quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A VOZ DE XIQ-XIQ tá mal hein!!

XIQUE-XIQUE É UMA CIDADE POR QUEM TENHO UM CARINHO ESPECIAL,  nasci ali numa  das ruas tradicionais( agrario avelino, antiga s.francisco qdo maria de jovita me teve numas de suas casinhas modestas ainda lá), alem disso ela povoa minha mente desde criança qdo ja em uibaí ouvia falar muito na cidade q um dia ja fez o papel q hoje irecê faz( dos ano 40 do seculo xix aos aos 60 do seculo xx), uibaí inclusive pertenceu a xiq-xiq por muito tempo e qdo ampliei minhas pesquisas históricas no APEB( arquivo publico da bahia) a farta documentação relativa akele lugar me fez a ficar ainda mais proximo e mais conhecedor dela...
    Em xiq-xiq  tem um blog chamado  A VOZ  q ja chegou a ser um jornal impresso, á frente dele tem gente de sang uibaiense, tal veiculo de comunicação é pra ser a "principal a voz " da oposição xiq-xiquense, liderada pelo pt (como o pt erodiu  perdendo sua essencia, é cada tipode petista hoje q sei não) e outros partidos inclusive o psdb (nada de estranho por q hoje ha pouca diferença ideológica e cia entre eles), o q mais os une é a contraposiçao ao braguismo( reinaldo braga e seu grupo comandam a prefeitura faz tempos), ali vive-se ha tempos uma briga encarniçada semelhante a nossa aqui, o ódio é uma das marcas e ainda como aqui, um lado só vê defeitos e maldades no outro, o "bem" está sempre ao lado do grupo ao qual se faz parte. Na prática os dois grupos poucos se diferem, a oposição, pelo menos, o grupo mais famoso tem pouco ou nada  de diferente a oferecer, pelos candidatos a deputados federais e estaduais q apoiaram agora por ultimo, se percebe q ali ha uma "briga" dos mais do mesmos, mas tal oposição se arvora de paladinos do "progresso" e da "decencia" , bla bla, coisa de de todo político tradicional.
  VEJA O NÍVEL DE TAL OPOSIÇÃO E A POSIÇÃO DO BLOG A VOZ: apareceu uma postagem dizendo q tá prestes a vir pra cidade uma radio fm de salvador e pedia aos leitores q sugerissem nomes para  tal rádio, até aí tudo bacana, estimulo ao processo democrático e tal, mas eis q eu caí na bestage de PERGUNTAR SE A RÀDIO PERTENCIA  A ALGUM GRUPO EMPRESARIAL GRANDE OU A ALGUM POLITICO DE RENOME , questionei  q, fosse de tais agentes não haveria a tal "excelente programação"   q o texto propalava , teriamos sim mais uma emissora a fazer a mesma coisa em grande parte babosenta das varias q ja temos pela região. Não apareceu resposta quanto a pergunta, o q apareceu foi um anonimo com o pseudonimo "de bem com a vida" me chamando de revoltado, desesperado, perguntando se havia alguma coisa na vida q eu não fosse contra, se havia alguma coisa no mundo q eu aprovasse, botou negocio deus pelo meio, acho q se tratava de alguem perto ou do nucleo duro do blog pois em alguns posts me coloquei contra o horror q o governo wagner faz com os trabalhadores da EBAL-CESTA DO POVO, em outros critiquei a oposição e a situação em relação ao nível horroroso do debate q rola no blog, aliás não é debate, é uma espécie "ring virtual" onde braguistas e anti braguistas duelam encarniçadamente, o engraçado é q ninguem se expõe, é um quebra pau de fakes e anonimos...
  TENTEI DIZER AO ANONIMO q uma das coisas q acho interessante é debater com alguem, digamos real, debater com fakes e anonimos é meio canhestro e chato, nem consegui enviar o comentário, não sei se ja haviam feito um mecanismo de impedir envios de comentarios meus, o certo é q no outro dia nem o meu nem as bobagens expelidas pelo anonimo estavam lá, foram simplesmente DELETADAS : GRANDE LIBERDADE DE EXPRESSÃO HEIN????
  TALVEZ o "a voz"  diga q liberdade de expressão só se for á voz mesmo e ao vivo, A LIBERDADE EM DÍGITOS NÃO VALE, acho q esse pessoal é dakeles q apoiam a funesta ideia de lula de enquadrar a imprensa, de faze-la medir as palavras, enfim de controlá-la ao seu gosto, a q nível o pt-lula chegou gente, mas aí é outra conversa... deixo aqui então o meu protesto e minha chateação quanto a atitude do a voz e externo minha tristeza em relação a oposição de xiq-xiq q agindo desse jeito pode se esperar o q dela???
  
