sábado, 26 de março de 2011

UIBAÍ FAZ 164 ANOS HOJE: quem sabe disso? quem liga pra isso??

HOJE 26 DE MARÇO é uma data emblemática pra UIBAÍ, faz 164 ANOS Q CAZUZA ROCHA e VENCESLAU P MACHADO compraram ao coronel ernesto augusto rocha medrado um pedaço de terra chamado CANABRAVA q ficava dentro do latifundio da badalada FAZENDA CONCEIÇÃO do mesmo coronel, o terror do vale do rio verde.
Porém  é uma data q passa batida para absoluta maioria de uibaienses, em grande parte por q  só se sabe disso recentemente. Dois anos atrás estive ano arquivo público de salvador e lá olhando o registros de recadastramento de terras de 1858 feita pelo padre q respondia pela paroquia de xiq-xiq na época, pude tirar um velha dúvida q me fustigava ha tempos, a tradição oral acertava e errava ao mesmo tempo, errava quem acreditasse na tese do velho rigner carneiro de central q dizer ser a compra em  1826, não sei baseado em q, talvez fosse um chute dele mesmo, ja osvaldo alencar orcha no livro canabrava fala em 1848, mas a tradição oral antiga ja dizia q CHIQUIN TORRADO, o filho mais velho de cazuza rocha chegou por aqui em cima de animal com montaria p´ropria com cerca de 5 a  6 anos, como chiquin faleceu em 1937 com 96 anos, então o mesmo nascera la no assuruá em 1841 e tinha 6 anos qdo provalvelmente no propriO mês de março ou ja em abril, venceslau e sua parentela incluindo aí o sobrinho de sua esposa e q tambme era seu genro e q com ele comprou o SITIO CANABRAVA e deixaram de vez o aurífero mas fraco em  terras agrícolas e pastagens e ainda por cima tumultuado assuruá pra se fixar na promissora e desabitada  beira da SERRA AZUL...
EM 2008 chamei a atenção do prefeito atual e sua equipe pra v o se podria fazer em relação a uma data de peso simbólico interessante como esta, mas não adiantou nada, tambme tentei estimular professsores de história, historiadores -pesquisadores locais pra  tentar se fazer algo nesta data, mas não conseguimos adiantar nada...

FALAR NISSO vai fazer 100 anos q  ISABEL P ROCHA filha mais velha de venceslau e esposa de um dos compradores  de canabrava, faleceu, eu e pelo menos umas 20 MIL pessoas somos descendenetes dessa figura marcante de nossa história q era de 1818 e morreu na rua grande( 20 DE NOVEMBRO) em sua casa na rua grande, uma casona de enchimento q deu lugar a uma casa bem pobrezinha de adobaõ onde morou por muito tempo um casal de bisnetos dela( JANUÁRIA  e FULGENCIO FERREIRA) e hoje é uma casa tipica de classe média onde moram bisneta e trineta de januária, portanto descendesntes de isabel e cazuzua rocha.
o padre francisco marques d'almeida descreve o SÍTIO CANABRAVA em 1858 em xiq-xiq q foi comprado por cazuza rocha e venceslau machado em março de 1847
no registro 119 de 1858 DONA FRANCISCA DA ROCHAesposa de venceslau( falecido em 1849), filhos e genros declaram q compraram canacbrava em 26 de março de 1847

24 comentários:

  1. Celito, me diga ai por qual quantia Canabrava foi comprado. Ahh, eu gostei de saber do dia real do aniversário de Uibaí.
    Me diga outra coisa, por que deixaram de vez o aurífero mas fraco em terras agrícolas e pastagens e ainda por cima tumultuado assuruá pra se fixar na promissora e desabitada beira da SERRA AZUL...

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  2. ola ernesto, a qtia infelizimente não foi mencionada no documento, mas, como o olho dágua q foi comprado no mesmo período e fazia fronteira com canabrava custou 1 conto e 200 mil réis, acrdito q canabrava tenha custado o mesmo tanto ou um poco menso, o q foi razoalvelmente caro,pois iso era o preço de 2 escravizados jovens, algo de maior valor na época, o equivalente a vários burros , animais providenciais nesse período e mais ou menos umas 60 cabeças de gado, e gado bovino era "tudo" naquele tempo...

