quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ELEIÇÃO PRO CONSELHO TUTELAR; zezin de nita fica acima da disputa política

pela manhã a fila ja era grande e foi assim odia todo
No dia 20 deste dezembro houve em uibaí a eleição pra novos membros do conselho tutelar uibaiense, das 8 da manhã até a 6 da tarde quase duas mil pessoas estiveram no antigo cnec pra eleger os 5 membros do conselho.
  Em primeiro lugar é bom ressaltar q  uibaí ama "eleição", segundo, fica claro como o racha politico permeia todas as esferas publico-privadas do nosso lugar  e o mais interessante  e talvez até estranho é q pouca gente sabe o q é exatamente o conselho, quais os objetivos, atribuiçoes e cia, para muitos dos q votaram ha uma vaga ideia, a maioria tava interessada mesmo em quem figurava  na disputa do cargo,  o q mai valia  era votar pra dar "emprego" a  um amigo, parente, partidário, exatamente  isso é o q  estava em jogo.
  Na semana anterior a eleição a cidade passou a entrar no clima da eleição, 14 candidatos pleiteavam a vaga, desses, 4 faziam parte do conselho eleito em 2006 numa eleição feita na ultima hora, trunkada e permeada de polêmikas. Os candidatos atuais foram selecionados depois de uma prova cujo conteúdo tinha a ver com o  ECA e outras leis ligadas ao tema crinaça-adolescente, desses, 13 moram na  sede e apenas luciano paiva representava a vila, no de 2006 dois candidatos da vila entraram , nessa, collyd não quis mais  fazer parte do conselho e naõ apareceu outros candidatos dali nem da boca-olho dágua nem de qualquer outro povoado..
  COMO era de se esperar os "grupos" entraram no jogo por varios tipos de interesses , o pessoal  do pt naturalmente queria ver um conselho com maioria de "gente su" pois dos estavam la apenas bernardina é ligada ao grupo,  com isso , logo apareceu  uma "chapa"( na verdade um papelzinho discreto q era passado de mão em mão com cinco nomes) q  foi batizada de "chapinha do pt". Os medalhões do partido e da prefeitura não entaram em campo fortemente como o psdb-dem-ptb fez em 2006, foram mais discretos, ja um vereador da oposição q em 2006 era um dos homens fortes do governo esteve firme no campo pra manter um conselheiro ligado a ele e conta-se  q pediu voto  pra outro q foi eleito.
Na tal chapa do pt constava os nomes de bernardina, jucélia, marquizia , miguel doçura e zezin de nita, ja o pessoal da oposição claramente investia em iltonio em peso, muitos pendiam pra patricia, luciano(membros do antigo conselho e fortmente votados em 2006) e  alguns em candidatos novos como adrianinho de mirin e tinha de olga.Vários candidatos corriam por fora, desses, uma tinha simpatia do pessoal de pedro rocha e a vantagem  de ter articulação com gente de todo o municipio pois foi durante muitos anos cobradora de ônibus, sendo uma pessoa muito bem quista de forma geral e por sorte não  vista como  uma  militante petista no estilo q espanta o pessoal da oposição, com isso, marinês galega conseguiu beliscar a quinta vaga e surpreendentemente fikou como a ùnica mulher no conselho.
  ZEZIN DE NITA q atualmente trabalha como gari caiu nas graças do povão desde q começou a fazer campanha, jeito humilde, camaradeiro, trabalhador( penso q o fato de ser visto nesses dois anos trabalhando duro debaixo de sol caustikante, de cabeça erguida num trabalho q muitas pessoas rejeitam veementemente acabou sendo um  fator favorável), em parte isso tambem aconteceu com miguel doçura, ele trabalha ao dia num órgão da prefeitura e a noitee  final de semana como vendedor de lanches e ainda faz parte de um cargo no STR(SINDICATO RURAL), ao estilo de zezin, ou seja, humilde, camaradeiro e trabalhador caiu nas graças do povo, não tanto como zezin ja q miguel é um militante antigo e conhecido do pt  o q acaba criando ojeriza em parte do pessoal da oposição, outra coisa q percebi é q ao fzer sua campanha com um material de boa qualidade, bem trabalhado e vistoso fez com q  muita gente achasse( ou insinuasse) q isso era coisa do pt q estaria usando dinheiro publico na eleição do conselho, na verdade foram seus parentes q patrocinaram o material, mas, num lugar onde tudo pode virar fofoka e diso um  chato mal entendido na base do troncho disse me disse, em parte,  isso gerou olhares "meio atravessados"  inclusive em partidários do seu grupo político, mesmo asssim tava na cara q seria  muito bem votado, ele  fikou em terceiro lugar atrás apenas de ZEZIn q obteve 1038 votos e de iltonio q teve mais de 700 votos.
Atrás de miguel fikou  o pedreiro marcelo de lau q tambem surpreendeu, não via ninguem colocá-lo como favorito mas saiu da eleição com mais de 600 votos, em quinto como falei , fikou marinês galega q superou fortes candidatas como patricia q surpreendeu fikando apenas em 6º, ela q se destacou como conselheira por ser aguerrida e competente em sua função, galega tambem superou bernardina e tinha de olga q pra muitos seria eleita pois levaria os votos do pessoal da oposição ja q é tia do principal nome da oposição, foi  a melhor colokada entre os 14 na prova teórica e ja ocupou cargos como de professora e de secertária de educação...
ENTRE SURPRESAS E POLITIQUICES o certo é Q zezin de nita esteve acima disso tudo e se tornou o "cara de uibaí" neste
 final de ano. BOA SORTE  E BOM TRABALHO A TODOS...
ah sim, votei em miguel , zezin, bernardina, marquizia(única candidata negra e da pereiferia) e patricia, torcia tambem pra marinês galega, jucélia e adrianin de mirin...


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BORA POÇO, LEVANTA DE NOVO COMUNIDADE q ja foi a terra do estudo!!

Segunda-feira, 27 de dezembro de 2010, Evento atinge objetivos. Momento marcante para a comunidade de Poço. Dia 25/12/2010, o Povoado de Poço de Uibaí promoveu o "Prêmio Prof. Gilberto Gomes de Educação Ambiental. Foram premiados os melhores alunos do Colégio Pe. José de Anchieta, em redação, acerca do tema ambiental. Fixou-se os seguintes objetivos: integrar a comunidade, motivar os alunos, e reconhecer o trabalho de Gilberto Gomes (Gilberto de Olinda) como educador. Logo pela manhã, houve um debate, como participação de Enoch Carneiro, Edimário Oliveiro, Celito RegMendes e o Prof. Pedro (professor de história). No debate, destaca-s a apresentação de Celito, o qual exibiu fotos de Uibaí, havendo boa participação popular. Cerca de 40 Pessoas prestigiaram esse momento. À tarde e à noite houve apresentação de reisado infantil, reisado adulto (legionárias e outras), todos vestidos a caráter. Surgiu também, repentinamente, um papai Noel, entregando balas para a criançada. Apesar de ter havido atraso no início da solenidade de homenagem, em função de um culto que havia na Igreja (falha no planejamento), consegui-se ainda segurar uma boa quantidade de gente na praça. Também veio abrilhantar a festa o grupo de apresentação de poesias como o GPEC DA QUIXABEIRA, que também enriqueceu mais ainda o evento. Cantores locais mostraram que "santo de casa" também faz. Na parte da homenagem, muitas pessoas se emocionaram ao relembrar o papel de Gilberto, que além de mestre, sempre foi um amigo. Após, houve o fechamento do evento, com a apresentação da Banda Flor de Barriguda, que mostrou um bom forró. Parabéns a todos que participaram e que colaboraram com o evento. Todos os custos foram cobertos com as doações, a Prefeitura garantiu o som, palco, através da Secretaria de Educação/Departamento de Cultura. O valor final será apresentado em breve. Inicialmente estima-se que tenha sobrado em torno de R$600,00 os quais serão investidos no Colégio, conforme decisão a ser tomada em assembléia. Parabéns a todos e muito obrigado. Postado por Fábio Rosa - Dos do Povo do Poço às 05:39
TRAZIDO DO BLOG DE FÁBIO ROSA

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sono de beleza" não é mito, diz estudo


  • À esquerda, homem após uma noite de sono; à direita, sua aparência após uma noite em claro À esquerda, homem após uma noite de sono; à direita, sua aparência após uma noite em claro
Um estudo sueco publicado na revista especializada British Medical Journal diz que a ideia de que as pessoas precisam de um "sono de beleza" está correta.

Os pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, afirmam que pessoas privadas de sono por longos períodos parecem menos atraentes e saudáveis do que as que dormiram bem.

A equipe de cientistas escolheu 23 homens e mulheres para serem fotografados depois de oito horas de sono e novamente após ficarem acordados por 31 horas.

Em seguida, o grupo pediu a observadores que avaliassem as fotografias.

As imagens obedeceram a um padrão. Todas as pessoas estavam à mesma distância da câmera, nenhuma usava maquiagem e todas tinham a mesma expressão.

Segundo o relatório da pesquisa, os rostos dos voluntários quando estavam privadas de sono foram percebidos como menos saudáveis, mais cansados e menos atraentes do que nas fotos após terem dormido oito horas.

Apesar de ser bastante conhecido, os pesquisadores diziam que faltava comprovação científica do conceito de "sono de beleza".