   

4 comentários:

  1. Nos próximos meses Xiquexique ganhará novo serviço de Rádio FM comercial de longo alcance. A concessão radiofônica é de propriedade da FM Indústria LTDA de propiedade do Deputado Federal Felix Mendonça Júnior o Felinho.

    Para quem não sabe, uma concessão radiofônica se consegue através de licitação pública quando o Ministério das Comunicações disponibiliza para cada município.


    A rádio será comercial podendo explorar serviços e sem as limitações de alcance e conteúdo como acontecem com uma rádio comunitária. Quem trouxe a noticia deste novo meio de comunicação para Xiquexique, foi o Deputado Federal Felix Mendonça Junior que é sócio da Radio Tudo FM em Salvador BA, a qual trabalhará em cadeia com a nova FM. A nova FM funcionará em cadeia com a TUDO FM de Salvador, e terá excelente programação. Terá também programação local, com espaço para jornalismo e publicidade.
    EXTRAÍDO DO BLOG XIQUESAMPA...
    pronto tá explicado o por q do a voz ter se chateado, le quer dá uma de imparcial e tal e acabou infelizmente usando do artificio mais baixo possivel pra evitar questionamentos... Q VOZINHA MIXURUCA !!!

    ResponderExcluir
  2. Celito, acho que fazer as críticas embasadas é necessário. Mas o que se tem visto cada vez mais nas tuas opiniões é uma oposição emocionalista que não tem pudor em reprodiuzir os discursos preconceituosos e elitistas dos meios de comunicação/empresas das elites. A "informação" de que Lula quer "controlar a seu gosto" a imprensa é de uma sandice tão ingênua...chega a ser lamentável. Onde vc viu/ouviu isso? Onde tá escrito? Este discurso contra o controle social da mídia, desta forma com que tu e as elites da comunicação fazem - preconceituosamente, escancara a defesa ferrenha dos interesses dos grupos que querem manter a dominação ideológica.
    Não entendi a serviço do que vc faz coro a este discurso ideológico e, portanto, falacioso(?). Tomara que, pelo menos, a intenção seja boa.

    ResponderExcluir
  3. pois é vavá vc diz q tô sendo "emocionalista" e mesmo "ingenuo" mas observe no q vc fala tambem, percebe-se q ha uma carga muito forte de emoção e oxalá de ingenuidade pois parece q governo lula tá travando uma luta medonha contra a elite como se esse gov estivesse contrariando os direitos e privilégios dela, devagar com andor caro vava... ´
    Primeiro vc não questiona nada acerca da sacanagem q o blog petista fez , se apegou apenas á questão lulista.
    Segundo, não é preciso dizer e escrever as coisas para se saber sobre elas, a todo momento q a imprensa aperta o cerco(mesmo fora de periodos eleitorais) fica claro como lula e os petistas morrem de vontade de calar a boca dela e o álibi é forte pois ela em grande parte está a serviço da direita mais cavernosa e preconceituosa mesmo, sei disso, ela tão sacana q o gov lula hoje é totalmente ligado ao satatus quo elitista mesma assim ele não visto como alguem com sua cara e não o quer lá em cima...
    Se vc ler akele post do meu blog QUEM É MAIS ESCROTO NESSSE IMBRÓGLIO... vc verá q não faço coro á tal midia atrelada ao psdb-dem mas tambem não concordo com a ideia de tentativa de controle e intimidação, não me venha com termos eufêmicos (controle social) isso não cola, todos os q estão no poder odeiam serem fustigados quanto mais qdo são tratados pelos seus como "santo"...

    ResponderExcluir
  4. Caro Celito, não quis aqui fazer qq agressão pessoal a ti e acho que este espaço tem feito a diferenção exatamento por não cair neste erro.
    O cerne da minha crítica é o despudor de se reproduzir como verdadeiro o que não tem qq base real: o discurso falacioso e terrorista de que Lula quer "controlar a seu gosto" a imprensa. este é o discurso dos donos (poucos) das empresas de comunicação e oposto aos interesses da democratização das mídias.
    Não concordo com a afirmação de que Lula está "travando uma luta medonha contra a elite"... Mas querer jogá-lo a pântano comum dos governos anteriores é desconsiderar os inúmeros avanços sociais, ambientais, econômicos, etc do governo Lula...mesmo não contrariando os "interesses" das elites - se é que isso não contrarie os seus interesses...ainda que modestamente. Mas não se pode desconsiderar a realidade. É a partir dela que se deve lutar pela avanço nas conquistas e não, ignorá-las.

    ResponderExcluir