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  3. O ASSURUÁ ernesto ficou apinhado de gente na segunda metade da década de 30 depois q garimpos de ouro e diamantes foram encontrados, mas, gente precisa comer, vestir e cia, logo as poucas terras férteis ja tavam ocupadas, as melhores aguadas ficavam fortemente disputadas nos periodos mais secod o q passou gerar uma série de mini e pequenos conflitos q se tornaram conflitos mais sérios na década de 40 qdo o ouro e o diamante escasseaream. A agudização da crise e sanha do coronel ernesto em ganhar dinheiro em cima de terras q na época eram pouco valorizadas fez com q dezenas de assuruanses investissem o q ganharam em garimpos, ou em gado, ou em escravizados ou em cria de animais cargueiros ou em farinha nos anos de pico dos garimpos e assim lugares como as bordas da serra azul e do trecho entre barra do mendes até o miroró fossem aos pocos sendo ocupados por gente q não desejava mais se aventurar em lugares como mucugê e lençois q atrairam milhares assuruasnses em 1844, nem tambme sentiam-se a vontade nas serranias q apesar de bonita e "rica", era fraca( ainda è)pra prática agricola tradicional, j saturada de gado o q levava a conflitos por água e pastagem apesar da antiga prática do "campo aberto" alem das constantes tragédias inter e intra familaires, muitas por motivos banais...

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  4. Temos que destacar que a "tribo dos Machado", como Osvaldo gostava de chamar, fez a opção por ser camponesa e distanciar-se dos locais de economia do garimpo. É bastante simbólica a história da promessa de Isabel: teria oferecido um boi para um santo pela graça de nunca ser descoberta na serra azul, qualquer tipo de garimpo. Para azar da velha e por ironia dos santos e da história, não tardou a chegar a Influência da maniçoba (1904-1914) com todas as características de economia de garimpo, inclusive a violência. Talvez essa opção camponesa tenha sido motivo para que sobrevivesse em Uibaí uma policultura e pecuária com características camponesas, enquanto na região se adotasse um modelo predatório de agricultura comercial de olerícolas? Será que a decadência dos engenhos de rapadura e das casas de farinha - que trabalham cada vez menos com o passar dos anos - é sinal de que aos poucos a resistência isabel-carrancista vai ser quebrada? Pensemos nisso

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  5. Caro Celito:
    Primeiro quero cumprimentá-lo pela perseverança na busca de verdades históricas para temas que também considero muito importantes para todos nós. Tive o privilégio de debater esse ponto com figuras como Sinfrone, Zé Nedino, Antonio Felix, Ezequias, Paulo de Nita... e asseguro que essas conversas que tivemos influenciaram a conclusão a que chegou Osvaldo, de que a data de compra mais provável foi o ano de 1847, embora a mudança de Venceslau tenha ocorrido no final de 1849 e a construção das primeira casas no verão de 1850 (Ver o livro Canabrava, pg 53). Quanto ao preço, as conversas a que me referi acima levaram a um valor de mil reis, informação que foi incorporada ao livro Canabrava.
    Acho que as pesquisas e o debate ainda podem nos levar a uma convergência sobre a mais importante data de Uibaí.
    Quanto à calendarização, concordo com você e vou além. Acho que o "Estado uibaiense" deveria mesmo substituir a data de emancipação(???) política pela data em que de fato começou nossa, digamos, civilização uibaiense.
    Saudações,
    Edimario

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  6. também estou de acordo com celito,até por que
    "a idade se conta desde a data de nascimento,não do registro em cartório".
    sendo assim:uma nova data comemorativa,e mais algumas velinhas pro nosso pé de serra!

