terça-feira, 2 de novembro de 2010

UMA SANTA BAIANA?? isso me faz lembrar vó jovita!

QUANDO CRIANÇA VIA MINHA AVÓ e muitas outras pessoas venerarem varios santos e santas, uma devoção intensa e ardente. Para a velha jovita e muita outras uibaienses, santos e santas foram entes mortais como nós, apesar de q eram mortais de lugares distantes, de uma terra onde gente de carne e osso fazia alguma coisa pra se santficar, diferente desta nossa terra véa onde as pessoas o q mais fazem é desagradar os seres celestiais fazedores de "milagres" e desejosos de louvores.
  PARA SER ELEVADO A CONDIÇÃO DE SANTO(A) alguem fez algo extraordinário em vida e milagres depois de morto, até aí minha avó tinha noção, claro q ela não tinha a percepção( nem era estimulada a isso) q além dos atos de "grande valia" havia e há por t´ras  todo um jogo estratégico, geopolítico, toda uma trança q envolve artitíficos e artemanhas muitas vezes nada edificantes. AH MAS JOVITA MENDES MACHADO na sua posição  de católika fervorosa não iria abstrair nem tampouco admitir q pra se tornar SANTO haveria( e há) toda essa maquinação mencionada. Sua religião era "santa", o papa era o tal, esse dando o aval, pronto, aval do papa era sempre algo grande, justo e indefectível, afinal, ele não é o represante mór de deus na terra?? só não aceita isso os incautos, pessoas de má- fé, tristes ovelhas desgarradas assim pensava vó jovita..
  IRMÃ DULCE  parece q está prestes a ser BEATIFICADA e com isso teremos uma SANTA q vários baianos e baianas, incluive uibaienses conheceram , pelo menos a viram de perto ou tiveram a honra de estarem no seu hospital em salvador num período em q ela estava por lá. OBAAAAAAA teremos uma santa de perto( pelo menos relativamente perto no espaço e no tempo né).
  Se minha avó tivesse viva iria gostar, vibraria, rezaria com paixão akelas benditas ladainhas q confesso, infernizavam meu juízo na infancia, por outro lado, ela não degustaria nunca a ideia de q tal beatificação dakela velhinha de aparencia frágil , de  bondade e serenidade inquestionáveis faz parte de uma estratégia de ROMA  de buscar fortalecer o CATOLICISMO  no brasil ( ainda  o país com o maior número de declarentes dessa religião do planeta), pois o trem tá feio pra ig católika, os crentes só aumentam, o espiritismo idem, candomblé e umbanda  são cada vez mais consideradas como religião( e são mesmo, é preciso parar com a sacanagem de  tratar tais manifestções como coisas do diabo) e assim tende a crescer e com isso a religião católica vem perdendo espaço paulatinamente mesmo tendo a GLOBO  e parte da elite( inclusive com vários canais de tv com programação semelhante a dos crentes) fazendo forças para q O CATOLICISMO se mantenha firme e forte, mas tá díficil galera...
   A BONDADE E A ALTIVEZ  realmente comprovadas de IRMÃ DULCE são apenas uma face de todo o processo ora em curso> terá resultados práticos e densos a beatificação da baiana??? ou será q nenhum santo ou santa dará mais jeito no revés por q passa a religião de minha querida vó jovita???

Um comentário:

  1. É mesmo que eu esteja ouvindo, se esteivess viva, minha vó, Cassimira Mendes Machado, irmã de Tia Jovita retrucar por conta da beatificação de Irmã Dulce: "Louvores a Deus e a Virgem Maria", rsrs. Pois é Celito, o kardecismo, as religiões afro e sobretudo as protestantes tem crescido bastante. Essas respostas políticas do Papa, como a beatificação da brasiliera, podem servir para cativar alguns fieies e segurar muitos que estão na corda bamba, mas, sinceramnete, não sei se isso é suficiente. No caso do Brasil, temos uma tradição cultural muito forte e enraizamento com o catolicismo, basta lembrar que a religião católica foi a religião oficila durante quase 400 anos, na Colônia e Império, só rompendo com a proclamação da república, as outras manifestações, as religiões afros, sobretudo o Candoblé eram tidas como "coisa do Cão", e eram duramente perseguidas pelas forças repressivas do EStado, bom que se diga o preconceito contra o candoblé e outras, continua...Mas sei lá, acho que as investidas dos católicos com sacadas como "A renovação carismática" levanta mais a Igreja do que a beatificação, sei lá, as pessoas mais jovens não estão muito interessados em "milagres", mas em encontros, e de preferencia regados a músicas, quem sabe uma bebidinha e muita interação. Mas são coisas que deixa o tempo falar, calo-me por aqui. Inté.

    ResponderExcluir