Os cientistas dizem que os resultados podem ajudar em consultas médicas, permitindo que o médico detecte mais facilmente sinais de doença nos pacientes.
TIRADO DO SITE UOL

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

QUEM FEZ E ACONTECEU EM UIBAÍ NA DÉCADA 2000-2010

COMO COLOQUEI AQUILO Q CONSIDEREI AS COISAS Q MAIS ME CHAMARAM A ATENÇÃO NA MINHA CIDADE  nesta década, agora mencionarei os nomes  daqueles e daquelas q se destacaram pelos mais diversos motivos e se tornaram peças fundamentais pra q uibaí tenha a cara, a forma e o jeito q tem, afinal de contas são as pessoas q constroem( e destroem) um lugar e  é claro q todos , do recém nascido ao prefeito são importantes no processo ja q somos parte de algo sistêmiko e dinamiko mas é claro tambme q alguns se sobressaem, se destacam pelo bem ou pelo mal, por vontade própria ou sem essas vontades todas...
SERIA INTERESSANTE  q ao lado do nome houvesse uma foto e um pekeno texto mas isso não será possivel nesse post, colocarei o nomee  a(s) ÁREA(s)ou cia q a pessoa se destacou ou se destaca...

*PEDRO ROCHA- empresário e político;
# BIRINHA- empresário e político;
*DORIVAL- professor e político;
#RAULZIN-médico e político;
*HAMILTO FERREIRA- administrador e político;
#TARCISIO MACHADO- médico e politico;
*ARMENIA-politica;
#LUÍS MACHADO-comerciante e politico;
* RODRIGO-advogado e politico;
#DEDÊ DE MILESMO-empresário e politico;
*XANDE DE HAMILTO- administrador e politico;
#PEPÊ DE DOMINGUIN-dentista, religioso e politico;
*GONÇALVES-politico;
#DORISDEI- professora e politica;
*HERIVELTO DE LILI- empresa´rio e poltico;
#CÉLIA DE FILIPE- professora e administradora;
*JARÃO DE PRETINHA DE JAIME- barman até a metade da decada e desportista;
#VILMAR MACHADO-médico e político;
*AILTON DE BAILON- autônomo polivalente;
#JOÃO MARTIM- burocrata e politico;
#DEDECO-aguadeiro;
*JOÃO DO PULO-borracheiro
*DJALMA DE PRETINHA DE JAIME- dono de bar e ativista cultural e politico;
#CIRLENE DE BIRA- comerciante;
*JUDITE RODRIGUES- administradora do sindicato STR;
# AURELINA MACHADO-ativista religiosa, na falta de um padre ele dá conta da clebração tranquila;
*DETE DE GILBERTO-ativista religiosa;
#PRFESSORA IRENE JULINA- ativista religiosa, admnistra ha tempos a casa paroquial;
#TECO DE NETINHA-pedreiro;
* ZENILTO DE CLEUSINHA-carpinteiro-marceneiro;
#ROBERVAL(KOKÓ)- lider religioso, comerciante;
#RIBINHA-consertador de moto ;
*GLAUCIA DE RAIMUNDO-esteticista;
#JONAS - polivalente na área de informática;
*DANILO SANTOS-locutor;
#QUERREGE(JOÍNHA)- serralheiro ,oumelhor, fazedor de portão de foerro e afins;
#RHITO DE POMBINHA-locutor; músico, autonomo
*CASSIANO DE RUBIN-músico e dono de bar;
# KEKAS-autonomo e dono de boate;
*MARCÃO VEREADOR- politico;
* BELA PRETA(TCHÁ BELA)-agricultora e dona de bar-brega;
#DALVAN DE RICARTE-pedreiro;
*JOVITA SANTOS-quase 100 anos, lúcida ,centenas de descendentes( vários trinetos), maior familia negra junto com a de zuína e a de ciriaco mas esse faleceu faz tempos;
#DONA ZUÍNA-afro-tapuia do miroró, mais de 90anos, centenas de de descndetes inclusive vários trinetos;
*DADAU-esteticista;
#ALFREDÃO-pedreiro;
*DENE DE ADAILTO-comerciante;
#VERNEÚ-comerciante;
#MAINARD-comerciante;
* MARA DE MARIA DE DONA-trabalahadora doméstika e figura folklorica;
#Zé DE ADÉLIA( ZÉ DA TOKA)-poeta popular e figura folklorica;
*DELHAÕ DE CELSO-advogado e poltico;
#LULU BOKADA-especialista em "bomba" de carro a gás;
* RAUL FILHO-mecanico e politico;
#GILBERTO GOMES-consertador de rádio e tv;
*OSVALDIN-consertador de rádio e tv;
#BAILON-mecaniko e ressucitador de jipe;
*ÁLEX DE MELISSA DE MAGNO- comerciante e polivalente em informática;
*JÚNIO KURIO- literato e polivalente em informática;
#TEGA DE TUNIKO; cantor e polivalente em informátika;
*DODE ALVES- videomaker, fotog´rafo e ativista cultural(até a metade da década);
#PITA PAIVA-literato, professor-diretor, ativista culturall;
* CELITO REGMENDES-profssor, pesquisador polivalente e ativista pol´tico e cultural;
#VALDETE BASTOS- agricultor, administrador do sindicato STR e politico;
*SAVIGNY MACHADO-adovogado, lider estudantil, ativista politico;
#LOURO DA QUIXABEIRA- cabeleireiro;
* RAIMUNDINHA CATUABA-figura folklorica e politica;
* TÕE BABÃO- figura folklorica;
* ACENI DE ZIDORO-açogueiro e politico;
# SONIA DE RAUL FILHO-empresaria do ramo de buffet(bifê);
*PEDRO DOIDO- agricultor, compositor e figura folklorica;
#VERINHA DE DADAU-esteticista;
*GARIBALDI -sapateiro;
# SIZIN-mecaniko, politico e funcionário polivalente da equipe de pedro rocha;
*RODOLFO- músico, agricultor, comerciante epolitico
*CORREINHA-figura folclorica;
#ISAIAS ROSA-comerciante;

*ZUZINHA;tamboreteiro;
# ANA DE ISAIAS-rezadeira;
* BOLINHA- instalador de antenas parabólikas e consertadotr delas;
#KOLÓ- cabelereiro,consertador eletro-eletroniko e instalador de antenas parabolikas;
*PEDRÃO DE GILDA-eletricista;
#LUIZIN DE CINDÁ- musico;
*MAÉ -  fotografo e atleta;
*CLAUDIA DE MARON-comerciante;
# FLAVIO DANTAS- literato, pesquisador polivalente, lider estudantil e ativista politico e cultural;
*SOUSiNHA DO CASCAI-músico de xula figura folklorica;
#MIGUEL DE GERALDO-autonomo, agricultor e ativista politico e cultural;
*ZÉ CARLOS DE NENA- autonomo e politico;
#PRETO- fotografo;
#MARA DE LULUZIN-artista plastica;
*LOBÊRA- artista polivalente e consertador de troços eletro-eletronikos;
*LULUZIN- professor;
#TAIANE DANTAS- ativista cultural até a metade da decada, professora, pesquisadora polivalente;
*RAIMUNDO LOPES-agricultor, ativista cultural e politico, sindicalista;
#SORAIA-comerciante;
#PAULÃO DA COELBA- eletricista;
*MARIVANE FILGUEIRA- primeira lésbica abertamnete asumida;
*TETTO JAMAIKA- podador de arvores;
*RIVELINO-comerciante e desportista;
#HILTO CEM-artista plastico, cantor e desportista;
*JUSÉ DA CAPOEIRA-capoeirista;
#BIANCA-capoeirista;
*DIDI alfaiate e estofador;
*SANDRIN- capoeirista;
#SEU TETÉ-consertador de relógio;
*DIKO DE LINDE; dono de bar;
*ZÉ CARLOS DE IRENE-estofador
#MARIA ALICE;dona de bar;
*MARLON DE MARONILDA- professor, músico, polivalente em informátika;
# DAVI DE DAVI DO POÇO- contabilista-administrador , poltico;
* ZÉ ALVES DE RHIZO- contabilista;
# GALEGUIN DE EMILA-marcneiro, compositor e cantor;
*VALMIR ROSA-artista polivalente, xaradista e historiador;
#NETO VÉI- dono de bar;
*RUI DE EDMUNDO- ativista cultural ; artista polivalente;
#ARI OLIVEIRA- artista polivalente e ativista cultural;
*DIQUIN -serrlaheiro;
*LANZÊRA- figura folklorica;
#ZÉLIA DA FARMACIA - comerciante;
* JAKARÉ DE ZÉ TITO- figura folclorica;
#MUDIN DE ADAILTO-marceneiro carpinteiro;
*TUTU DE HILMA - pedreiro;
# BEBETO ROSA- artista ;
*ABSON- serralheiro e motoqueiro;
#PETEKA- professor; e ativista politico;
#SERGIO SPDS- autonomo e politico;
* NEGO JOSIAS-figura folclorica;
#CÁSSIA DE ZUZA DE NANINHA- professora, religiosa, atriz
*ZÉLIA DE BETO- comerciante;
# TIÚ; artista polivalente, ativista cultural;
*MARLENE DE LIÇU-comerciante;
#EUZA DE VILmaR-fisioterapeuta e politica;
*NINO LIMA-artista polivalente;
#CLAUDIO DE LAU-artista plastico e agricultor;
*JORJÃO-pintor de parede;
#NEGO DE ORIDE-pintor de parede;
* TARCISIN  de fulosina -figura folclorika;
*MOZARZIN-comerciante; politico
*CARLANE DE BELIN-dona de bar;
#LUNAY MORANGUINHO- jovem travesti;
#ALAÉCIO-cantor;
*FÁBIO ROCHA-ativista politico;
*JOAÕZIN BORGES- artista, professor, politico;
#EDITE-dona de bar;
#DUDU DO LANCHE- vendedor de lanche;
*MARIA DE PEU-comerciante de biscoitos;
#CATARINA-costureira e ativista religiosa e social;
*BERNADETE-costureira epolitica;
#GILVA DANTAS-costureira;
*NETINHA-professora e dona de academia de gina´stika;
*IRENE SANTANA- dona de pousada, pratikamente a única daqui na década;
#VALTER RUI-comerciante;
* MANIVELA-agricultor e lider comunitário;
#CATY DE PEDRO ROCHA-politica;

