quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ELEIÇÃO PRO CONSELHO TUTELAR; zezin de nita fica acima da disputa política

pela manhã a fila ja era grande e foi assim odia todo
No dia 20 deste dezembro houve em uibaí a eleição pra novos membros do conselho tutelar uibaiense, das 8 da manhã até a 6 da tarde quase duas mil pessoas estiveram no antigo cnec pra eleger os 5 membros do conselho.
  Em primeiro lugar é bom ressaltar q  uibaí ama "eleição", segundo, fica claro como o racha politico permeia todas as esferas publico-privadas do nosso lugar  e o mais interessante  e talvez até estranho é q pouca gente sabe o q é exatamente o conselho, quais os objetivos, atribuiçoes e cia, para muitos dos q votaram ha uma vaga ideia, a maioria tava interessada mesmo em quem figurava  na disputa do cargo,  o q mai valia  era votar pra dar "emprego" a  um amigo, parente, partidário, exatamente  isso é o q  estava em jogo.
  Na semana anterior a eleição a cidade passou a entrar no clima da eleição, 14 candidatos pleiteavam a vaga, desses, 4 faziam parte do conselho eleito em 2006 numa eleição feita na ultima hora, trunkada e permeada de polêmikas. Os candidatos atuais foram selecionados depois de uma prova cujo conteúdo tinha a ver com o  ECA e outras leis ligadas ao tema crinaça-adolescente, desses, 13 moram na  sede e apenas luciano paiva representava a vila, no de 2006 dois candidatos da vila entraram , nessa, collyd não quis mais  fazer parte do conselho e naõ apareceu outros candidatos dali nem da boca-olho dágua nem de qualquer outro povoado..
  COMO era de se esperar os "grupos" entraram no jogo por varios tipos de interesses , o pessoal  do pt naturalmente queria ver um conselho com maioria de "gente su" pois dos estavam la apenas bernardina é ligada ao grupo,  com isso , logo apareceu  uma "chapa"( na verdade um papelzinho discreto q era passado de mão em mão com cinco nomes) q  foi batizada de "chapinha do pt". Os medalhões do partido e da prefeitura não entaram em campo fortemente como o psdb-dem-ptb fez em 2006, foram mais discretos, ja um vereador da oposição q em 2006 era um dos homens fortes do governo esteve firme no campo pra manter um conselheiro ligado a ele e conta-se  q pediu voto  pra outro q foi eleito.
Na tal chapa do pt constava os nomes de bernardina, jucélia, marquizia , miguel doçura e zezin de nita, ja o pessoal da oposição claramente investia em iltonio em peso, muitos pendiam pra patricia, luciano(membros do antigo conselho e fortmente votados em 2006) e  alguns em candidatos novos como adrianinho de mirin e tinha de olga.Vários candidatos corriam por fora, desses, uma tinha simpatia do pessoal de pedro rocha e a vantagem  de ter articulação com gente de todo o municipio pois foi durante muitos anos cobradora de ônibus, sendo uma pessoa muito bem quista de forma geral e por sorte não  vista como  uma  militante petista no estilo q espanta o pessoal da oposição, com isso, marinês galega conseguiu beliscar a quinta vaga e surpreendentemente fikou como a ùnica mulher no conselho.
  ZEZIN DE NITA q atualmente trabalha como gari caiu nas graças do povão desde q começou a fazer campanha, jeito humilde, camaradeiro, trabalhador( penso q o fato de ser visto nesses dois anos trabalhando duro debaixo de sol caustikante, de cabeça erguida num trabalho q muitas pessoas rejeitam veementemente acabou sendo um  fator favorável), em parte isso tambem aconteceu com miguel doçura, ele trabalha ao dia num órgão da prefeitura e a noitee  final de semana como vendedor de lanches e ainda faz parte de um cargo no STR(SINDICATO RURAL), ao estilo de zezin, ou seja, humilde, camaradeiro e trabalhador caiu nas graças do povo, não tanto como zezin ja q miguel é um militante antigo e conhecido do pt  o q acaba criando ojeriza em parte do pessoal da oposição, outra coisa q percebi é q ao fzer sua campanha com um material de boa qualidade, bem trabalhado e vistoso fez com q  muita gente achasse( ou insinuasse) q isso era coisa do pt q estaria usando dinheiro publico na eleição do conselho, na verdade foram seus parentes q patrocinaram o material, mas, num lugar onde tudo pode virar fofoka e diso um  chato mal entendido na base do troncho disse me disse, em parte,  isso gerou olhares "meio atravessados"  inclusive em partidários do seu grupo político, mesmo asssim tava na cara q seria  muito bem votado, ele  fikou em terceiro lugar atrás apenas de ZEZIn q obteve 1038 votos e de iltonio q teve mais de 700 votos.
Atrás de miguel fikou  o pedreiro marcelo de lau q tambem surpreendeu, não via ninguem colocá-lo como favorito mas saiu da eleição com mais de 600 votos, em quinto como falei , fikou marinês galega q superou fortes candidatas como patricia q surpreendeu fikando apenas em 6º, ela q se destacou como conselheira por ser aguerrida e competente em sua função, galega tambem superou bernardina e tinha de olga q pra muitos seria eleita pois levaria os votos do pessoal da oposição ja q é tia do principal nome da oposição, foi  a melhor colokada entre os 14 na prova teórica e ja ocupou cargos como de professora e de secertária de educação...
ENTRE SURPRESAS E POLITIQUICES o certo é Q zezin de nita esteve acima disso tudo e se tornou o "cara de uibaí" neste
 final de ano. BOA SORTE  E BOM TRABALHO A TODOS...
ah sim, votei em miguel , zezin, bernardina, marquizia(única candidata negra e da pereiferia) e patricia, torcia tambem pra marinês galega, jucélia e adrianin de mirin...


