sábado, 4 de dezembro de 2010

DEZEMBRO EM UIBAÍ mudança de hábitos 2 OU FOTO COM HISTòRIA 4

nem sei quem tá sendo agraciada na foto nem quem seja o agraciador mas sei q aí se trata de uma SOLENIDADE DE FORMATURA DE 3º ANO MAGISTÉRIO DO COLÉGIO CNEC no salão do gremio em uibaí anos 70.
O Q MARCAVA dezembro até meados dos anos 80 por aqui eram a festa da padroeira, as lapinhas( os tais présepios modernosos q hoje tem aos montes ja chegavam com força nas casas dos mais ricos, da classe média e de alguns pobres, vó jovita q era metida  a chiq e modernosa não tava mais  nem aí mais paras curiosas lapinhas q  fazia todo ano qdo morava na quixabeira , ja aderira áqueles troços brilhosos das árvores de natal e as imagens de papai noel e ao  papel estirado com a frase clássica: feliz natal, nem lembro se tinha  a "criativa" próspero ano novo).
A JUVENTUDE NAS DÉCADAS DE 70 E 80  se ligava a duas coisas, os CARTões DE NATAL  eram  febre, ainda é hoje só q pela internete  e o interessante é q as mensagens ainda são pratikamente as mesmas até por q todo mundo perseg ainda as mesmas coisas né: felicidade, saúde, paz, dinheiro...
A OUTRA COISA ERA A FESTA DE SOLENIDADE DE FORMATURA DO MAGISTÉRIO ihhhhhh aquilo era um acontecimento gente, a galera do 3º ano passava o ano todo preparando e sonhando com esse dia maior em dezembro e não era pra menos,  PARA OS POBRES ERA UMA VItó´RIA EXTRAORDINÁRIA, ter um filho ou filha galgando algo q décadas antes era coisa apenas da elite( e aí se vê a importancia da CNEC no sertão, algo espetacular q necessita ser melhor estudado)ser " formado" dava status, possibilidade de empregos considerados decentes pra época( e alguns até hoje), pois tirar o equivalnete a segundo grau abria um leq de opurtunidades e assim se poderia vir a ser uma auxiliar de enfermagem, trabalhar em secretaria de órgãos publicos, quem sabe se tornar  bancário(a) ah ser bancário era uma coisa esplendorosa para todos, imagine pra um filho de um pekeno agricultor??
Imagine um curso superior como d medicina e direito e houve casos de gente muito pobres q chegaram a façanha de cair dentro de um curso desses, talvez o caso mais emblemático e badalado foi o de carlos de rita( carlos rocha), filho de mãe solteira  lavadeira de roupa, com trocentos irmãos e q vendia pão qdo criança, com intrepidez e inteligencia se tornou advogado em salvador( e aí q se ve a escandalosa importancia da CEU, ah ceu, sofri ali mas valeu demais) dpois entrou através de concurso para um cargo disputado até mesmo pela elite mais alta da bahia, nem sei bem qual o cargo, sei q é alto e q faz com q ele seja um dos uibaienses q alcançou  uma das ascensões mais impressionantes da história.
NA FOTO UMA DAS COISA Q ME CHAMA A ATENÇÃO  É A PRESENÇA DE DJALMA BESSA ao lado direito sentado, ele q é ainda é vivo e mora em salvador, tem sang da familia rocha machado daqui( seus avòs eram do assuruá), era da elite de xiq-xiq e tal lugar ainda mantinha razoável influencia em nossa terra, irecê ainda naõ  era essas coca-cola no período. BESSA nos anos 60 montou uma base pol´tica aqui até por q  como deputado estadual  ajudou na emancipação de uibaí... nessa époka da foto ele ja devia ser  dep federal e talvez tenha sido convidado pra ser paraninfo, padrinho ou algo do genero da turma formanda, isso dava peso simbo´liko( e grana) á festa e pra ele uns votinhos mais tarde né?
Quem aparece  tambem é PASCOAL NÉRI( assinando documento), rapaz talentoso q qdo recem formado como professor pela CNEC de xiq-xiq sua terra,   foi trazido por pedro rocha machado  pra ajudar na fundação do colégio aqui, mais tarde se tornou o braço direito do prefeito joão ferreira e acredito q e está ali como gente do primeiro escalão da prefeitura na solenidade.

GENTE SERIA INTERESSANTE SE ALGUEM  "DESCOBRISSE" QUEM SÃO AS OUTRAS PERSONALIDADES NA FOTO SOBRETUDO A MOÇA FORMANDA... DESDE  JA ,GRATO!

2 comentários:

  1. o rapaZ bem de frente tem fortes caracteristikas do povo da véa guidu(os frerreira dos santos com carvalho rocha) penso q seja um dos filho de ZEQUIAS CARVALHO...

    ResponderExcluir
  2. sobre as lapinhas,quem mantinha,ou mantem(não tenho certeza)a tradição era, sua vizinha EVA DE DONA AVELINA.eu por exemplo,quando morava na rua grande adorava ficar olhando,e menino vc sabe com é,doido pra malinar,quando saia sempre tinha alguma coisa fora do lugar.saudades da antiga rua grande!!!!

    ResponderExcluir