#EDIMÁRIO MACHADO- executivo e ativista politico , social e cultural- EDIMARIO  apesar de não morar em uibaí tem sido nome marcante nessas duas ultimas décadas, sua contribuição tem sido profundamente marcante, do livro "canabrava  do gonçalo" ao projeto "grota do mané josé", passando pela ACCU e a REATIVAÇÃO DO SALÃO DO GREMIO, outros uibaienses q tambme não moram aqui mas são bastante conhecidos( ou se não são tão conhecidos do povão tem ou teve algo marcante relacionado a uibaí seja na área cultural, social, politika, religiosa ou na mistura delas)  são enoch carneiro, zé umberto de cindá, alan oliveira, zé indio, elenilço de nena, ismael de geraldo, ronaldo perninha, vavá araújo, jorge de joia, buneko, baxim de tereza, oncinha, diumari, talles lins, dadá de nilde, carlito, nau brasil, nardelio carvalho, inácio de gentio, marilia machado, garção miranda, zé das virgens, vilminha cantoria, uelton gabriel...

CLARO Q NÃO HÁ JEITO PRA NÃO HAVER OMISSÕES,  agora fika com vcs , qum vcs tiraria dizendo opor q , quem entraria, tambem justifikando e por aí vai...
















sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

UIBAÍ, A DÉCADA 2000-2010:

VEREMOS AQUI OS FATOS  Q MAIS ME CHAMARAM A ATENÇÃO NA MINHA CIDADE Q como lugar tem  163 anos de existencia e 49 anos como cidade. OBSERVE q pretendo tratar dos acontecimentos da CIDADE, tratarei basicamnte de fenomenos ocorridos nesta década na sede,  o resto do municipio aparece ocasionalmente.
* volta da mamona com bom preço e crescente importancia da pinha apesar do preço exiguo;
*A manga e a siriguela entram como itens no circuito comercial no mesmo esquema da pinha, ou seja, são frutas de ciclo rápido e devido a falta de organização dos produtores, a lógica da oferta e da prucura acontece de forma bem clássica e o mercado é comandado por atravessadores q pagam preços ridiculos;
*O milho continua como o principal produto agrícola e o feijão de arranca é pratikamente esquecido pelos uibaienses ja o de corda e o andu ainda se planta por todo canto;
* O trecho das roças da serra é ampliado melhorando a renda de vários agricultores-posseiros da periferia afro-indigena, nortista e rocha- machados pobres, por outro lado há uma forte perda de biodiversidade, o enfeiamento da paisagem e conseuquencias negativas como morte de nascentes, assoreamento do riacho canabrava e do peixe além de maltrato a animais domésticos como jegs e cachorros,  péssima convivencia com os nativos onde alguns são vistos como inimigos-concorrentes( raposas, abelhas e outros) ou alimento-lazer makabro(aves, mocós, caititus, veados entre outros);
* O advento da nova estrada rodável é algo ainda novo pra se avaliar o tamanho do impacto( e do estrago) ambiental e socioeconomico, mas com certeza trará consequencias ( temo q sejam bem desagradaveis) profundas,  caso a lógica do capitalismo selvagem prevaleça e as ações dos órgãos publicos continuem no naipe q está, veremos um dos ultimos refúgios de biodiversidade caatingueira e transição vegetacional  daqui e da região de irecê, cair numa esparrela tão devastadora qto criminosa;
*A cisão na questão política, dois grupos se fortalecem, de inicio era pra ser como água e vinho, depois se viu q não era bem assim, o pragmatismo e o fisiologismo falaram mais alto e hoje está de um lado ou de outro é  muito mais pela questão de conveniencia ou briga interna q algo ideológico, romantico ou coisa do genero. MESMO ASSIM está num "grupo" é  pegar em armas, é ter  o outro como inimigo q sempre tem todos os defeitos e usa de todas as  maldades, tudo é na base de um maniqueísmo pobre, alimentador de frustraçoes e violencia.  Há um grande incógnita atual, a "briga' entre os dois grupos durará? haverá o nascimento de uma terceira força á direita? haverá o surgimnto de uma força de esquerda capaz de fazer frente aos grupos predominantes visto q há dezenas de ex-petistas(como eu) e vários desses ja se movimentam em entidades de cunho social ou cultural ou os dois? haverá alternancia de poder ou o PT e aliados saberão aproveitar do contexto favorável e se manter no poder por muitos anos?
*Novas relações familiares ganham corpo como mulher com mulher, inclusive aqui ha um homossexualismo feminino muito mais visível e tolerável q o masculino, por outro lado, é comum vê familias onde a mulher assume claramente o comando onde a figura do macho não tem mais aquele peso do passado, aumenta o número de pessoas morando só, assim como aumentou em muito o CUIDADO COM OS VELHOS , ter um velho na familia é sinonimo de "salário garantido" todo mês pra, ter dois é uma benção , aposentadoria-pensões  viraram algo mágico no melhor dos sentidos e LULA virou "santo" para cerca de 90% dos uibaienses  pois garantiu a "aposetadoria" para os velhos e ainda inventou um monte de itens de transferencia de renda direta para os mais pobres, isso deu uma dinamizada na capenga(ainda) economia lokal;
* Várias "profissões"  ou melhor meio de sobrevivencia,  aparecem e outras renascem, outras se reciclam,  outras incrivelmente se mantém como a de "vendê rifa". Entre as q apareceram estão de consertador de motos, de computadores e congeneres, entre as q renascem está a de vendedor de água, outras se consolidam e crescem como a de manicure-pedikure, cabeleireiros, vendedores de lanches...
*A mendicancia nesta década foi bem peqena, mesmo em períodos de "seca", assim como imigração(vinda) de pessoas muito pobres diminuiu bastante, por outro lado se percebe a volta ou o desejo de volta de profissionais qualifikados jovens e maduros, de aposentados de classe média e média alta q moraram muitos anos fora daqui e agoram qurem viver em sua teera natal, mas se a mendicancia clássica quase zera, continua a nojenta "petição mendigante" desenfreada de tudo q se pode imaginar a "políticos"( com cargo ou não) de certo peso e o tempo todo, nos períodos eleitorais a coisa vai a estratosfera numa promiscuidade tão escandolosa qto vergonhosa;
*Continua em ascensão a "migração pendular"(vai e volta diário sobretudo pra irecê) o q mantem um numero considerável(dezenas) de "taxeiros" tendo a caravan e a opala anos 70 e 80 como carros símbolos, verdadeiros jegs mecanikos, de modo geral a  a´rea de transporte continua péssima, a melhora da principal estrada (uibaí-irecê) nos últimos 3 anos apenas amenizou o problema;
* Os anuncios em "magrelas"(bicicletas e motos com som) se tornam marca pora aqui, miguel de geraldo é um dos pioneiros, hoje sergio spds é o principal nome, devido a esse eficiente forma de publicidade danilo santos e rhito de pombinha( lokutores) se tornam as pessoas mais ouvidas da história de uibaí, faz pratikamente dez anos q quase todos os dias se ouve a voz deles em anuncios de eventos, de morte, deprodutos e seviços etc. Anuncio com carros de som daqui e de fora q comandaram a década anterior tambem é muito comum;
* Aparece em 2004 e se consolida logo em seguida  "planos de saúde" como BAHIA PAX e principalmente PAFIR ambos de irecê q na verdade se especializaram mesmo em anunciar, preparar e organizar funerais, a partir deles, os defuntos passaram a ter tratamento  e  funerais vips;
*O "banco dos véi" no mercadão  da praça da feira permanece como ponto de encontro dos idosos, vários deles são assediados ou assediam  mulheres de 13 a 80 anos , como disse antes , depois q a aposentadoria passou a ser vista como o "motor" da economia regional, aposentados passaram  a figurar como algo desejável, claro q o advento do viagra e congeneres ajudarma no processo... o mercadão tava virando ponto de tráfico de entorpecentes, prostituição inclusive a infantil e cachaçada pesada, houve marcação braba da policia nesses dois anos sobretudo á noite o q inibiu  e diminuiu tais fenomenos;
*Década de decadencia nos timesde futebol de campo para adultos jovens, só não desapareceu devido a atuação da ACCU principalmente, hoje o "futebol soçaite" para coroas se mantem de pé, o volei vive de peqenos altos mas sobreudo de baixas, o futebol de salão idem, no atletismo, ismael machado conseguiu ganhar vários premios na região e participou de várias competições de renome brasil afora obtendo boas colocações em algumas, mas "correr" como esporte sempre foi coisa para raros já fazer caminhada pela manhã e final da tarde virou algo bem comum sobretudo para pessoas entre 55 a75 anos;
* O clube canabrava entra em decadencia como local de "grandes festas" e campeonatos esportivos, tal clube foi criado(anos80) para ser o templo de "encontro social" da elite e classe média, tipo clubes de bancários  mas não pegou como planejado, porém, continua sendo alugado para eventos diversos sobretudo os de maior porte;
* CONTINUA  e até mesmo se amplia o CULTO A IMAGEM BIOFÍSICA, salões beleza viraram fortes símbolos na cidade, alisar e fazer outros mexidos nos cabelos é quase obrigação entre as fêmeas, entre os homens  sobretudo adolescente e crianças cresce aspinturas ,uso de cremes e cortes q dão visual modernoso tipo maurucunho rebelde ou "punk de butiq". As lojas de roupa  e calçados de marca tambem se mantem como algo de peso e desejo, a maioria dapopulação no entanto veste mesmo é com ROUPAS mais baratas compradas na feira ou a comerciantes q vão pernanbuco comprá-las baratas pra  vender relativamentebarato, calçados tambem saõ adquiridos principalmente na feira ou numa loja daqui q se especializou em vender calçados e outros itens pr0s pobres;
* A AVON ainda se mantem firme sobretudo por atinge fácil as camadas mais pobres mas a natura é a marca de perfume, cosméticos e higiene pessoal q mais cresce pois os produtos sãode melhor qualidade e dá status a quem usa-os;
* REDE VIDA , CANÇÃO NOVA, SÉCULO 21 são canais de tv largamente vistos pelas pessoas de mais de 55anos principalmente mulheres, a igreja católica q passou maus momentos na década de 90 ganhou novo fôlego com a disseminação dessas tvs e claro com o aprecimento de fenomenos  musicais como padres marcelo e zé maria no começo da dácada  e fábio de melo e outros agora, o cantor padre zezinho q explodiu nos anos 70 ainda é bem venerado pelas mais velhas;
*NO INICIO DA DÉCADA passa a crescer timidamente porém de uns 3 anos pra cá aumenta num ritmo maior o número de cristãos evangélicos, os badalados "crentes", ja  ha varias correntes pentecostais e neo pentecostais, a maior acho q é a ssembleia de deus, depois a batista, penso q na sede ja ha umas 500 pessoas q se dizem evangélikas inclusive na classe média e média alta( a batista e presbiteriana sempre basearam nessas classes) ja assembleia, universal, congregação cristã, primícias, ig de deus atingem mais a periferia;
* CONTINUA crescendo tambem o número de espíritas, aqui o kardecistas tem uma relação muito p´roxima aos catolikos, geralmente se vê espiritas em eventos católicos e vice versa, por outro lado o pessoal q se liga a UMBANDA  mantem seus rituais de forma esporádicas na periferia, vila de hid e olhodagua , esses tambem costumam  participar de eventos católikos;
*AUMENTOU o número de jovens q fumam makonha, inclusive já há minis trafikantes na cidade, alguns temporariamente mas ha indicios q outros ja sejam "profissionais" formando uma rede com peqenos e médios de p.dutra e irecê, a makonha rola mais entre os pobres e classe média, conta-se q alguns de classe média-média e alta ja usam cokaína frequentemente, o certo é q não podemos dizer q uibaí ja seja uma cidade tomada pelas "drogas" e essas tão longe de ser um dos graves porblemas daqui;

