segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Onça suçuarana é eleita animal silvestre símbolo de SP

Publicidade
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo anunciou nesta quarta-feira que a onça suçuarana (Puma concolor capricorniensis) --também conhecida como onça parda-- foi escolhida animal silvestre símbolo da cidade. O felino recebeu 16.689 votos de um total de 84.140.
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Divulgação
A onça suçuarana foi escolhida o animal silvestre símbolo da cidade de São Paulo por meio de votação on-line
A onça suçuarana foi escolhida o animal silvestre símbolo da cidade de São Paulo por meio de votação on-line
As ações da prefeitura voltadas à proteção e educação ambiental será identificadas com uma figura estilizada da onça. Além disso, o órgão desenvolveu um personagem chamado Suçu para trabalhar a questão da biodiversidade junto às escolas.
A onça suçuarana foi escolhido por meio de uma votação on-line entre junho e setembro deste ano, onde concorreu com 14 candidatos.
Divulgação
A prefeitura vai usar o desenho do personagem Suçu para trabalhar a questão da biodiversidade junto às escolas
A prefeitura vai usar o desenho do personagem Suçu para trabalhar a questão da biodiversidade junto às escolas
Os animais que disputaram o título foram escolhidos por técnicos da Divisão de Fauna com a colaboração de professores e pesquisadores do Museu de Zoologia da USP, do Instituto de Biocências da USP, do Instituto Butantã e das ONGs Salve-Brasil e Centro de Estudos Ornitológicos.
Segundo a secretaria, a eleição começou concentrada entre aves, enquanto a onça ocupava a quarta posição, semana a semana. No último mês, começou a ganhar posições e venceu o concurso, seguida pelo bentevi, sabiá-laranjeira, joão-de-barro e periquito-rico.
CARACTERÍSTICAS
A onça parda é o maior felino registrado atualmente em São Paulo e o segundo maior do Brasil. Foi encontrada em duas áreas da zona sul: Fazenda Capivari e Parque Estadual da Serra do Mar. Trata-se do felino com maior distribuição no continente americano: do norte do Canadá ao sul da Argentina e do Chile --Terra do Fogo).
No Brasil, ocupa todos os tipos de biomas: Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, Pantanal e campos sulinos. Ela possui uma grande capacidade de adaptação aos diferentes ambientes e climas.
A suçuarana mede entre 86 cm e 154 cm de cabeça e corpo, e a cauda mede entre 63 cm a 96 cm. Seu peso varia de 29 kg a 120 kg, sendo os machos maiores do que as fêmeas. Possui coloração uniforme parda.
Tem hábitos solitários, terrestres e noturnos e alimenta-se principalmente de mamíferos de médio porte --como quatis, catetos, tatus e capivaras-- e vertebrados de pequeno porte. Nas áreas rurais, aproxima-se de habitações humanas e alimenta-se de animais de criação. Essa proximidade faz com que seja alvo de perseguição e contribui para a redução de sua população. A espécie é considerada vulnerável no Estado.
EXTRÁIDO DO SITE UOL

2 comentários:

  1. essa ainda temos em nossa serra azul,pelo ao menos por enquanto!!!!
    em minhas andanças pelas grotas de nossa serra,percebi a presença desta em varios locais,como:garapa,boqueirão do urso,aguada oculta(eu e reis de tereza,ainda ouvimos em alto e bom som os turros da gata),brejinho,chapadinha de mero(essa esta viva em algumas poucas fotografias que tenho,já que o fogo a destruio por completo)serra dos bois,brejo velho e cachorro queimado.sendo que no brejo velho seriam duas,os rastos também indicam que uma era maior que a outra.nunca tive um contato visual mas com certeza ela já deve ter me visto muitas vezes.
    OBS:também acredito que com a nossa "heróica" estrada na serra,até os rastos e as camas que viamos irão desaparecer.

    ResponderExcluir
  2. ihhhhhhhhh cangaço sei não, mas não ouvi mais falar suçuarana na serra não, fala-se por alto de lombo branco( q penso ser uma variação da pintada)e até da propria pintada mas a vlha parda não otrem aqui tá feio pra elas q foram donas da área ha mais de 100 anos, dos felinos , gato do mato e os parentes( mourisco, vermelho, maracajá) aintam pintam,mas, cada vez menos...

    ResponderExcluir