domingo, 14 de novembro de 2010

UMA LEI ASSIM CAUSARIA GUERRA POR AQUI !


Tudo começou por causa da barulheira de uns jovens na frente da porta da igreja no momento da missa .

No interior de São Paulo há uma cidade onde o barulho é proibido por lei, até um galo foi proibido de cantar. Tudo começou por causa da barulheira de uns jovens na frente da porta da igreja no momento da missa. Mas a briga contra os ruídos acabou se espalhando. Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo, está se tornando a cidade mais silenciosa do país. Nem o canto da madrugada. Nem o latido do melhor amigo escaparam do rigor da lei. “O galo foi levado de volta para o sítio e o cachorro foi levado do fundo para a frente da casa, onde ele late menos”, diz o diretor de segurança pública, Jaime Teodoro Furtado .

Quem visita Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo, deve tomar cuidado com o volume do rádio no carro. “O elemento vai ser abordado, orientado, para que ele cesse. Se ele insistir o veículo será guinchado, encaminhado para o pátio e o som será retirado e encaminhado ao Ministério Público e ele vai tomar as medidas cabíveis”, conta Jaime Teodoro. A fiscalização está nas ruas. Com base em lei federal 55 decibeis é o limite permitido na cidade. Mas o ronco do motor no refrigerador do varejão tem quase o dobro disso. A denuncia partiu do vizinho. "À noite incomoda muito, às vezes tenho até que ir dormir na minha mãe”, conta o estudante Luís Gustavo Nascimento .

Tudo começou com o som dos veículos na praça, que atrapalhava a missa e incomodava os vizinhos. Após tumulto e briga por causa do volume alto, o ministério público obrigou a prefeitura a ser mais rigorosa na fiscalização. Com tolerância zero, a lei do silêncio provocou o maior barulho na cidade. “Acho que precisa de um pouquinho de silencio mas não exagerado”, reclama uma moradora .

O bailão do fim de semana está suspenso. O clube onde a festança é realizada foi interditado por causa do som alto nas madrugadas. O barulho tradicional do bilhar foi o alvo da reclamação contra este bar. “Não tem mais opção de lazer na cidade. A gente tem que ir para fora se quiser sair", é o que diz uma jovem.

Até a igreja providenciou o isolamento acústico. Ao ser perguntado se a lei era muito rigorosa, o diretor de segurança pública (acho que o padre) nega: “Eu acredito que não”. O limite de 55 decibeis na cidade foi estabelecido por uma lei federal. Para quem gosta de silêncio, Patrocínio Paulista é o paraíso .

MATÉRIA SUGERIDA PELO  SEGUIDOR   DO BLOG XIQUESAMPA  ANIBAL JUNIOR DE ITAJUBAQUARA,GENTIO DO OURO BA . Extraído do blog  xiquesampa de adriano brito, xiq-xiquense q mora em são paulo.

6 comentários:

  1. A Barulheira é muito,e principalmente em uma cidade como Xiquexique onde inúmeros Bares localizados na principal e movimentada avenida da cidade e suas mesas expostas nas calçadas "Varam" a madrugada. O barulho é intenso e surdecedor,carros disputam quem tem o som mais alto,o melhor som,parece um campeonato de maiores decibeis. É legal pela agitação,mas pela barulheira,ah tudo tem seu limete.

    Abraço Celito Regmendes,parabéns pelo excelente Blog,e abraço em todos irmãos Uibaienses .

    ACESSEM O NOSSO BLOG XIQUESAMPA: www.xiquesampa.blogspot.com, noticias de Xiquexique,a nossa região,o Brasil e o Mundo .

    ResponderExcluir
  2. Pois bem Celito, mais uma vez ótima a sua analise. Porém, não possa afirmar que nossas opiniões se divergem, mais acho que em Uibaí ja existe essa lei do silêncio, pelo menos foi o que eu pude presenciar, quando estive ai a 4 meses atrás.
    Percebi que a intolerância e a ignorância por parte de algumas autoridades superiores, que assim se julgam, ou julgavam.
    De certo essa lei é de agrado para muita gente, no entanto, cria os seus desafetos. É no MEU ponto de vista, Uibaí só tem a perder. De fato deve se haver bom senso, tanto aos adoradores da "zuada", tanto aos contras.O que de fato não acontece. Numa roda de 7 ou 8, foi pedido para que o celular de uma pessoa que ali se encotrava para que deixa-se seu celular em modo "silêncioso", caso contrario, os homi poderiam passar ali, e levar o aparelho e o dono para o xadrez. Logico que não se passava de uma brincadeira, mais era melhor não correr o risco.
    O efeito disso é simples de ser notado: Vá no final de semana, na praça Marinho de Carvalho, na Praça da feira, ou na "praçinha" ou qualquer lugar onde o povo costumava se reunir, e me diga quantas pessoas ali se encontram, a não ser que seja em um dia de festa, e olhe lá!
    Uibaí ja foi o "point" do pessoal dos povoados, e de cidades vizinhas... infelizmentes algumas praticas adotadas acabaram expulsando os vizitantes, e até mesmo o povo daí, que procura diversão e lazer longe daí.