* UIBAÍ AINDA se mantém como a "terra do estudo"( não gosto do termo "berço da educação" e "cidade universitária" com se costuma usar), o número de estudantes universitários só aumenta pricipalmente depois da chegada da UNEB em jacobina e irecê, mas ha gente na uefs de feira, na ufba de salvador, na uneb de barreiras, nas estaduais do sul da bahia , nas federais e estaduais da paraíba e em outros lugares assim como pelo advento dos CURSOS Á DISTANCIA via internet e cia, muito questionados  por sinal devido a baixa qualidade( as presenciais já são bem frakas, imagine as não ou semi) mas q tem elevado o número de trabalhadores e de gente muito pobre a graus academicos mais altos, isso não há dúvida e q isso é algo importante, não ha dúvida... não q EU ache a academia algo LINDO MARAVLHOSO, lugar dos benditos saberes, longe disso, mas ela é importante sim para facilitar as nossas relações e ações senão fikamos rastejando ainda mais dentro desta sociedade q cada vez mais exige "titulos"( alguns interessantes, outros são meras condecorações  q servem apenas pra status ou pra humilhar q não os tem) e aparencias( não há cono fugir disso). Portanto, fazer faculdade não é sinonimo de "qualificação" per si,  mas de oportunidade para abrir novas portas e até mesmo possibilidades de se crescer em determinada área q exige conhecimentos científkos nos moldes q hoje a ciência-sociedade exige;
*AUMNTA O NUMERO DE UIBAIENSES COM MESTRADO, dois casos são espetaculares, dignos de matéria de grande jornais e tvs, o primeiro é o da  casa de nizan martins e gilva dantas, ele  professor( formado pelo antigo magistério lokal) ela costureira, ali de quatro pessoas todas fizeram faculdades, duas terminaram mestrado( taiane e daiane ) e flavio dantas tá terminando o dele na uefs, o outro  é o de zezinho de nélio da quixabeira, zezinho só saiu da zona rural  pra  fazer faculdade (história-jacobina) e hoje faz mestrado(salvador), com certeza um dos poucos jovens pobres( muito pobre inclusive) da zona rural  na hist´oria do brasil a conseguir tal façanha;
* POR OUTRO LADO as escolas públicas continuam péssimas, estão podemos dizer q em estado caótico o q parece uma contradição pois o numero de universitários aumenta, mas esse aumento geralmente é na classe média e média alta e alta nas classes baixas acontece apenas em familias q veem no estudo( como a da minha vó e a de ziza-braulino nos anos 70)uma forma de ascender social e economikamente e faz das tripas coração e estripolias mil , a periferia afroindigena da sede por exemplo conitnua excluída, para se ter uma ideia, na FAMILIA DE JOVITA NEGRA q é a familia q mais cresce em uibaí, hoje tem centenas de pessoas, dezenas de jovens, nela apenas duas pessoas tiraram o ENSINO MÉDIO, duas apenas, dona jovita chegou aqui em 1952 com varios filhos, teve outros aqui, tem um ruma de netos e bisnetos e até trinetos, apenas 2 conseguiram superar o chamado segundo grau, qdo alguem chegará a universidade?? na familia de ZUÍNA acontece algo bem parecido, na de ciriaco idem...
*CONTINUA A DESCARACTERIZAÇÃO ARQUIETÔnica  da praça marinho carvalho(praça velha) e entorno, a falta de um PROJETO DE TOMBAMENTO E VALORIZAÇÃO DE NOSSO PATRIMONIO HIST´RIKO-CULTURAL tem feito com q monumentos de todos as especies como muros, calçadas, fachadas, árovres antigas venham sendo detonadas impiedosamente, há de se dá os parabens a pepê dentista q felizmente deixou a fachada da antiga loja de seu pai assim como seus irmãos, chico véi na rua grande tambem tá de parabens ja os q  infelizmente me ironizam ou fecham a cara qdo falo de tombamento e cia, para esses, desejo... deixa pra lá...
           VEJA AGORA Os  BOOM ( O q explodiu e deu ou tá dando oq  falar)
# O ficcus desbancou a algaroba como a planta de "frente de casa" e virou uma verdadeira praga verde, nesses 3 anos ela vem perdendo espaço pra novas plantas exóticas da moda: a indiana nin e a não sei de onde jasmim;
# MOTO virou outra "praga", mais de 90% tem problemas de documentações, saõ as famosas "alienadas e "pokemons", sorte dos jegs e de várias pernas e lombos cansados, se vive sempre na cruel ameaça de ser parado pelos" home" e  fora da cidade pelo gatunos , uma das frases criadas e muito usada por aqui na década casa bem com situação dos mais pobres: o sistema é bruto!!!!
# AZULEJAr  pisos e paredes virou um mantra na classe média e alta, todo pobre qdo pode tambem, outra onda da década foram as alteraçoes nas casas, se alteia, se forra, se aumenta os comodos, se cria suítes, é só o dinheiro der, quem não quer??
# O FORRÓ estilo calcinha preta se torna o "ritmo" de uibaí, toda hora surge e desaparece bandas de forró nesse estilo, o forró mais velho, xote-pé de serra é muito cultuado pelo de mais de 25 anos e por alguns jovens , muitos jovens ja cometem a "heresia" de dizer q odeia luiz gonzaga, os jovens  de forma geral tambem amam música brega classica e breganeja, mas, muitos ja rejeitam roberto carlos, amado batista e milionário e josé rico q os mais velhos veneram, o pagodão de salvador-reconcavo tambem é forte entre os jovens até mesmo da elite, mas, seja da elite ou da pobreza, aquis e dança pouco e mal, bem diferente do lokal de origem do ritmo, ritmos como funk carioca e hip hop tiveram altas na década mais cairam, ja pop rock q teve alta junto com reggae nos anos 90 agora são curtidos por poucos. Talvez tenha menos de uma centena de pessoas q se consideram "rockeiras",  "reggueiras" talvez um pouco mais, os pop-rockeiros são geralmente de classe média pra cima e os reggueiros geralmente são mais pobres, de classe média e a galera de  makonheiros em geral, boa parte desses tambme curte rock pesado... mpb ainda tem quem curte, geralmente no meio dito intelectual e alguns adultos, a música de tez religiosa tambem vem ganhando espaço, aquela do "entra na minha casa ,entra na minha vida", uma bela música por sinal,  foi cantada ate´pelo satanás;
# NO ANO 2000 nem 20 pessoas sabiam o q era um DVD em uibaí, hoje é item quse obrigatório nas casas(pratikamente todas) assim como os "dvds e cds piratas", ja camera fotográfica digital( ano de 2008) virou comum na classe média e alta, algusn pobretões como eu e arnon tambem invetaram de ter, computador tambem virou item obrigato´rio na classe alta inclusive vários ja tem lap tops, na classe média alta quase toda casa tem e vai dimnuindo dos ricos pros pobres, do "centro a "periferia", na rua 2 de julho e loteamento são francisco acredito q se tiver muito é 3, alías no "bairro vicente veloso" o numero de "computas" é baixo, assim como de tvs com mais de 20 polegadas,  ja  tv de lcd, aqelas q pareceum umas "tabonas", este ano virou item obrigatório nas casas dos ricos, o q parece incrível é q em pleno 2010 vários povoados de uibaí como chapadinha(mais de 400pessoas), mandacaru(mais de 200) , grama(mais de 200), alto da cruz(mais de 150), baixão do poço(mais de 200), pé do alto(mais de150), baixa de liodoro(mais de 100) não existe ainda nenhum computador, na lagoinha talvez 1 ou 2, no caldeirão talvez 1 e no poço talvez 2 ou 3, na quixabeira tem uns seis e até lan house, assim como na boca olho ´dagua, na vila tem uns 12 e 1 ou 2 lan houses. ESSA CANTILENA de Q O BRASIL JA PODE SE CONSIDERAR PÁIS DE PRIMEIRO MUNDO É FALÁCIA , DA GROSSA;
#Continua o boom das antenas parabólikas , rikos e pobres nisso só se diferem nas marcas dos produtos;
# LAN HOUSES surgiram em 2005, mesmo ano q surgiu algo virou  febre, a BOATE kekas dance, a kekas perdeu gás faz 2 anos, quinzena do forró( hoje espaço10)tomou  o lugar como o lazer preferidos dos pobres no final de semana, algumas lan houses continuam com bom movimento, orkut e msn ainda são febres viciosas;
# INTERNET virou item obrigatório nas classes média-média( renda de 1.500 a 3000 mês) a classe média alta( renda familiar acima de 3000 ao mês) e alta( renda fammilair acima de 10 mil mês) mas é algo meio complikado( saiba mais lendo meu post, aquele do navegando en la mierda).
 # CELULAR apareceu pra valer em 2009 virou febre, mas a maioria ou todos me parece, vive na humilhação dos tais "bônus" da oi( única operadora). VÁRIAS PESSOAS ja me disseram, e nem precisava, q tal objeto hoje é mais algo pra dá "status" ou "moral" como se diz por aqui de qualquer outra coisa;

