sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A QUEM INTERESSAR POSSA... aqui o reggae continua na "merma"!

Escrever certo pega bem, diz autora de "Superdicas de Ortografia"
Escrever bem não significa apenas escolher bem as palavras. Além de uma ortografia correta, é preciso buscar uma eficiência na comunicação, a clareza dos textos, evitando assim interpretações equivocadas. Essa lição está no livro "Superdicas de Ortografia" (editora Saraiva).
"Não se pode negar que o erro de grafia das palavras é fonte de descrédito, discriminação, estigmatização e pode levar a julgamento radicalmente negativo sobre o domínio da língua do indivíduo que comete equívocos. Palavras escritas de forma errada em um texto contaminam as informações e levam à dúvida sobre sua confiabilidade", cita a autora Dad Squarisi.
Divulgação
Para Dad Squarisi, falamos e escrevemos várias línguas; somos adeptos da cultura oral
Para Dad Squarisi, falamos e escrevemos várias línguas; somos adeptos da cultura oral
O livro dá dicas de ortografia, pronúncia, uso de vogais e consoantes, verbos, acentuação, entre outras cascas de banana da língua portuguesa. A autora ensina a melhor maneira de organizar palavras, construir frases e textos elegantes.
Dad Squarisi é jornalista e escritora. Nascida no Líbano, passou a residir em Brasília em 1968. Cursou letras na UnB (Universidade de Brasília) e fez especialização em linguística e mestrado em teoria da literatura.
Leia um trecho de "Superdicas de Ortografia"
*
Pronúncias iguais dão recados diferentes
Cessão, sessão e seção jogam no time dos homófonos, isto é, têm a mesma pronúncia, mas grafia e sentido diferentes. É o caso de:
acento (icto da voz) - assento (banco)
ascender (subir) - acender (atear fogo)
cela (quartinho) - sela (arreio de cavalo)
cerrar (fechar) - serrar (cortar com serra)
cheque (ordem de pagamento) - xeque (lance de xadrez)
conserto (remendo) - concerto (harmonia)
coser (costurar) - cozer (cozinhar)
senso (juízo) - censo (recenseamento)
*
"Superdicas de Ortografia"
Autora: Dad Squarisi
Editora: Saraiva
Páginas: 136
Quanto: R$ 9,52 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha
EXTRAÍDO DO SITE UOL

9 comentários:

  1. "Cessão, sessão e seção jogam no time dos homófonos, isto é, têm a mesma pronúncia, mas grafia e sentido diferentes".
    POIS É GENTE CESSÃO do verbo cessar significa PARAR, ja SESSÃO é o mesmo ou quase q REUNIÃO tipo sessaõ da camara de vereadores ,e, SEÇÃO é um compartimento de alguma coisa...
    ah sim, não fui ao aurélio nem googlei não, isso eu ja sabia faz tempo ( e se eu escrevesse "fas tempo" vc entenderia? e "entendeçe" ou escrvece??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk claro q sim) as vezes é bom saber e dominar uma língua mas também é muito chato e meio pedante tudo formalzinho vcs não acham??

    ResponderExcluir
  2. Gramáticos não são cientistas da linguagem. Quando muito são estudiosos que detém certo acúmulo de conteúdo sobre língua, mas genericamente baseado em uma visão completamente equivocada do que seja Língua. Geralmente os gramáticos reduzem a língua a sua variante padrão ou, como preferem alguns deles, sua forma culta. Quase nunca questionam que essa forma defendida por eles com unhas e dentes é apenas uma variação de uso.
    Como se não bastasse, além dos gramáticos há os gramatiqueiros. Os gramatiqueiros são arremedos de gramáticos. São uma espécie de psolistas da gramática. Não conhecem o assunto, mas se opõem ferrenhamente a qualquer desvio que se faça da variante padrão como se fosse um sintoma de agressão à língua, um pecado mortal. O fato de não saberem bulhufas de ciência da linguagem os torna meros professores de etiqueta da variante padrão.
    Os jornais e meios de comunicação estão cheiinhos de gramatiqueiros propalando o que é certo e o que é errado no uso da língua, emitindo opiniões fantasiosas como se fossem a verdade e fazendo perseguições ao que eles mesmos desconhecem. A autora citada acima, Dad Squarisi, é uma dessas figuras que acha ser ensino de língua a besteirada que ela produz. O trabalho dela nada mais faz do que popularizar a ignorância. É duro perceber que há quem pense serem os disparates produzidos por Squarisis, Saconis, Nicolas da vida exemplo de conhecimento da Língua.
    Celito, coitado, pensa que alomorfia e alofonia (não vou explicar não, se vira!) são transgressões à língua, quando na verdade são elementos constitutivos da natureza dela, responsáveis em boa parte pela sua produtividade e economia, mas como dizer isso a uma pessoa que se recusa a assumir sua ignorância no assunto e segue tratando gramática e etiqueta gramatical da variação padrão como se fossem a Língua? Difícil!