10 comentários:

  1. O que Celito esqueceu de dizer é que o tal conselheiro recebe um "salariozinho" que gira em torno de MIL E TREZENTOS REAIS. É o tal negócio, quando a gente vê muito urubu rondando um mesmo eito, na certa tem comida fácil.Não vou fazer ilações quanto à boa fé dessa gente que agora morre de amores pela causa das crianças e adolescentes até porque a causa merece a maior das atenções, mas um salário desses em Uibaí, convenhamos, é como acertar na loteria. Há braços!

    ResponderExcluir
  2. Parece sarcasmo. E é.
    Quem é o inocente, que acredita que essa disputa é afim de representar, e fazer valer o tal conselho tutelar. Antes de mais nada, gostaria que fosse apresentado aqui, algo que foi realizado pelo antigo conselho. Não estou afirmando que não fizeram, apenas não tenho informação alguma de que algo foi feito.
    Igualmente a disputas eleitorais, os envolvidos participam mesmo é tentando garantir o sustento da família por um bom tempo.
    Hipocrisia é pensar diferente.
    --------------------------------------------------
    Quanto a Celito pensar que eu queira a ver a 1ª dama no poder, vc se engana! Muito, mais muito pelo contrário! Sinto vergonha de dizer, que no passado já fiz muito baralho a favor do senhor Pedro Rocha. Prezo pelo bem da minha terra, e por isso quero que ele e seu povo mantenha distancia do poder em Uibai. Infelizmente, creio o que o " dos males, os menores " deva prevalecer.

    ---------------------------------------------
    Celito, devido o problema com a Oi, não tenho nnhum contato com o povo dai. Queria saber se não tem nada de bom nesse final de ano, e como foram as festas da virada.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. calma leandro,na medida do possivel o conselho fez um razoável trabalho, eles não paravam um segundo, eu por exemplo passei a ser admirador de patricia peal sua determinação, raimundo de nozin q tmbem é visto como "radical de esquerda" e q trabalhou como motorista pro conselho, tambem fez questão de apoiar patricia por reconhecer sua luta no conselho... é preciso lembrar q tudo issoainda é muito novo por aqui, fortes traços culturais não se muda de repente,por outro lado falta recurso e tal apeasr de q a prefeitura deu um suporte relativamente bom a eles... a populção q votou ainda não conhece direito o q diabo é o conselho, mas, os conselheiros eleitos sabem muito bem, pois tomaram curso e fizeram prova teórica e ali principalmete miguel doçura penso q tem as mesmas caracteristicas de patricia no q diz respeito a garra no trabalho e cia...