AGORA QUEM TIVER ALGO A ACRESCENTAR, QUESTIONAR, BRADAR ou qualquer coisa fiq á vontade, comente, pois como ja disse, blog sem comentários  é brochante, dono de blog q dizer o contrário é um mentiroso,  é um falso humilde, digo sem medo de errar...












quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

GALINHA BRASILEIRA É SINONIMO DE IMPERIALISMO na ÁFRIKA... e não é mesmo???

"Quem quer jantar a galinha que vem importada, que vem fechadinha, você não vê nada, é seca e magrinha, vem cheia de aaaaaaar...”
Eis que chega outra, bem mais gordinha. “Afasta, magricela”, diz, e dá um chega pra lá na concorrente. “Você só tem costela”.
A campanha passa em Moçambique, e é destinada a valorizar o frango nacional. Quem descobriu a pérola foi Amanda Rossi, estudante de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, que acaba de defender trabalho de conclusão de curso sobre o país da costa leste africana, chamado “A luta continua”.
“O frango nacional é melhor”, conclui o vídeo, produzido pela associação de criadores locais.
Este é um exemplo bem-humorado de um fenômeno africano: a relação por vezes ambígua dos países locais com o Brasil.
Com certeza, ela é majoritariamente positiva para nós. Africanos veem o brasileiro da mesma forma que o resto do mundo, com o futebol no topo da lista de referências.
Mas há mais: uma crença disseminada de que somos uma grande potência, e um espanto todas as vezes em que eu, em diversos países, procurava esclarecer que o Brasil ainda é, em muitos aspectos, um país pobre.
E, desde o governo Lula, o Brasil é também um país que fornece assistência técnica em áreas como saúde, educação, desenvolvimento econômico e agricultura. Moçambique é sede, por exemplo, de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz, referência em tratamento de saúde.
Inevitavelmente, no entanto, essa maior presença brasileira começa a vir acompanhada de uma percepção de imperialismo econômico. Algo que, diga-se de passagem, só tenderá a aumentar. É um processo que ocorre toda vez que um país começa a expandir seus tentáculos, seja EUA, França, China ou Brasil.
No caso do frango, os moçambicanos estão incomodados com a concorrência do produto brasileiro. Mesmo a meio planeta de distância, nossas penosas podem chegar às prateleiras locais mais baratas do que o frango oriundo de algumas centenas de quilômetros de distância.
Contribui para isso o fato de que Moçambique é um país extenso e com infraestrutura ainda precária. Passou 16 anos em uma guerra civil que, embora tenha se encerrado em 1992, continua a se fazer sentir na falta de uma malha de transportes decente. O país cresce, mas distribui pouca renda, e para o produtor rural moçambicano, as condições ainda são difíceis.
A campanha de TV é uma maneira sutil de dar uma estocada em nós, brasucas. Virão outras em breve, em outros países. Continuaremos a ser vistos com simpatia-quase-amor. Mas espere um pouco dessa boa-vontade se dissipando nos anos vindouros.
Escrito por Fábio Zanini às 10h43
VINDA DO BLOG DESSE RAPAZ após a fácil ação do "copiar-colar"

O negro é muito feio !!!


Estava nossa familia na varanda de casa de praia. meus tios, minhas tias, primos, e a nossa matriarca com seus 90 anos de idade. Todos riam brincavam, quando meu tio faz um comentário:
.
-É uma pena que nossa raça não tenha vez na televisão.
.
Minha avó no alto dos seus 90 anos, criada em uma fazenda de escravos na infância diz:
.
- Pra que negro na televisão meu filho? pra fazer feiúra!
.
Todos riram do preconceito da matriarca negra, que mesmos sendo negra, trazia em si a visão de que ser negro era ser feio. Eu por minha vez era um moleque de 12 anos, minha mãe negra tinha se casado com um homem branco, e como mulato não me achei atingido pelo comentário da minha avó.
.
Contudo fui crescendo, e como todo negro de classe média comecei a ver que não era tido como bonito no meio em que vivia. Cresci vendo malhação na globo, suas atrizes loiras, morenas de olhos claros, aprendi a gostar e admirar brancas como belas. Me lembro que quando criança fui apaixonado pela Xuxa, dizia que ela era minha namorada, e me ofendia quando alguém dizia que iria me casar com uma negra.
.
A adolescência contudo foi cruel comigo, as meninas mais brancas, adoravam os meninos mais brancos, e eu por mais que ficasse com uma aqui e acolá, não era sob hipótese alguma considerado padrão de beleza. Minhas feições negras, meu nariz batatado, meus traços rústicos, aviltavam o padrão de beleza Brad PItt e Tom Cruise que as meninas tinham, e tudo para mim era mais suado.
.
Com o tempo perdoei minha avó, minha avó se criou numa fazenda aonde seus pais eram chicoteados, logo sua referência não poderia ser de que o negro é belo e bom. Já eu fui criado com barbies loiras, heróis brancos, casais enamorados de novelas brancos. Eu não me via, nunca me vi, e nunca me mostraram também.
.
Não me lembro de um único super herói negro, de uma galã negro ou de uma musa negra na minha infância. Sim me ensinaram que negro era feio, que eu era feio, que as mulheres negras eram feias. E pior ensinaram a sociedade a pensar assim. POR VIN( no orkut)
TRANPOSTO DA COMUNIDADE  "NÃO ME VEJO NÃO COMPRO" DO ORKUT