    MUDANDO DE PAU PRA CACETE...rapaz lendo a postagem de nosso amigo flavius,fiquei pensando:deve ter sido dessa promessa de isabel,que nosso povo,com sua imaginação féril,principalmente pra valorizar(fantasiar)histórias e lendas,que já ouvi depoimentos que em nossa sera,não se acha ouro(minérios) devido a um encanto feito por uma velha,escondendo-o com uma certa pitada de magia.será?...eita povo bom de caUso!
    pegando o embalo,posso dizer que tenho grande gosto em ouvir nossoo conterraneos,principalmente os mais velhos,contando histórias(causos) durante uma boa noite de silêncio.de preferencia,pernoitando e tendo como cenario,a nossa saudosa serra azul.
    ...quem dera uma noite,na compania de chiquinho torrado,beirando uma fogueira,um bule de café,(cabe tanbém um cigarrinho de fumo)narrando suas aventuras em suas caçadas de onça nas serras canabraveiras.

    INTÉ...

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  7. "já ouvi depoimentos que em nossa sera,não se acha ouro(minérios) devido a um encanto feito por uma velha,escondendo-o com uma certa pitada de magia.será?'
    POIS É CANGAÇO o q vc ouviu deve uma das muitas variações das versões q surgiram a partir da PROMESSA feita a STO ANTONIO, sto de devoção da querida isabel rocha q dizia q enquanto tivesse sang dela neste pé de serra não haveria de aparecer "agonia de garimpo" por aqui, ja velha e ensopada de descendentes, ela era chamada de VÒ ZABEL , vó, bisavó e trisavó de quase metade de gente daqui e são gabriel principalmente, eu sou QUINTO NETO dela pela linhagem de sua filha mariinha de fulgencio machado, ja FLAVIO DANTAS é tambem QUINTO NETO dela pela linhagem dos filhos JUSTINO, LOBÁ E MARIANA, EDIMÁRIO é TETRANETO NETO pois é trineto do nosso tio CHIQUIN TORRADO ja vc CANGAÇO é tambme TETRANETO dela pela linhagem de JUSTINO o pai de ODILON...

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  8. ...quem dera uma noite,na compania de chiquinho torrado,beirando uma fogueira,um bule de café,(cabe tanbém um cigarrinho de fumo)narrando suas aventuras em suas caçadas de onça nas serras canabraveiras."

    SEMPRE PENSEI NISSO TAMBME CANGAÇO, inclusive no "durim" antigo ponto atrás da igrejinha velha q fikava em frente a casa dele( hoje casa de dalice de dominguin) q tambme frente da minha casa;;;
    OUTRA COISA, não sei se vc sabia mas chiquin torrado PERDEU UM NOIVA justamente por causa desse 'tipo de conversa"...

    POIS É, NO INICIO DOS ANOS 20 a coroona PERPETUA MACHADO( avó de dona olga) fikou viúva e logo surgiram 3 pretendentes, um deles, chiquin torrado, o outro era VIRGINIO CARVALHO( FUNDADOR DO CANOAoZIN DE PDUTRA)eles na tentativa de impressionar a coroa falavam de caçadas e demais aventuras na emblematica serra azul.

    O terceiro pretendente era LOURENCIN MACHADO tambme primo dela como chiquin, lourencin, avô do famoso ex prefeito domingão arrumou outra tática, VENDO Q A VELHA ERA FOGOSA e pragmática, ele ja chegava com "ózadia", chamava-a pros estreito e tal, foi esse q MINHA TIA PERPETUA como chamava vó jovita, escolheu, casando com ela em 1924 pra desgosto de PEDRO MACHADO q dá nome á nossa rua eos outros flhos e filhas, o velho joão de guidu e chiquinha do padre me relataram sobre o alegre casamento do casal q ousou qubrar padrões.

    Viveram até 1938 qdo ambos faleceram na casa q hoje pertence a antonia de sergipano no largo do cruzeiro..

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  9. pois é parente!!!ja tinha lido uma vez a segunda edição do canabrava do gonçalo,e agora tô terminando de reler.
    por isso já tinha a informação que vô odilon era filho do quinto filho de isabel,justino perreira da rocha e maria nunes gama,filha de herculano nunes da gama,portugues....
    HÉ UM ORGULHO DANADO,TRAZER NO SANGUE AS RAIZES DA TERRA QUE SE AMA...

    mas aproveitando a oprtunião:pelo lado de mãe(vô gustavo,vó rita)somos todos tiriricanos?
    se possivel me dê uma quílariada ai,já que estuda os fatos através de dados reais.sendo assim fontes mais seguras de informação.
    mas só se tiver alguma coisa por ai,e não for lhe tomar tempo...desde já valeu!