    ResponderExcluir
  4. IHHH LEANDRO o bode da oi realmente foi realmente uma merda pra qustão da comunicação, mas posso pontuar algumas coisas boas q rolaram nesse dezembro em uibaí:CHUVA EM BOA QUANTIDADE,veja as fotos do arroizin-fonte de hid., as lavouras estão bonitas; A CHEGADA DOS "DEZEMBRISTAS" ATIVA O COMERCIO LOKAL, e há tambem um clima de alegria na cidade só visto agora e no são joão; O PALCO LIVRE NO SLAÕ DO GREMIO, OE VENTO SOCIO-EKOLOGICO DO POÇO. O CAMPEONATO DE SENIORS NA ACCU assim como o BABA DAS PUTAS(VEJA AS PUTAS NO MEU ORKUT), na vira da do ano teve festa de kas no club canabrava q deu muita gente, o salão do gremio tambem tava cheio e bem legal e aprefeitura de ultima hora botou um palquinho na praça velha e cassiano e tmbem dubiran fizeram a festa pra centenas de pessoas...

    ResponderExcluir
  5. Vi as fotos da Vila, paisagem realmente fantástica, parabéns. As vezes lembro dai, e fico indignado comigo mesmo, por nunca ter ido, mais oportunidades não faltará.
    Sobre o conselho, realmente fiquei surpreso ao saber que existe curso/treinamento, e de certo me precepitei em relação as reais intenções de algumas pessoas, porém de alguma mesmo. Digo e repito: é hipocrisia não dizer que a MAIORIA, deseja mesmo é garantir o sustento. E pelos padrões de Uibai, é um excelente salário.
    Fiquei surpreso tbm foi de vc não dar treplica ao meu comentário sobre a 1ª dama, mas tudo bem! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. gostaria de parabenizar a todos eleitos!!ILTONIO,TÉTÉ DE LAU,MIGUEL DOÇURA E MARINÊS.
    em especial a ZEZINHO DE NITA,que ao contrario do que foi dito,penso que não tenha caido na boca do povo depois de trabalhar arduamente nesse rigor de sol,em um emprego que a maioria das pessoas regeitam,mas sim, por que antes de tudo ja se fazia humilde,trabalhador e alegre(caracteristico do sertanejo);e foram eles(zezim,teto jamaica,ysclei etc)que conseguiram com uma nobreza admiravel e trasnparente romper o preconceito de ser um "gari feliz" numa cidade onde ter um diploma de nivel superior(mesmo que não tenha aprendido patativas) é quase obrigatorio pra ser tratado como gente.além disso ainda observo que o povo me parece mais "sabido",pois estão elegendo seus representantes do proprio meio(tomara que um dia isso ocorra n nossa disputa pra prefeito).VALEU GAROTOS,ESPEREMOS COM PACIENCIA POR UM DIA ONDE SEJAMOS VALORIZADOS POR NOSSO PROPRIO CONHECIMENTO,CULTURA E SABEDORIA.POIS O REI UM DIA DISSE,"SE SÓ TIVESSEMOS EDUCAÇÃO ESCOLAR,SERIAMOS APENAS IDIOTAS INUTEIS".