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

151 ANOS DA MORTE DE VENCESLAU MACHADO o patriarca de UIBAÍ

EM FEVEREIRO DE 1850 FRANCISCA RITTA DA ROCHA, provavalmente conhecida como chica de venção, chica de rita ou chiquinha rocha vai até xiq-xiq com seu filho josé pereira machado q era conhecido por zé miranda para tratar do inventário de seu marido VENCESLAU PEREIRA MACHADO, o escrivão de letra horrorosa balbino rodrigues ribeiro registra q, perguntado qdo faleceu seu marido, a mulher respondeu q EM 8 DE DEZEMBRO DE 1849, disse ainda q não deixara "testamento" e entre as poucas coisas declaradas a inventariar estavam,  metade do SÍTIO CANABRABA ( a outra parte pertencia ao sobrinho e sogro de chica, josé pereira da rocha, filho de chico seu irmão e casado com isabel rocha sua filha mais velha), um "cavalo ruço" ja bem velho e 3 pessoas escravizadas: maria, uma afrikana de 26 anos, antonio, um pretinho de 12 anos e manoela  de 1 ano q  é descrita como "cabra", tal termo designava pessoa negra de pele mais clara, o q equivaleria hoje a um "moreno médio".
Tudo indica q manoela  fosse filha de maria afrikana com um dos filhos de venceslau, mais tarde essa garota ganhou a liberdade e se casou um neto de gonçalo santos de olho dágua, dona clarice de joão brejeiro mem conta q a conheceu no olho dágua, disse q ela era um "muiezona morenona chambuquêra( traços afroindigenas), gorda e bruta", ela era avó de clarice e ascendente de boa parte do pessoal de água clara-barro branco de p.dutra, terra fundada por seus filhos.
VENÇÃO MACHADO como dona chiquinha do padre me disse q ele era conhecido( chiquinha era neta de mariana, filha de vencselau , ela morreu em 1926 em central lugar fundado por seu marido, filhos e genro, qdo chiquinha  16 anos) conta-se era filho de uma negra talvez afrikana de nome MARIA q o teria tido com seu "dono" oficial o suposto português JOSÉ PEREIRA MACHADO ou talvez josé machado de miranda ou ainda josé da silva machado,  imigrante q chegara com a familia( pais e irmãos) na barra do rio grande na década de 50 ou 60 do sékulo XVIII. JOSÉ teria subido o assuruá e lá melhorado de vida, investindo em terras, gado e escravos, deve ter morado incialmente em brumado( hoje ibitunane), depois deve ter comprado um sítio chamado canabrava onde venceslau deve ter nascido e talvez mais tarde tenha vivido no SÃO JOSÉ DO TORNEADO perto de canabrava.
EM SÃO JOSÉ  do torneado vencesalu deve ter sido batizado, isso talvez entre 1785-1792 ainda bebê, na badalada capela dali tambem deve ter se casado entre 1815-16 com FRANCISCA RITTA DA ROCHA , uma moça mestiça da gigantesca, heterogênea e braba família rocha, com ela pode ter morado em canabrava do assuruá e dpois no SÃO DOMINGOS DO SEVERO( severo silvano e silva (machado), provável irmão, primo ou sobrinho de venção)outro povoado do assuruá q teve inicio devido um copioso garimpo de ouro, não creio VENÇÃO tenha sido garimpeiro, penso q  tenha levado a vida sempre criando gado bovino, caprino, suíno e ovino além de plantar mandioca, feijão de corda, milho, batata e frutas em um trencho do pequeno riacho q passa em são domingos(hoje um riacho seco e assreado).
 A DÉCADA DE 40 do sekulo XIX foi um década muito louca na bahia e tambem no assuruá, ali na década anterior encheu de gente de tudo qto é canto pois a bahia passava por uma crise e fome desgraçada e por sorte explodiu vários garimpos de ouro e até de diamante no assuruá, de um lado houve aumento de gente , de renda pra muitos, inclusive pros  rocha machados, mas tambem violencia e pressão por terras, esses dois fatores parecem tere sido fundamentais pra venção procurar outras plagas e foi aí q segundo a tradição oral ele encontra onde hoje é o guigó ou talvez ali perto, na kambota( um quilombinho ou semi kilombo q existiu no sekulo xix) um negro chamado vicente veloso e esse teria estimulado vencesalu a adquirir as terras do outro lado serra ainda desabitada e com água suficiente pra garantir sobrevivencia de sua familia, isso teria sido em 1844, ano q gonçalo santos, amigo e casado com uma suposta parente de venço, com dinheiro de sobra no bolso, adquirido em garimpos e comercio de gado, comprou ao poderosão coronel ernesto augusto da rocha medrado( tudo indica parente da mulher de venção) uma parte da fazenda conceição a qual deu nome de olho dágua, pedaço de terra caro pra époka, 1 CONTO e 200 MIL RÉIS (mais de 100mil reais hoje), mais tarde, em MARÇO DE 1847 venção e cazuza rocha talvez pelo mesmo preço ou um pouco mais barato adquiriu o sítio vizinho ao olho dágua , CANABRABA ao mesmo coronelzão brabo.
a terra dos rocha machado, ex canabraba hoje uibaí

o morro branco ainda como no tempo de venceslau(exceto a cruz). No canto á esquerda a casa de seu descendente mais ilustre, pedro da rocha machado o emancipador de uibaí
VENÇÃO desfrutou pouco de sua terra-serra, em 8 DE DEZEMBRO DE 1849  a morte lhe chega, penso q tenha padecido como muitos naquele ano de VARÍOLA, essa doença fez um estrago na époka em toda bahia, no vale são francisco foi um horror, foi nesse ano q o badaladíssimo ABILIO CÉSAR BORGES deixou sua bela rio de contas pra trabalhar contra a varíola na bela e "chiq" cidade da barra. ABILIO BORGES mais tarde foi pra salvdor  e depois pro rio de janeiro onde fikou famoso como diretor de escola e foi eternizado como inspiração ao maldito diretor escolar do belo romance O ATENEU . Ja venceslau não alcançou fama nacional, nem estadual mas até hoje é lembrado por muitos de seus descendentes sobretudo daqui , de p. dutra e d são gabriel, cidades fundadas pelo seu povo.

EXPRESSIVIDADE MAIS IDADE ou meus modelos favoritos1

valdin de luzia, ex tropeiro e vendedor de fumo, fumar é seu passatempo favorito nesses mais de 90 anos

clovis de jesus o sousinha, sousissima matêro de ginga angolana

filhas de meu tio mané sinhô do sobreira
bano da lagoinha é descendente de afrikanos e do famosão CORONÉ ERNESTO DA CONCEIÇÃO q teve filho com uma escrava e gerou o trisavô de bano q tambem é descendente de CLEMENTE MACHADO fundador da lagoinha, clemente tambem deixou filho numa moça negra da vereda ,ela é bisavò de bano(urbano rodrigues)
flora pila carne seka no pilão de sua prima mariazinha de choco tirinha
nemi rosa na casa de delhão, a famila rosa aqui é bem musical, sua mãe tokava banjo
oncinha, figuraça, seus ascendentes foram negros e brancos do vale do rio verde
naõ a conheço mas achei legal seus traços graciosos de afro-tapuia
meu modelo favorito sempre fashion
mora em itaguaçu mas vem comerciar na rua grande, smepre com seu indefectível kachimbu
dona venera de zeka de marko, no seu tempo se casava com quem os pais indicavam, zequinha não era bem o q ela queria
cota de tõe de kota, chegou aqui com tõe nos anos 80 e não saiu mais
zefa torres de manezin paiva torres é do povoado de vargem de gentio do ouro, terra de inacio silva paiva q veio com um irmão de cariranha garimpar nos assuruá por volta de 1819, mora em uibaí desde os anos 60

nen maracutaia tem sang de nagôs e tapuias do assuruá














terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasil fica em 53º lugar em prova internacional que avalia capacidade de leitura


Brasil fica em 53º lugar, á frente da argentina e atrás de trinidad e tobago, país q ADORO!!


LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA
O Brasil obteve o 53º lugar, em uma lista de 65 países, numa prova internacional que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos. Além da leitura, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) também avaliou as habilidades dos estudantes em matemática e ciências.
O exame, que é aplicado a cada três anos, é divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Juntos, os países que participam do Pisa representam aproximadamente 90% da economia mundial.
No Pisa 2009, o foco de análise foi a leitura. Nesse ranking, o Brasil obteve 412 pontos --a China, primeira colocada, chegou a 556 pontos. Foram avaliados diversos aspectos na leitura, como a capacidade de reflexão, avaliação e interpretação dos alunos, por exemplo.
De acordo com o relatório divulgado pela OCDE, o Brasil teve "um grande ganho" na nota de leitura nos últimos anos. Apesar disso, o país ainda fica atrás de Chile (44º), Uruguai (47º), Trinidad e Tobago (51º) e Colômbia (52º). Por outro lado, o Brasil conseguiu ficar à frente da Argentina (58º) e do Peru (63º).
Em ciências, os estudantes brasileiros ficaram com 405 pontos. Em matemática, a nota ficou em 386 pontos (a China obteve 600 nesse quesito).
DIFICULDADES
O relatório apontou que o Brasil tem dificuldades para melhorar a educação, uma vez que o país é grande e tem muitas escolas rurais.
Sobre o levantamento, o Ministério da Educação afirmou que o Brasil está entre os países que mais cresceram no Pisa nos últimos anos, cumprindo a meta do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) de atingir a média 395 pontos nas três matérias.
1 China (Xangai) * 556
2 Coreia 539
3 Finlândia 536
4 China (Hong Kong) ** 533
5 Cingapura 526
6 Canadá 524
7 Nova Zelândia 521
8 Japão 520
9 Austrália 515
10 Holanda 508
11 Bélgica 506
12 Noruega 503
13 Estônia 501
14 Suíça 501
15 Polônia 500
16 Islândia 500
17 Estados Unidos 500
18 Liechtenstein 499
19 Suécia 497
20 Alemanha 497
21 Irlanda 496
22 França 496
23 Taiwan 495
24 Dinamarca 495
25 Reino Unido 494
26 Hungria 494
27 Portugal 489
28 China (Macau)** 487
29 Itália 486
30 Letônia 484
31 Eslovênia 483
32 Grécia 483
33 Espanha 481
34 República Tcheca 478
35 Eslováquia 477
36 Croácia 476
37 Israel 474
38 Luxemburgo 472
39 Áustria 470
40 Lituânia 468
41 Turquia 464
42 Emirados Árabes Unidos 459
43 Rússia 459
44 Chile 449
45 Sérvia 442
46 Bulgária 429
47 Uruguai 426
48 México 425
49 Romênia 424
50 Tailândia 421
51 Trinidad e Tobago 416
52 Colômbia 413
53 BRASIL 412
54 Montenegro 408
55 Jordânia 405
56 Tunísia 404
57 Indonésia 402
58 Argentina 398
59 Casaquistão 390
60 Albânia 385
61 Qatar 372
62 Panamá 371
63 Peru 370
64 Azerbaijão 362
65 Quirguistão 314
*Municipalidade autônoma
**Regiões administrativas especiais
 