    ResponderExcluir
  3. "De fato deve se haver bom senso, tanto aos adoradores da "zuada", tanto aos contras.O que de fato não acontece."
    Vá no final de semana, na praça Marinho de Carvalho, na Praça da feira, ou na "praçinha" ou qualquer lugar onde o povo costumava se reunir, e me diga quantas pessoas ali se encontram, a não ser que seja em um dia de festa, e olhe lá!
    Uibaí ja foi o "point" do pessoal dos povoados, e de cidades vizinhas... infelizmentes algumas praticas adotadas acabaram expulsando os vizitantes, e até mesmo o povo daí, que procura diversão e lazer longe daí.

    LEANDRO CONCORDO QDO VC PEDE BOM SENSO AOS DOIS LADOS, ÉPOR AÍ MESMO porém ha de se ponderar obsevar melhor algumas coisas cumpadi.
    O q se fazia nas praças e em várias ruas antes era algo INACEITÁVEL, era um desrespeito aos ouvidos e liberdade dos outros sem tamanho... foi muito bom terem acabado com akela desgraceira...
    A "PRACINHA" q acho q vc fala talvez seja a da educação q de noite tinha virado point de jovens todos os dias. ALI NUNCA FOI PONTO DE ZUADA durante o governo de raulzin, o grande lance é q raulzin colokou umas LAMPADONAS bem fortes q deu uma iluminação e um colorido atraente e vc sabe q gente é como besouro gosta de "reberá" luzes... o prefeito atual tirou as lampadonas e botou umas "verdosas" meio fraconas, a praça perdeu a graça, talvez o prefeito aleg q a galera matava as aulas pra fikar pakerando ou apenas papeando ou talvez seja akela coisa do : -akelas lampadonas gastavam energia demais!!! bons álibis de um lado mas algo duro pros jovesn deglutirem de outrro né...

    ResponderExcluir
  4. "Uibaí ja foi o "point" do pessoal dos povoados, e de cidades vizinhas... infelizmentes algumas praticas adotadas acabaram expulsando os vizitantes, e até mesmo o povo daí, que procura diversão e lazer longe daí."
    calma leandro, uibaí nunca foi esses "points" todo, a vila sempre teve apelo mais diversivo q aqui, o pessoal de povoados e daqui curtem ainda bastante o KEkAS E principalmente o quinzena q me parece está com outro nome mas os dois ja dão sinais de desgaste... pela tarde e inicio da noite atualmente quem ta bombando são os "rangos-palhoça" na grota do OLHO DAGUA... ainda bem va´rios carros-bombas sonoras foram pra longe daqui, tem q ir pra muito longe mas muito longe mesmo...

    ResponderExcluir
  5. "O q se fazia nas praças e em várias ruas antes era algo INACEITÁVEL, era um desrespeito aos ouvidos e liberdade dos outros sem tamanho... "

    Exatamente por esse motivo, que acho que deveria haver bom senso por ambas as partes.
    De fato, a Vila sempre foi mais atraente, porém, eu me lembro, quando o movimento ainda era lá na praça velha, que podiamos dar como exemplo, o bar de Maria, que esse que ela abria com frequência ainda nem existia, o quando ela abriu devido ao movimento da feira, sempre era segunda opção...
    Pois bem, motivos são diversos, o que me estranhou foi vc não ter comentado não sobre a atuação da PM, ou um ou outro que dela, que vem sendo, ao meu ver, o grande "terror", com o choque de ordem, ai sim, que o bom senso deveria ser posto em pratica, é o dever da policia manter a ordem, claro, mais não precisa ser de tanto radicalismo.

    ResponderExcluir
  6. Outro ponto que deviamos abordar é o seguinte:
    "o prefeito atual tirou as lampadonas e botou umas "verdosas" meio fraconas, a praça perdeu a graça, talvez o prefeito..."

    Agora, queria antes de fazer qualquer julgamento, o que ja foi feito em prol do lazer de Uibaí?
    E mais, não podemos esquecer, que alegria, é um direito de todo cidadão né? risos...

    ResponderExcluir