    ResponderExcluir
  3. Celito, coitado, pensa que alomorfia e alofonia (não vou explicar não, se vira! KKKKKKKKKKKK "me virar pra q???KKKK") são transgressões à língua, quando na verdade são elementos constitutivos da natureza dela, responsáveis em boa parte pela sua produtividade e economia, mas como dizer isso a uma pessoa que se recusa a assumir sua ignorância no assunto e segue tratando gramática e etiqueta gramatical da variação padrão como se fossem a Língua? Difícil!"

    iiiiiiiiiiiiiiiiiiihhhhhhhhhhhhhhhhhhhh pensei q q a figura aí em cima tinha deixado eu e o blog quetos, mas voltou e voltou com o mesmo "gás" de sempre, sentando a a madeira em gente da área dele, associando o pessoal á galera do psol pra, por tabela tentar rebaixar, diminuir e tal esses q em sua cabeça de sabedor supremo são os malfeitores do campo político( a galera do psdb e do dem é q são os "caras" pra ele kkkkkkkkkk).
    CUMPADI o ´"ignorante" aqui vai continuar na mesma balada tá bom, até por q tem um bukado de "ignorantes" ta dando corda... mais um vez bato na tecla, se vc não gostar dos troços q aparecem aqui pode ir com sua suprema sabedoria tukanistica cantar de galo em outra freguesia...

    ResponderExcluir
  4. O que celito questionou do texto acima? Nada! Não pode fazê-lo, coitado. Mais uma vez nadou no limo da superfície, aí vem com essa conversa idiota de tucano, pardal, patativa... O nível tá baixo!

    ResponderExcluir
  5. gtv-alan pelo q te canheço cara, se ue fosse doutor( doutor mesmo, strictu sensus) em sua área vc iria sempre arrumar algo pra tentar me desqualifikar, iria se apegar a detalhes "técnicos" ou alguma escorregadinha pra fazer tempestade em copo dágua, vc já é famoso nisso, é uma celebridade em uibaí por conta de seu histórico "defenestrício" tanto entre seus ex-aliados de esquerda, a velha e nova "turma de bob" com vc nos trata, assim como aos "neos aliados" tukanos e cia q acredito q não esqueceram qdo vc alcunhava-os com os adjetivos mais escabrosos poss[iveis, então não adiantaria nada entrar em discussão ao estilo "uibaí on line" ou coisa do genero, se vc quiser leve pra seu blog tal discussão... o seu alto nível não me interessa cumpadi, prefiro fikar com a opinião de adilson de bailon:
    "Adilson disse...
    Regmendes...
    parabéns pelo blog. Depois de uma bela postagem( a da fotocom história 2) como essa é impossível permanecer calado. O interessante é que em todas as postagens o seu estilo linguístico parece que nos gruda diante dos textos, deixando-nos completamente incapazes de começar e não terminar de ler suas postagens. Abraços meu velho.