TRANSPOSTO DO SITE UOL

domingo, 5 de dezembro de 2010

É DOSE 2!!!

ESTA SEMANA COLOQUEI NUMA DAS PROVAS( A ÚLTIMA) DE UMA MATÉRIA DENOMINADA "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" OU ESTUDO AMBIENTAIS DOS GEOAMBIENTES UIBAIENSE" duas questões q tinham o seguinte teor: caso fosse criada  uma unidade de conservação( tipo APA, estação ecológica e cia) quais OITO ANIMAIS SILVESTRES q ainda existem no trecho não serrano vc citaria e quais OITO PLANTAS SILVESTRES ( da caatinga nossa) vc citaria???

ninguém lembrou do incó( icó) na prova, planta q desde o tempo dos tapuias tinha peso na nossa cultura
APENAS CERCA DE 10% conseguiram mencionar corretamente as oito plantas e os oito animais, tiveram mais dificuldades como ja esperava com animais, o agravante é q eu esperava q os alunos da zona rural e os da sede q são mais próximos a questão agrícola tivessem mais facilidade, entre os homens  isso aconteceu um pouco mais, só um pouco mesmo já  entre as mulheres o apagão foi radical. Entre os adultos sobretudo os homens acima de 25 anos, boa parte conseguiu chegar a 6 animas e as 8 plantas, mas, na galerinha abaixo de 18 anos, o bicho pegou , foi contado de dedo quem citou  4 corretamente.

E OLHE Q ISSO FOI FEITO EM DUAS TURMAS DE 3º ANO, pessoal q tá saindo do chamado "ensino médio", vários deles prestaraõ vestibular nesses dias. Apesar de ser um tanto quanto  arredio  á regras do português formal e tal( isso tem dado o q falar aqui no blog né) chamo á atenção deles q em vários momentos as tais são exigidas ( redação de concursos por exemplo) e aí bicho pega se a galera contninuar com tanto "pobinha", "prear", "préa", "cebra fação"( quebra facão), anda sol, andaso, tatú, umbú, cantiga de porco, caatinga de porço, saruè"...
MAS O Q ME INTRIGA MAIS É: por q caatingueiros não sabem mais mencionar oito plantas e oito animais do seu BIOMA mesmo os do considrado "mato" (zona rural)???
TALVEZ UMA PISTA  esteja no q quase todos eles do terceiro ano me confessam, ao terminar os "estudos" pretendem cair fora daqui, vários  e várias passam o ano todo me dizendo:- pÔ celito não sei pra q tu quer q a gente saiba dessas coisa de caatinga, lá fora isso vai me servir pra q??
bromeliáceas como a mancambira, cactos e arbustos diversos são símbolos do nosso bioma cada vez mais esquecidos pelos  pr´oprios caatingueiros

o imbiruçu é uma planta vistosa e de boa serventia, mas quem sabe disso??

caatinga na transição de seca pra verde

lajedo calcário com cactos, ao fundo  centenas  de arbustos verdejam a vista, a caatinga tambem é verde

a degradação vai comendo nossa caatinga pelas beiradas... o q sobrará??
Quando tive  contato com o "registro de terras" de 1858 relativo a nossa região, uma das coisas marcantes para mim foram  as SEGUINTES descrições: parte  das terras fica numas "caatingas incultas sem serventia nenhuma", "numa caatinga sem  capacidade"... mais  de 150 anos depois tratamos ainda nosso bioma como algo sem "serventia" e "capacidade"...

É DOSE!!!

REALMENTE MAIS UM FINAL DE ANO COM NADA DE INTERESSANTE ROLANDO POR ESSE PÉ DE SERRA VÉI, poderia até se ter algo, o pessoaL do IPÊ TERRAS grupo q abraça a permacultura, tendencia agroecólogikca, propôs um evento em uibaí acerca de "trokas de sementes crioulas" envolvendo agricultores de vários municipios, algo q ja vem fazendo a algum tempo com o objetivo de estimular os agricultores á valorização das sementes de nossa agricultura em vistas a mantê-las( se é q ainda seja possível) livre do esquemão das sementes do agrocapitalismo das holdings poderosas como monsanto, bunge, cargill, syngenta(  como essae nome soa pesado vixe)e cia, mas o  prefeito alegou falta de recursos, isso e aquilo... SITUAÇÃOZINHA CRÍTICA ESSA A DA NOSSA POBRE PREFEITURA, a continuar assim, é dose, até compreendo q historikamente as pequenas prefeituras vivem na base do pires na mão, atrás de uma obrinha do governo aqui, uma emenda do deputado mais próximo e tal mas qdo se  alia a dificuldade com centralização, falta de imaginação-criatividade, falta de uma oposição forte e uma sociedade organizada para tensionar alguma coisa, o resultado é esse, nada de interessante acontecendo, o q se vê é exploração dos trabalhadores, uma coisa sendo feita aqui e ali, geralmente de forma lenta, estranha as vezes, de mau gosto a maioria , enfim tá brabo ...
POR OUTRO LADO a coisa continua feia pro lado da serra, o balneário do brejo ta fazendo uma bagaceira numa vertente do vale do riacho canabrava, parece q é pra um estacionamento, estacionamento em encostas geralmente é algo q exige engenhhosidade para q além da "ferida" q se abre no ambiente as consequencias não sejam tristes como erosão com ravinamento e assoreamento, no pior dos casos, deslizamentos da encosta, tomara  q pelo menos, façam uma barreira de pedras com grama ou cia para q não fiq tão feio o local agredido e a erosaõ naõ cause danos maiores nas partes mais baixas...

NOVA ENQUETE LA EMBAIXO, VOTE!

va até  a área marrom  e se possível deixe sua marca lá, valeu????