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  10. caro EDIMÁRIO permita-me desculpas pois nesse texto fui eu quem errei ao postar q OSVALDO postou a data 1848,qdo na verdade ele arrisca 1845 a 47 muito provavalmete baseada na velha versão acerca de chiquin torrado(trisavô de osvaldo) e assim raciocinou corretamente...

    HA DE SE CORRIGI NESSA PÁGINA DO LIVRO( 53)a qtia empreendida na compra q ta la "um mil réis", acho q ele quis dizer UM CONTO DE RÉIS e aí estaria muito provavalmente correto...

    a A COMPRA TMBME NÃO FOI EM "CAMPO ABERTO" como está no livro, o documento DE 1858 deixa bem claro os limites do "sítio canabrava"

    QTO A "SUBSTITUIÇÃO DA DATA DE EMANCIPAÇÃO" deixo claro q no momento não darei uma posição definida, penso q poderíamos abrir um canal amplo de discussão e a partir daí se tirar algo conclus

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  11. ola cangaço, como to cansado após mais um dia em q tive q encarar salas de aula( apesar de q este ano tá tranquilo)e leituras diversas, to meio cansado pra destrinchar a GENEALOGIA do vleho gustavo carvalho,mas farei sso em breve, caso demore, pode cobrar...
    MAS PRA VC TER UMA IDEIA DA TRANÇA BRABA, aquele texto do velho documento la em cima compilado pelo padre FRANCISCO ALMEIDA foi feito por VALENTIM CORREIA DE CARVALHO, o nome dele tá la como procurador da "tribo dos machado", e sabe quem era esse valentim?? era o avô de teu avô GUSTAVO, valentim morava na tiririca-itaguaçu era uma espécie de "intelectual" e homem de boas relações em xiq-xiq, o povo de CANABRAVA escolheu ele pra ser o procurador perante ao padre francisco...

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  12. valeu mesmo celito!!!
    e não se ocupe em destrinchar nada rapaz,como falei só se tivesse algo.a informação já foi de bom tamanho..
    grato pela atênção!!!

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  13. Olá
    Quanto ao valor, de acordo com o inventário de Venceslau (disponível no Arquivo Público do Estado em Salvador), feito em 18 de fevereiro de 1850, a metade da fazenda Canabrava foi avaliada em um meio conto de réis (500$000), contando "todas benfeitorias" e fruteiras. É mais provável que ela tenha custado um pouco menos. Olho D'água era o dobro do tamanho (estou correto, Celito?) e custou 1:200$000, logo, talvez Canabrava tenha custado a metade para Venceslau-Francisca e Cazuza Rocha-Isabel.

    Se além da promessa católica, existe alguma "magia"? É possível. Algumas pessoas contam que a jovem Isabel tenha herdado as artes de curar com ervas da avó Maria Semente e foi com esses "poderes" que curou e "seduziu" o então jovem Cazuza Rocha, parente de Venceslau que teria vindo de Jacobina e se hospedado, enfermo, na casa do futuro sogro.
    A respeito do famoso casamento, o Poeta Bié (Virgílio Alves Machado 1897-1846) teria dito, para agradar a velha:
    "Véi Chiquin fede a gambá
    Virgino fede a merim
    Lourenço a cravo
    florde butão de jasmim"

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  14. BEM LEMBRADO FLÁVIO, pra mim agora é charada matada, na verdade eram pratikamente do mesmo tamanho e como houve erro de osvaldo ao colokar um mil réis( preço de um porquinho) no lugar de UM CONTO DE RÉIS, não me resta mais dúvida qto custou o sítio.

    Como devem ter falado osvaldo-edimário e de forma acertada, pois, se a metade pertencente a viúva de venção valia 500 OOO MIL RÉIS a outra metade de cazuza e isabel valia 500 000 pra efeito de avalição de inventário pois na prática ja poderia valer bem mais, mas a nova morada de isabel e cia teria preço áquela altura, claro q não né???

