria a serra" mas contribuiria muito, mas, varias representantes da classe média alta q se diz precupada e até mesmo de esquerda, é incapaz de comprar uma tarefa com mato pra conserva-lo ou uma roça e deixa-la livre para q a vegetação nativa volte, são mais de "cumê água" na roça de algum amigo e olhe lá se não achar uma maravilha degustar um teiú assado e desejar um caititu  ou viado pra comer e depois engolir uma raiz de DOURETE( planta realtivamente rara cuja casca, sempre mal tirada, se coloka na pinga).


O TREM É FEIO GENTE, não acho q não falaremos mais do embrejado, arroizin, gasta sabaõ como lugares agradaveis pois estarão ridicularmente detonados, não é pra tanto, mas do jeito q o barco anda, não tenho dúvidas q MAIS PERDA DE BIODIVERSIDADE , mais degradação q a atual haverá em 2020, é  doloroso vaticinar tal coisa, mas como pensar diferente se um conjunto de fatores atuam neese sentido?? sou eu q sou pessimista demais e não vejo as coisas pelo angulo da esperança?? mas, pra ter esperança é preciso q se tenha algo sendo feito  aqui e agora, algo palpável edimario ta fazendo, vários outros tambem tem vontade de fazer porem não tem grana, de boas intenções apenas não se cosntrói as coisas, por ouro lado, os órgãos publicos não atuam eficientemente, a população organizada não existe, as vozes q pedem socorro se perdem em meio ao barulho do fogo consumindo a caatinga e a mata ciliar... CHEGA!! contudo fika apergunta:
EM 2020 COMO ESTARÁ NOSSA SERRA AZUL.???

3 comentários:

  1. AGORA Q ACABEI POSTAR OTEXTO tem 3 pessoas vitando o blog segundo o globo lade baixo, uma de LAURO DE FREITAS ( bahia) , outra de SERRA no espirito santo e outra DE BELO HORIZONTE, COINCICENTEMENTE DOIS LUGARES "SERRANOS"... quem serão?? por q acessaram?? internet é algo fastastico e acima de tudo cheia de mistérios né??

    ResponderExcluir
  2. pois hé cabra véi,lhe digo eu que
    a "estraGa" ja esta muito além de sua enquete.

    estive por ai uns dois dias,e fiquei sabendo que ja se vai até o brejinho de carro(C10).pense ai num cabra contrariado!
    posso dizer que passei quase cinco anos andando pro brejinho,la só existia os morros,sossego,e o velho amigo pernambuquinho.
    apareciam alguns serranos,tocando seus gericos pra buscar água,paravam,proziavam,tomavam um cafezinho etc.mas tudo sem afetar nossa tranquilidade.pois pouca gente tinha peito pra encarar as sete voltas com uma mochila pesada nas costas,e depois uma lapada a mais até lá.

    agora a noite(o dia)não tera mais silencio, o desconforto infernal das descargas de carros e motos,abafarão o som da caatinga,o canto da mãe da lua,do joão corta pau,os gritos dos bandos de macacos que ecoavam na grota,etc.
    enfim,daqui uns dias teremos até comicio em cima da serra,pois não vejo outro motivo pra essa estrada,senão a politica suja de uibai!!!

    ADEUS SERRA AZUL!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. 2020 chegou! A situação da serra melhorou ou piorou?

    ResponderExcluir