sábado, 4 de dezembro de 2010

DEZEMBRO EM UIBAÍ mudança de hábitos 2 OU FOTO COM HISTòRIA 4

nem sei quem tá sendo agraciada na foto nem quem seja o agraciador mas sei q aí se trata de uma SOLENIDADE DE FORMATURA DE 3º ANO MAGISTÉRIO DO COLÉGIO CNEC no salão do gremio em uibaí anos 70.
O Q MARCAVA dezembro até meados dos anos 80 por aqui eram a festa da padroeira, as lapinhas( os tais présepios modernosos q hoje tem aos montes ja chegavam com força nas casas dos mais ricos, da classe média e de alguns pobres, vó jovita q era metida  a chiq e modernosa não tava mais  nem aí mais paras curiosas lapinhas q  fazia todo ano qdo morava na quixabeira , ja aderira áqueles troços brilhosos das árvores de natal e as imagens de papai noel e ao  papel estirado com a frase clássica: feliz natal, nem lembro se tinha  a "criativa" próspero ano novo).
A JUVENTUDE NAS DÉCADAS DE 70 E 80  se ligava a duas coisas, os CARTões DE NATAL  eram  febre, ainda é hoje só q pela internete  e o interessante é q as mensagens ainda são pratikamente as mesmas até por q todo mundo perseg ainda as mesmas coisas né: felicidade, saúde, paz, dinheiro...
A OUTRA COISA ERA A FESTA DE SOLENIDADE DE FORMATURA DO MAGISTÉRIO ihhhhhh aquilo era um acontecimento gente, a galera do 3º ano passava o ano todo preparando e sonhando com esse dia maior em dezembro e não era pra menos,  PARA OS POBRES ERA UMA VItó´RIA EXTRAORDINÁRIA, ter um filho ou filha galgando algo q décadas antes era coisa apenas da elite( e aí se vê a importancia da CNEC no sertão, algo espetacular q necessita ser melhor estudado)ser " formado" dava status, possibilidade de empregos considerados decentes pra época( e alguns até hoje), pois tirar o equivalnete a segundo grau abria um leq de opurtunidades e assim se poderia vir a ser uma auxiliar de enfermagem, trabalhar em secretaria de órgãos publicos, quem sabe se tornar  bancário(a) ah ser bancário era uma coisa esplendorosa para todos, imagine pra um filho de um pekeno agricultor??
Imagine um curso superior como d medicina e direito e houve casos de gente muito pobres q chegaram a façanha de cair dentro de um curso desses, talvez o caso mais emblemático e badalado foi o de carlos de rita( carlos rocha), filho de mãe solteira  lavadeira de roupa, com trocentos irmãos e q vendia pão qdo criança, com intrepidez e inteligencia se tornou advogado em salvador( e aí q se ve a escandalosa importancia da CEU, ah ceu, sofri ali mas valeu demais) dpois entrou através de concurso para um cargo disputado até mesmo pela elite mais alta da bahia, nem sei bem qual o cargo, sei q é alto e q faz com q ele seja um dos uibaienses q alcançou  uma das ascensões mais impressionantes da história.
NA FOTO UMA DAS COISA Q ME CHAMA A ATENÇÃO  É A PRESENÇA DE DJALMA BESSA ao lado direito sentado, ele q é ainda é vivo e mora em salvador, tem sang da familia rocha machado daqui( seus avòs eram do assuruá), era da elite de xiq-xiq e tal lugar ainda mantinha razoável influencia em nossa terra, irecê ainda naõ  era essas coca-cola no período. BESSA nos anos 60 montou uma base pol´tica aqui até por q  como deputado estadual  ajudou na emancipação de uibaí... nessa époka da foto ele ja devia ser  dep federal e talvez tenha sido convidado pra ser paraninfo, padrinho ou algo do genero da turma formanda, isso dava peso simbo´liko( e grana) á festa e pra ele uns votinhos mais tarde né?
Quem aparece  tambem é PASCOAL NÉRI( assinando documento), rapaz talentoso q qdo recem formado como professor pela CNEC de xiq-xiq sua terra,   foi trazido por pedro rocha machado  pra ajudar na fundação do colégio aqui, mais tarde se tornou o braço direito do prefeito joão ferreira e acredito q e está ali como gente do primeiro escalão da prefeitura na solenidade.

GENTE SERIA INTERESSANTE SE ALGUEM  "DESCOBRISSE" QUEM SÃO AS OUTRAS PERSONALIDADES NA FOTO SOBRETUDO A MOÇA FORMANDA... DESDE  JA ,GRATO!

AH MOTO AHMOTU AMO TU

punho direito : poder
poder de controlar a velocidade
domar algo tão adrenalínico quanto imprevisível
equilibrar-se em duas rodas
mas não se sentir como tal
e sim na mais confortável poltrona
observar o espaço
calcular os espaços: geografia e matemática
o sabor dos ventos, uhmm o das brisas marrebom
o apertar no freio ah a maciez  inclinante e suave do  pé direito
o toq do pé esquerdo acionando marchas
pesando e amolegando o  rosnento  motor
controle, poder, matemática, geografia
pilotar moto é tudo isso
sensações, emoções
raciocinio lógico, lógico, fino, físico e químico
ação instintiva á flor da pele: biológico
equilbrar-se em duas rodas: meio mímico
como se tivesse em uma bela poltrona rolante
a sensação de perigo a cada curva
o aceno da morte perto ou distante
a volta ao tempo das cavernas, sim
para domar e dosar os cavernosos instintos: pré história e história
ah eu amo história, eu sou história, faço histtória
pilotar moto é tanta coisa junta
não esperava tanto
mas hoje curto uns tantos
MOTO
um objeto mais q funcional
objeto substantivo substancialmente abstrato, te trato
MOTO: ah moto. ahmoto. amoto. amotu. amo tu
vrunnnnnnnnnnnn!!!!!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

BRIGADÃO PELA FORÇA e agora vote na nova enquete!!

SOBRE REGRAS GRAMATICAIS, LÓGICA, COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS NO BLOg
precisam ser levadas em conta ao pé da letra sempre pois vc é um "professor"  5%
precisam ser levadas em conta pois tá complicado entender o q vc escreve 2%
não é fundamental mas se vc fizesse isso seria uma boa 8%
não é fundamental e alem disso tiraria sua naturalidade 61%(21VOTOS)
deixa como tá, caso não entenda alguma coisa eu pergunto 11%

34 VOTANTES até odia 2 de dezembro 2010

POIS BEM, COMO PERCEBEM 72%  dos votantes não se incomodam com  meu estilo seja lá o q aqui no blog, 7%  não gostam e queriam algo diferente, ou seja nos padrões formais e 8% fikaram naquela do incomoda mas pode deixar como tá , blz, regras e tais não são fundamentais mas q ajudam , ajudam...
FICO Á VONTADE  PRA LEVAR A COISA COMO VINHA ainda bem, caso o reslutado fosse diferente iria ser tora pois ou eu  excluiria o blog ou então as pessoas teriam q se "adaptar" (e outros engolir mesmo),  talvez  em algum momento pediriam pra mim "melhorar"  o troço( estão livres pra fazer isso) ou quem sabe iriam ignorar meu blog, como talvez farão , ou não?? não cabe a mim escolher quem vem aqui mas se vier pode até ser contra este estilo mas por favor não venha com história de "professor", disso e daquilo, opine contrariaramenete mas se for pra fazer pressão, chakota, humilhação aí peço encarecidamente q kace outro blog, outro site, outra praia. Me deixa na minha viagem porra...
ANTES Q ALGUM ENGRAÇADINHO VENHA AQUI DISTORCER AS COISAS e questionar maldosamente como se eu tivesse querendo "apenas BAJULAÇÃO" , REITERO, nada disso, podem discordar , propor algo difernete e tal desde q não me ponha camisa de força no sentido de eu mudar meu estilode expressar  ou  meu jeito de ser por q sou "professor"...

AGORA vá la na área marrom e vote na nova enquete, caso vc não conheça uibaí, ótimo, vá pela intuição ou pela afinidade com alguns dos bichos, todos ali representam  fortemente nossa terra ou por q ainda tem bastante o q demosntra resistencia á toda brutal degradação ou por q ja teve muito e deixou "rastos" fortes na nossa história ou pelas duas coisas ou por q é um animal q chama a atenção de todos por algo q não se conseg explicar!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A "FEBRE" AQUI TEM NOME: sela vaqêra!!!

eu não merecia
e vc não devia
me deixar sozinho
nessas noites frias
perdi meu tempo pensando no tempo
em q perdi meu tempo
por amar você
seu perfume ainda
tá minha minha roupa
e lembrar seus beijos me dá água na boca
mas sem teus beijos
pra matar minha sede
vejo meu desejo
morrer de desgosto
foi meu desgosto
em ver vc partir
meu coração partindo
foi um desatino
foi um alvoroço
foi meu desgosto
foi mês de agosto
se estou bebendo
é pra aliviar a dor dessa saudade
é pra fugir um poouco da realidade
é pra te arrancar do peito
mas vc não sai
se te esquecer eu esqueço de mim
e já não me conheço
tô pagando caro sem saber o preço
dessa tua falta 
vem cobrar de mim.

DEZEMBRO EM UIBAÍ mudança de hábitos





ALGUMA COISA TE CHAMA A ATENÇÃO NAS FOTOS ACIMA e ao lado?? talvez não tenha nada aparentente "chamativo" nas 3 fotos mas pelo fato de morar perto da igreja e de ser curioso( e estudioso) das coisas de uibaí ha sim algo q me chama a atenção. ESSAS FOTOS FORAM TIRADAS DOIS DIAS ATRÁS QDO TIVERAM INICIO AS NOVENAS da FESTA DE NOSSA SRA DA CONCEIÇÃO antigamnente( até a metade dos anos 70) a festa mais badalada e esperada da cidade. A CULMINANCIA TODOS SABEM Q É NO DIA 8 DE DEZEMBRO. UMA DAS COISAS Q ACONTECIA DURANTE AS NOVENAS ERA ALEM DAS MISSAS DENTRO IGREJA UMA AGLOMERAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS na frente e em volta da mesma. Dezenas de jovens e crianças marcavam presença todos os dias,varios desse jovens "fikavam" pela primeira vez com alguem nesses dias, as paqueras rolavam proximo a igreja e os beijos e amassos no jardim e ali próximo. A algazarra da criançada tambem era uma das marcas desse período. NO ENTANTO desde o ano passado percebi q a juventude evaporou da área nesse período e pelas fotos ACIMAA, apenas uma poucas crianças ainda figuram no cenário igrejístiko. Talvez não tenha todos os "porquês" mas é certo q os jovens de hoje tem uma liberdade bem maior q antes,noas 70 e 80 a maioria dos jovens sofriam marcação cerrada dos pais q aliviavam a barra justamente nesse período, nos anos 90 a coisa foi arrefecendo, os jovens vinham pois a igreja virava o "point" nessa époka.TRADIÇÃO ANTIGA. O TEMPO FOI PASSANDO e o point perdeu a graça, lan house, colégio, mercadão, praça da educação vem sendo os locais de encontro á noite e como os pais já não ditam pesadamente( grande parte nem moderadamente mais) as regras e como não há mais aqueles "grupos de jovens" católikos, adeus igreja nesse período de novenas... ALGUEM TEM ALGO MAIS A DIZER????