quarta-feira, 10 de novembro de 2010

IHHHHHHHHHHHH BENTO 16, o trem anda brabo pro lado da sua igreja

Gays fazem "beijaço" em protesto durante a passagem do papa pela Espanha


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Cerca de 200 gays fizeram neste domingo um "beijaço" durante a passagem do papamóvel pelas ruas de Barcelona, em um protesto contra a visita de Bento 16 e as políticas da Igreja Católica sobre temas como a homossexualidade e uso de preservativos.


Metade dos manifestantes se beijaram e a outra metade vaiou o papa em sua passagem pela Catedral de Barcelona, onde realizou uma missa neste domingo. O protesto ocorreu em meio a milhares de fiéis que esperavam entusiasmados Bento 16.
Josep Lago/AFP
Casal gay participa de "beijaço" de protesto contra visita do papa à Espanha; papa defendeu casamento entre homem e mulher
Casal gay participa de "beijaço" de protesto contra visita do papa à Espanha; papa defendeu casamento entre homem e mulher
Eles disseram se opor à visita de dois dias do papa, durante a qual ele criticou o que chamou de "agressivo" movimento anti-Igreja na Espanha e pediu para a Europa redescobrir suas raízes cristãs.
Jordi Petit, dirigente histórico do movimento homossexual na Cataluña, afirmou que a "hierarquia eclesiástica ataca há muitos anos os direitos humanos básicos", como sua insistência em proibir o uso de preservativos. Petit afirmou que a crítica é dirigida ao alto escalão da Igreja Católica e não "aos cristãos que fazem um trabalho positivo"...
A visita do papa tem como objetivo reacender a fé em uma das principais nações católicas do mundo. Bento 16 afirmou neste sábado que o anticlericanismo sentido hoje na Espanha remete aos anos 30, quando a Igreja Católica sofreu uma onda de violência e mal-estar em meio à guerra civil.
Centenas de peregrinos de todo país e da Europa esperam para ver Bento 16, que também percorreu os últimos dez quilômetros do Caminho de Santiago, do aeroporto à catedral.
Neste domingo, ele deve ter um encontro privado com os reis da Espanha, Juan Carlos 1º e Sofia e consagrará a Sagrada Família, monumento emblemático da cidade, assinado por Antoni Gaudí (1852-1926).
Seu retorno a Roma está previsto para o fim do domingo.
Esta é a quinta viagem de Bento 16 deste ano. Em abril, ele esteve em Malta; em maio, em Portugal; um mês depois, foi a Chipre, e por fim esteve no Reino Unido, em setembro passado.

Bento 16 afirmou que o anticlericanismo sentido hoje na Espanha remete aos anos 30, quando a Igreja Católica sofreu uma onda de violência e mal-estar em meio à guerra civil.
Victor R. Caivano/AP
Papa Bento 16 cumprimenta fiéis ao chegar na Espanha para uma visita oficial de dois dias; ele criticou anticlericanismo no país
Papa Bento 16 cumprimenta fiéis ao chegar na Espanha para uma visita oficial de dois dias; ele criticou anticlericanismo
Em entrevista a jornalistas, na rota à Santiago de Compostela, o papa disse ter criado um novo escritório no Vaticano para combater estas tendências seculares no mundo. Ele disse ainda que a Espanha é um dos focos centrais, já que teve papel crucial para reviver o cristianismo em séculos passados.
"Na Espanha, uma laicidade forte, agressiva, um anticlericanismo, uma secularização nasceu como vivenciamos nos anos 30", disse o papa. "Para o futuro da fé, é este encontro, não uma confrontação, entre fé e laicidade, que tem um ponto central na cultura espanhola"
 veja abaixo um dos comentarios no site uol, de onde tirei a reportagem

(...) "o papa disse ter criado um novo escritório no Vaticano para combater estas tendências seculares no mundo."(...)Impressão minha ou o Papa "tu.c.a.nou" a Inquisição? Sorte que estamos no século XXI, caso contrário, as fogueiras já estariam sendo acesas! Uma Igreja responsável por milhões de mo.rtes e abusos de seres humanos através dos séculos não pode ser Santa. Não creio que Jesus teria um banco, perseguiria pessoas e viveria em um Palácio de ouro. Torço para que essa laicidade amplie-se! POR ALEXANDRE SILVA NO SITE UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário