quinta-feira, 17 de março de 2011

fotos com histo´ria :MARGARIDA FONTES, a áfrika ,eu, cabo verde, benin! e uibaí!

em cotonou, uma das capitais do benin
ESTA FOTO AÍ É NO BENIN, pequeno país afrikano da costa oeste junto ao badalado golfo fa guiné, nela aparecem a jornalista afrikana MARGARIDA FONTES e dois rapazinhos beninenses, ela esteve nesse país fazendo matéria pra rede de tv q trabalha em CABO VERDE, o benin vem tentando emplakar uma "democracia" com eleiçõe presidenciais q  ocorreram neste último domingo.

CONHECI MARAGARIDA FONTES NA SEGUNDA METADE DOS ANOS 90 qdo ela veio de seu país CABO VERDE para estudar COMUNICAÇÕES na UFBA em salvador, nessa época eu morava no parque são bra´s proximo a ufba, tal conjunto habitacional era moradia de va´rios estudantes afrikanos q pra cá vinham num convenio interesaante entre brasil-unesco-cabo verde eoutros paises afrikanos, va´rios desses se tornaram meus amigos e qdo margarida chegou junto a outras afrikanas( uma de cabo verde e outra de são tomé e principe) eu sempre andava no apto em q moravam vários caboverdianos, la elas fikaram hospedadas, dali travamos uma amizade q dura até hoje.
MARGARIDA q acho muito parecida com as negras baianas tanto na estétika qto na personalidade se notabiliza pela INTELIGENCIA e pela PERSONALIDADE FORTE, era( acho q ainda é) uma pessoa sem papas na língua, tivemos inclusive alguns "arranca rabos" ja q temos jeito de ser muito semelhante, quase perdemos a amizade algumas vezes mas felizmente contornamos as rusgas e mantivemos a amizade visto q ha uma admiração muito forte entre a gente.
NO INICIO DOS ANO 2000 eu vim pra uibaí e ela foi pra seu país e logo se tornou uma das jornalistas mais conhecidas de cabo verde principalmente por trabalhar em rede de televisão e tambme pelo seu talento e competencia e pela coragem em tomar atitudes polêmikas, tive a felicidade de reencontra-la  através do ORKUT( ah orkut, vc e zulina foram duas coisas marcantes demias em minha vida) em 2007, assim como pude por meio da net de reencontrar alguns afrikanos com quem convivi em salvador nos anos 90.

OS RAPAZINHOS Q APARECEM COM MARGARIDA SÃO NOSSO PARENTES GALERA DE UIBAÍ, eles provavalemente são FON ou NAGÔ IORUBÁ duas das etnias princpais do benin e nigéria , locais chamados antigamente de costa da mina e de onde vieram a maior parte dos NEGROS para o interior da bahia por exemplo, apesar de não poder bater martelo categorikamente, tenho quase certeza q MARIA SEMENTE  a mãe de VENCESLAU MACHADO era uma "negra mina", quem sabe não veio do benin ou era uma" nagô" parente dos de lá??? vicente veloso poderia ser fon ou nagô??, quem sabe sim né? e RAIMUNDA DE HERCULANO MAROTO q deu origem a grande famila GAMA do nosso trecho por aqui? talvez fosse nagô ou fon, povos q trouxeram entre outras coisas o ACARAJÉ , o abará e elementos q deram origem ao CANDOMBLÉ e ao samba de roda, lembrando q o acarajé e a feijoada( prato criado pelos escravizados no brasil) são comidas típicas no benin...
margarida , eu e a angolana purifiicação em salvador-bahia 1999


Nenhum comentário:

Postar um comentário