quinta-feira, 14 de abril de 2011

OS KAEU : haussá--nagô e lusos -nagô-tapuia do assuruá, um resumo da história do brasil!

JOÃO KAEU FOI BATIZADO COMO JOÃO ALVES DA SILVA na pia batismal foi citado como filho natural de CONCEICÃO ROSA DE JESUS, o nome do pai não aparece pois esse era uma rapz ja casado, ela uma negra retinta filha dos afrikanos fracisco haussá e rosa nagô-mina , o genitor na verdade era um rapaz branco de uma extensa e tradiconal familia das serranias do assuruá. O menino joão tem com isso uma história muito semelhante a milhares e milhares de crianças q nasceram nesse mesmo "estilo", um estilo q acabou virando uma das marcas do brasil.

ela é descendente dos kaeu, seus filhos tambem e dos q escravizaram os kaeu , reviravolta historika
NAÕ SEI O Q SIGNIFICA A PALAVRA KAEU, mas essa palavra provavelmente é de alguma língua afrikana, talvez do iorubá ou muito provavelmente do haussá( etnia-nação de fracisco) ja q tal denominação era o nome q se juntava ao nome  português francisco, designação cristã q carregou pro resto da vida o escravizado CHICO KAEU q  foi pego ainda criança ou no inicio da adolescencia na bacia do rio níger( atual nigéria) nos anos 40 ou inicio dos 50 do seculo xix, de la foi levado até um dos portos escravagistas do golfo da guiné(afrika) e após muito penar foi aportado em salvador, dali  "comprado" pela familia CUNHA E SILVA -CARVALHO DOS SANTOS  trazido pro assuruá junto a alguns outros escravizados homens e mulheres pratikamente crianças.

GRILA  e seu filho borrinha, descendentes de chico kaeu e rosa nagô...povoado de calderão de uibaí
Tal familia( cunha e silva-carvalho- ribeiro) tinha ganhado muito dinheiro em comercio e garimpo dentro de sua proprio terreno  no chamativo povoado de cotovelo, entre os escravizados da leva de chico kaeu estavam o angolano paulo e a nagô-mina(iorubá-gege) rosa, essa mais tarde se tornou esposa de chico( uma sorte pois os "donos" naquele tempo não eram afeitos a casamentos cristãos do "seus cativos") ja paulo q deixou um depoimento de conteúdo histórico espetacular( taiane dantas o reproduz em sua dissertação de mestrado) teve junto com o nigeriano chico uma empreitada macabra no ano de 1859 qdo se envolveu na morte de seu "dono" numa trama escrotissima bolada pela esposa dele q era português( antunin maroto ribeiro), ela usou  os rapazes  e filho dela de apenas 12 anos e mais um "pistoleiro" pra elminar a machada o português e apossar de seu "ouro". ESSA LOUCA HISTÓRIA AINDA QUERO CONTAR COM MAIS DETALHES AQUI...

O CASAL AFRIKANO CHICO KAEU E ROSA NAGÔ  teve apenas uma filha a qual puseram o nome de CONCEIÇAÕ, nessa época moravam no cotovelo com os "donos", o portugues domnigos carvalho dos santos e esméria cunha e silva), ainda adolescente como era de costume,  um homem de 27 anos chamado BELARMINO JUVENAL primo de esmeria, provavelmente "seduz" á força conceição e deixa dentro dela um o garoto(nascido em 1884) q mais tarde seria conhecido como antõe feio por uns e totó por outros,anos dpois  conceição engravida de outro homem( casado tambme) da mesma familia, se chamava CELESTINO ALVES DA SILVA sobrinho de belarmino juvenal e com ele teve em  1889  o senhor q aparece na foto desse post, JOÃO ALVES DA SILVA ou simplesmente joão kaeu como ficou conhecido pro resto da vida.