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  15. POIS É FLAVAÕ TEU TETRAVô, o tiricano bisneto da tapuia felicia e do trás montino alberto, VIRGINIO CARVALHO, não escapou da verve ferina de bié q segundo joão de guidiu fez tal verso a pedido da CAFUZONA disputada(PÉRPETUA ou prepetona e como sabia do gosto da sua prima sacaneou com chiquin e virigino kkk

    PERPETUA ja tinha quebrado padrões varias décadas antes, qdo ja com quase trinta seduziu seu primo e vizinho, o adolescente cafuzo LEONOEL JOAQUIM MACHADO, qdo o caso veio á tona ela fugiu com ele e casaram ás pressas e á pressão em XIQ-XIQ, não foram mortos pelos conservadores machados pois o padre ja tinha "abençoado á relação" kkkkkkkkkk)...

    ACABOU Q perpetua ficou viúva do marido bem mais novo e viveu ainda 14 anos com LOURENCIN q ja era viúvo duas vezes ,mas, era fogoso todo...

    Imagino q ele mais perpetua fizeram o chão daquele pé de sserra do largo do cruzeiro tremer até dizer chega!!!!

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  16. rapaz vocês futucam tudo hem!!!
    e ainda ficam ai divulgando as dananças do povo mais velho,rsrsrsrs....
    tem gente em uibaí,que não rouba,herda!!!!

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  17. pois é cagaço...

    GOSTEI DE QUeM NÃO ROUBA HERDA até imagino de qume vc ta se refirindo o q é pura verdade kkkkkkkkkk

    FALAR NISSO CANGAÇO, TEU TRISAVÔ, o primeiro e um dos maiores poetas genuinamente canabrabeiro-uibaiense , o "temível" BIÉ MACHADO fez um verso interessante acerca de namoro e casamento na sua familia. gostaria q flavio postasse ele aqui!!

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  18. “Na casa do véi Bié
    num se compra carne coton
    por o namoro de Luzia
    o pizêro de Odilon

    Na casa do véi Alixandre
    Num se come mais chuorisco?
    O namoro de Fausto
    O pizero de Nataliço

    Na casa do véi Bié
    Num se come mais andú
    O namoro de Elvira
    O pizêro de Artú”

    Esse poema foi recolhido por mim e Celito com Helena Carvalho, filha caçula de Bié, que mora em P. Dutra

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  19. seria tia helena?
    irimâ de tia sefa?
    com elas tenho boa aprocimação,iam sempre pra uibaí,mas não sei se devido a idade diminuiram a frequencia.

    ei cabra vem cá!!
    BIÉ era pai de vó LUZIA?
    e era temido por seus versos,ou por algo mais??
    falando em vó luzia,meu pai não conheceu a mão biologica nem por foto.mas pela graça de DEUS teve,ou melhor,tivemos vó SEFA,que te digo.pra chegar perto da bondade e carinho daquela vlha conosco,duvido muito..

    rapaz esse proza tem rendido.
    e já torto decuriosidade pelo resto.

    valeu senhores históriadores canabrabeiros!!
    grande abraço!!!

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  20. há só mais uma pergunta,por enquanto???
    então eu faço parte das duas tribos canabrabeiras,ROCHA-MACHADO?
    GRATO!

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  21. CANGAÇO CUMPADI todo uibainese q for rocha ja é por tabela MACHADO, vc é rocha machado por tudo qto é lado pelo lado de seu pai, gliberto er afilho de odlion justino da rocha, odilon era filho de justino p rocha e maria nunes da gama, a muleher mais bonita de sua época q amava o cocunhado joão fereira dos santos, JUSSTINO era filho de isabel filha de venceslau machado, isabel era prima carnal materna do marido q segundo rigner( eu acho q não) era prima de venceslau...

    ja sua vó luzia rocha neta q morreu no parto de gilberto, era filha de VIRGILIO ALVES MACHADO, o badaladissimo BIÉ, cafuzo( parecido com uma das filhas q mora em p dutra)bié era filho de luzia rocha e tonhão bráuna machado( neto de balduino machado, o filho negro de venceslau) q tambme foi pai de um camarada chamado ROCHAEL q morreu novo mas deixou com adilina mocó uma filha( ana mocó)um mundo de mocós-descendentes entre eles os filhos de ze tinga como miza, ze carlos e cia , assim como de maria de agripe q fundou a baixa verde de p dutra, ali quase todo mundo é nosso parente...