    ResponderExcluir
  7. cangaço observe o q escrevi cumpadi( só agor faço ideia de quem seja,antes pensava q era serjão de narzi) ,não fui taxativo, disse q foi um fator favorável enão tenho dúvidas disso QTO A SUA COLOCAÇÃO "numa cidade onde ter um diploma de nivel superior(mesmo que não tenha aprendido patativas) é quase obrigatorio pra ser tratado como gente" ME PERMITA DISCORDAR, POIS, UMa GRANDE PARCELA, ACHO Q AMIORIA TÁ KAGANDO E ANDANDO PRA QUEM TEM DIPLOMA POR AQUI é muito fácil saber q o q faz alguem ser "gente" aqui de verdade é GRANA em primeirissimo lugar, qtas vezes ja ouvi: -de q adianta celito tu, pita, dode( e dode não tem curso superior mas pelo fato de ser da "turma" q tem é visto como se tivesse e aí é q se percebe q "titúlos academicos" são apenas documentos de conclusão de alguma coisa, pois dode se equipara a gente em pratikamente tudo q é tido como coisa de gente com curso superior)e marlon serem inteligentes estudados se vcs não tem carro novo, casa boa , muié de todo de lado no pé de vcs... olá fulano de tal q nunka saiu daqui pra etudar e tem o ku chei de dinheiro, tem a muié q ké e kompra o q bem entende na hora q quiser...

    ResponderExcluir
  8. "o tal conselheiro recebe um "salariozinho" que gira em torno de MIL E TREZENTOS REAIS." CALMA GTV naõ é bem assim, salario de conselheiro varia de lugar pr lugar pois quem paga é a prefeitura, aqui ,prokurei me informar e soube q é um salario e meio bruto...ouvi dizer em brasilia é 3000 , emtal lugar é x e por aí vai...

    ResponderExcluir
  9. calma homi!!!não culpei ninguem,nem disse que foi ou deixou de ser taxativo(longe de mim,falei o que penso sobre zezinho,e os demais guerreiros).tb não quis dizer que o titulo realmente faça do peão "gente" de dinheiro(só usei o meio pra falar em um gari digno,feliz,que trabalha como todos,trabalho tb essencial e nunca é visto nem valorizado,o que fazia destes profissionais pesoas com pouca auto estima).tb sei que entendeu o que quis dizer...
    mas agora sou eu que não entendo,vc não sabia quem era(pensei que quando clicasse em cangaço apareceria o e-mail)?...serjão de narzi,ótimo rsrsrs!!!!
    rapa sou leigo nessas mudernagem.o "cangaço" surgio quando comecei a acessar os blogs,e me deu vontade de paricipar,deixar comentarios,só que em alguns consegui deixar o nome(boca do inferno)e outros não,pede uma conta no google ou coisa parecida...foi quando pedi a um colega pra me instruir e ele me pedio um nome....ai então pensei logo CANGAÇO!!!!
    não tõ me escondendo de ninguem cabra,nem querendo ta certo no que escrevo(são só opnioes).o que realmente importa é ficar informado sobre o que acontece em uibai,e com certeza aprender mais com vc e tds que deixam aqui suas palavras.
    desde já peço desculpas sobre minhas falhas.
    GUSTAVO ROCHA.

    ResponderExcluir
  10. ihhhh rapaz errei feio, de serjão pra gustavo?????? kkkkkkkkkkkk pois é eu tambem patino e muito nesses troços de internet e cia... qto a eskonder ou não, nõ vejo nada de anormal,a net é um extensão virtual da nossa vida dita "real" q na verdade é toda cheia de virtualidades, somos muitos em em um só ao mesmo tempo, as vezes nos projetamos de uma maneira aqui, outra ali, a depender do momento e da conveninecia usamos um dos nossos "eus" aqui na nete em todos oso outros lugares ,isso é inerente ao ser humano, vai ser assim sempre , nada demais portanto...
    DESCULPAS???? Q NADA BRODER, tento fazer disso aqui ,tudo, menos uma "tribunal". ja temos gente demais pra nos julgar, leis demais pra nos punir, regras demais pra seguir, modas demais pra aderir... quero levar este barco aqui de boa, sem muito cerimonia, parcimonia e se possivel com uma interatividade maneira e se não der pra ser maneira, seja do jeiot q der...

    ResponderExcluir