Tudo indica q manoela fosse filha de maria afrikana com um dos filhos de venceslau, mais tarde essa garota ganhou a liberdade e se casou um neto de gonçalo santos de olho dágua, dona clarice de joão brejeiro mem conta q a conheceu no olho dágua, disse q ela era um "muiezona morenona chambuquêra( traços afroindigenas), gorda e bruta", ela era avó de clarice e ascendente de boa parte do pessoal de água clara-barro branco de p.dutra, terra fundada por seus filhos.
VENÇÃO MACHADO como dona chiquinha do padre me disse q ele era conhecido( chiquinha era neta de mariana, filha de vencselau , ela morreu em 1926 em central lugar fundado por seu marido, filhos e genro, qdo chiquinha 16 anos) conta-se era filho de uma negra talvez afrikana de nome MARIA q o teria tido com seu "dono" oficial o suposto português JOSÉ PEREIRA MACHADO ou talvez josé machado de miranda ou ainda josé da silva machado, imigrante q chegara com a familia( pais e irmãos) na barra do rio grande na década de 50 ou 60 do sékulo XVIII. JOSÉ teria subido o assuruá e lá melhorado de vida, investindo em terras, gado e escravos, deve ter morado incialmente em brumado( hoje ibitunane), depois deve ter comprado um sítio chamado canabrava onde venceslau deve ter nascido e talvez mais tarde tenha vivido no SÃO JOSÉ DO TORNEADO perto de canabrava.
EM SÃO JOSÉ do torneado vencesalu deve ter sido batizado, isso talvez entre 1785-1792 ainda bebê, na badalada capela dali tambem deve ter se casado entre 1815-16 com FRANCISCA RITTA DA ROCHA , uma moça mestiça da gigantesca, heterogênea e braba família rocha, com ela pode ter morado em canabrava do assuruá e dpois no SÃO DOMINGOS DO SEVERO( severo silvano e silva (machado), provável irmão, primo ou sobrinho de venção)outro povoado do assuruá q teve inicio devido um copioso garimpo de ouro, não creio VENÇÃO tenha sido garimpeiro, penso q tenha levado a vida sempre criando gado bovino, caprino, suíno e ovino além de plantar mandioca, feijão de corda, milho, batata e frutas em um trencho do pequeno riacho q passa em são domingos(hoje um riacho seco e assreado).
A DÉCADA DE 40 do sekulo XIX foi um década muito louca na bahia e tambem no assuruá, ali na década anterior encheu de gente de tudo qto é canto pois a bahia passava por uma crise e fome desgraçada e por sorte explodiu vários garimpos de ouro e até de diamante no assuruá, de um lado houve aumento de gente , de renda pra muitos, inclusive pros rocha machados, mas tambem violencia e pressão por terras, esses dois fatores parecem tere sido fundamentais pra venção procurar outras plagas e foi aí q segundo a tradição oral ele encontra onde hoje é o guigó ou talvez ali perto, na kambota( um quilombinho ou semi kilombo q existiu no sekulo xix) um negro chamado vicente veloso e esse teria estimulado vencesalu a adquirir as terras do outro lado serra ainda desabitada e com água suficiente pra garantir sobrevivencia de sua familia, isso teria sido em 1844, ano q gonçalo santos, amigo e casado com uma suposta parente de venço, com dinheiro de sobra no bolso, adquirido em garimpos e comercio de gado, comprou ao poderosão coronel ernesto augusto da rocha medrado( tudo indica parente da mulher de venção) uma parte da fazenda conceição a qual deu nome de olho dágua, pedaço de terra caro pra époka, 1 CONTO e 200 MIL RÉIS (mais de 100mil reais hoje), mais tarde, em MARÇO DE 1847 venção e cazuza rocha talvez pelo mesmo preço ou um pouco mais barato adquiriu o sítio vizinho ao olho dágua , CANABRABA ao mesmo coronelzão brabo.
a terra dos rocha machado, ex canabraba hoje uibaí |
o morro branco ainda como no tempo de venceslau(exceto a cruz). No canto á esquerda a casa de seu descendente mais ilustre, pedro da rocha machado o emancipador de uibaí |
mais uma bela aula de uma história canabrabeira!!!!
ResponderExcluirParabéns Celito, pelo belo trabalho que você está dedicando à Uibaí, as fotos e os registros históricos de cada uma delas, constitui um valioso reforço para a história de Uibaí e de toda a região.
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