CONCEIÇÃO SE TORNOU "PROSTITUTA", ja livre da escravidão oficial foi morar no SÃO JOSÉ do torneado, povoado famoso do assuruá próximo ao cotovelo, seus pais chico e rosa nessa época tavam morando no olho dágua dos queirós na época olho dagua de manequin( manoel sousa rego tetra avô de meu amigo pita paiva), para ali tinham ido na feroz seca de 1860 qdo maria conceição( a q tramou a morte do marido antonin ribeiro, bisavós de dona zelita de linde da veredinha e de tonhim de eneas daqui da sede) foi morar ja  "amigada com manequim do rego, fazendeiro de renome no pedaço.

AO TER JOÃO KAEU, CONCEIÇÃO LOGO o entregou aos pais e esse passa a morar no olho dagua os queirós no casebrezinho dos afrikanos q vivima agora não mais como escravos clássicos, eram agregados e cultivavam mandioca, frutas, feijão de corda, milho e criavam animais, levavam podemos dizer uma vida saudável pois rosa viveu até por volta de 1910( num inventário de 1871 consta q ela tinha 35 anos, viveu portanto mais de 70 anos) ja o tranquilo chico q falava português com extrema dificuldade - sua familia guarda até hoje la no gentio histórias acerca do linguajar do haussá-kaeu-  faleceu entre  1925-26 com 85 a 90 anos. Viveu muito, imagine q ele foi raptado pratikamnete crinaça na afrika, passou pelas agruras de uma viagem tenebrosa num navio tumbeiro, dpois virou "burro de carga" no enladeirado assuruá, com certeza passou fome  nas horrorosas secas  q  houve na segunda metade do seculo xix, em 1877 um afrikano escravizado da mesma familia cunha e silva morreu de fome, mas o velho kaeu passou por isso tudo e foi morrer serenamente na casa do filho joão no povoado de pacheco.

CONCEIÇÃO AINDA TEVE MAIS DOIS FILHOS, justino preto comum  rapaz negro de copixaba, justino pai de abdias costa q tem larga descendencia hoje no caldeirão de quincão aqui de uibaí e emídia com outro rapaz negro, ja emidia teve um filho chamado zé com um filho de frança de belarmino juvenal, belo era trisavô de meu amigo dode alves(juvenal)machado.
JOÃO KAEU, filho de conceicão e celestino juvenal alves da silva, seu pai era do povo q escravizou sua mãe

JOÃO KAEU JA ADULTO CASOU COM MARIA, essa uma cafuza filha de CHICO DA RUFA(francisco alves peixoto) e MARIA THEREZA  da familia dias tores, tradicional familia afro-lusatapuia do assuruá cuja uma parte é chamada de COMBOI da qual faz parte neura de rubim mãe de babalu DE UIBAÍe outra de COME CRU, desse faz parte geraldinho da SUCAM  q mora aqui mas é da barra do rio grande... HA A POSSIBILDADE DESSS DIAS TORRES DESCENDERAM DE ROBÉRIO DIAS, o muribeca, neto de caramuru e catrina paraguaçu q se V em todo livro de histo´ria do brasil, muribeca "torou" varias tapuias e deixou um povo de sang quente q até hoje faz história em todo canto.

ê assuruá véi de história gente!!! brigadão por chegarem( lendo ) aqui, mas até q a prosa tava animada né? até a proxima!!! COMENTEM , texto sem comentário dá raiva aos donos de blog!
zé umberto é descendente dos emblemáticos cunha e silva, pita paiva dos sousa rego e taiane dos rocaha-machado do assuruá-uibaí, ela fez sua dissertação de mestrado mostrando como foi o assuruá no seculo xix .A  histo´ria q envolve chico é a mais vibrante




Um comentário:

  1. Celito, meu caro, muito boa a sua pesquisa sobre o Nigeriano Chico Kaeu. Sou fissurado pelas histórias a cerca desses lugares mágicos que são Gentio do Ouro e Gameleira do Assuruá. Admiro também, a contextualização que vc faz com a árvore genealógia dos nosso antepassado e quem os representa hj.
    Seu trabalho é explêndido.

    ResponderExcluir