    ODILON depois casou com zefa de quincão machado q quase morre qdo ele casou com luzia ,mas, como sua paixão ficou viuvo, ela pode viver ao lado dele pro resto da vida e felizmente criou como vc disse o filho do marido q era primo dela inclusive!!

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  22. ié era temido somente por seus versos. rsss
    O que não era pouco. A maior marca de sua poesia era a ironia, a gozação e o bom humor. Uma ficou famosa - está até hoje na memória oral de P. Dutra, Uibaí e São Gabriel - é a seguinte.
    Quirino era um vaqueiro que morava na Lagoa de Canabrava e um dia brigou com sua esposa que o agrediu com uma colher-de-pau quebrando os dentes da frente do marido. Um dia, Quirino insistiu que Bié improvisasse uns versos e o Poeta insistiu que não estava inspirado, etc. Ele estava mais preocupado em contar causos para uma roda de crianças que estavam sob uma grande árvore na frente da igreja velha - uma dessas crianças, nos anos 1920, era o finado João de Zuza, que me contou a história. Mas tanto teimou o outro que recebeu esse:
    "Eu gosto muito do leite
    e gosto mais do mingau
    Quirino largou a mulher
    por mode uma colher de pau"
    Mesmo vivendo em uma sociedade violenta, Bié nunca foi temido pela força das armas. Na famosa guerra de Abílio e Jove, Bié ficou neutro e não tomou partido nem dos mosquitos, nem dos mandiocas. Porém, não se pode dizer o mesmo de seu maior companheiro de versos, Irineu Pereira Machado. Este, pai do poeta Nezim (Manoel Irineu Machado) e do finado delegado e comerciante Geraldo Irineu Machado, era um dos homens valentes da Canabrava. Foi ele, ao lado de outros que pegaram em armas para defender Canabrava da invasão dos Revoltosos. Do alto da Serra Azul, Irineu meteu chumbo nos homens de Prestes e pode ter sido ele um dos que tirou (com uma bala de fuzil) uma coxa de galinha das mãos do general e comandante-em-chefe da coluna Miguel Costa - conforme o livro "Coluna Prestes, marchas e combates" de Lourenço Lima. Depois do acontecido, Bié e Irineu fizeram o famoso "ABC dos Revoltosos" que também foi recolhido por mim e Celito no mesmo dia em P. Dutra, na casa de dona Helena, mas com a falecida dona Isabel, uma das filhas mais velhas de Bié.
    Mais coisas sobre ele estão nos links

    http://mvive.blogspot.com/2010/03/bie-1885-1946-primeiro-poeta-uibaiense.html

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  23. " era temido somente por seus versos. rsss
    O que não era pouco. A maior marca de sua poesia era a ironia, a gozação e o bom humor."

    RESPONDIDO CANGAÇO, inclusive tem um povoado de PDUTRA chamado CURRALINHO q o nome foi dado por ele em tom meio q de gozação,pois, ali botaram um roça la pelos anos 20, gié ,geminiano( pai de filemon ,pai de ritinha de ari) e mai outro arranchavam num pé de imbu, ali bie disse q era o curralinho deles, o nome tá hoje nesse pequno povoado q hoje é pratikamente visto como um bairro do sapecado, a segunda "pátria" de pedro doido!!

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  24. Olá Celito!Primeiramente quero parabenizá-lo pelo excelente conteúdo.Adorei!É muito bom saber de nossas raízes...
    Gostaria de saber um pouco sobre o histórico das casas de estudantes de Uibaí, principalmente sobre a CEU de Salvador.Nós aqui da Ceu estamos com um projeto de comemoração dos seus 40 anos.Minha dúvida é essa:o primeiro aglomerado de estudantes, se não me engano em 1971, pode ser considerado embrião da CEU? Ou só podemos contar a partir da fundação da AEUSU, em 1973?Conto com vc...caso eu esteja correta, desde já convido-o para esse evento que pretende reunir residentes e ex-residentes.
    Grata...

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