    22 de novembro de 2010 15:0"
    Só espero q vc não pegue ele pra cristo tambem, pois pelo conheço,ele não é de fikar batendo boca virtualmente não, ele é mais de levar na base do kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Um exercício de futurologia vigarista. "Se eu fosse doutor" blablablá, blablablá!Você não é doutor! Não pode argumentar,nesse contexto, sobre o que não existe sem cair na pura vigarice. Quando o cidadão se sujeita a esse tipo de argumento que atrai a discussão para o jogo pessoal é exatamente porque já não consegue refletir sobre o que foi posto. Eu questionei uma postagem deste blog. Questionei com conhecimento de causa. Eu conheço o assunto verticalmente. Tentei mostrar que há um engano de concepção. Você não problematizou uma linha do que foi dito. Aliás, demonstrou mais uma vez desconhecimento grosseiro, a começar pelo fato de achar que as figuras citadas no comentário são da minha área. Não há um cientista da linguagem entre os citados, Celito. Você faz postagens aqui para quê afinal? Para o leitor dizer: nossa, que lindo! Que maravilhoso! Você é demais! Você é o cara! Seu estilo é supimpa! Cadê o senso crítico? Cadê a reflexão? Reflexão incomoda tanto a ponto de quem se dispuser a problematizar as postagens aqui ser hostilizado e rotulado dentro do maniqueísmo tosco do lá e cá direita/esquerda? Poxa, celito, que decepção! Quando você não consegue lidar com o assunto apela para o pessoal ou para o juri popular. Que tal apelar uma vez apenas para a reflexão, para o estudo? Há braços!

    ResponderExcluir
  7. rapaz eu não te disse logo q vc VEIO com akela coisa "de professro",disso e adquilo q não me interessava entrar na seara linguistica, gramatical ou algo q o valha?? vc não percebe q é tu q vem insistindo em levar a "discussão" pra onde lhe interessa e o problema está em q o te interessa tá fora de minhas vontades cumpadi????, então pode me tachar de "coitado", "ignorante" e eskambau, a única coisa q vc vai conseguir com isso é aumentar minha ojeriza qto a vc, mas deixo claro q tambem q sei, consigo e devo admitir as coisas, o considero um grande escritor, um literato de mão cheia, mas um cara q nega a respeitar a "viagem" dos outros, não ser do seu metier é ser lixo,todos q entraram em choq com vc tem todos os defeitos do mundo( quem viu os seus embates no uibaí on line ou seus textos na revista boca do inferno sabe disso), não sei por q vc ainda insiste em ler coisas da "turma de bob", se todos q pensam diferentes de vc são seres desprezíveis. Será q vc botou na cabeça q tem uma "missão" redentorista em relação a gente??? sinceramente, não sei por q naõ procuras esquecer ou pelo menos ignorar os "inguinorantes".

    ResponderExcluir
  8. "fora de minhas vontades"?kkkkkkkkkkkkkk Será que vigarice tem cura? Tá achando ruim por que, celito? Eu tou te dando ibope, não é isso que você pede desesperadamente aqui?kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. quem cria algo como blog quer interação cumpadi, isso é absolutamente natural, afinal de contas pra serviria esse troço??? é absolutamente natural tambem q todo mundo prefere "elogios" á agressão, prefere comppreensão á camisa de força e pressão ou coisa do genero...
    o q vc faz é alimentar bate boca e nisso não acho nada interessante tanto q fiz um TEXTO( POR Q SERÁ Q GENTE É ASSIM??) chamando a atenção do por q das pessoas visitarem muito as p os posts onde ha arranca rabo e desprezam outros como os das FOTOS DE ARNON, do TRABALHO DE FÁBIO ROSA NO POÇO, DA FEIRA DE CONHECIMENTOS NO COLÉGIO...
    FICO TRISTE com isso pois valorizo mais , muito mais o lado altruísta, não preciso provar mais nada pra ninguem, é de minha natureza, acho q vou ser sempre assim, fico triste tambem de v~e a gente dando "ibope" desse jeito pois apesar das divergencias, somos pessoas com "história"( inclusive de luta) na área cultural e social em uibaí e eu ou quaqlquer um q negar isso em relação a vc estará sendo leviano, cairia no campo da intriguinha, da mesma forma q me chamar de "vigarista" tambem não cola, será visto por quem nos conhece como tambem mais uma intriga e acho q deixar de "kaçar intriga" tem cura sim!!!! e se não tiver, bola pra frente com ou sem ipobe , afinal não sou dono do mundo, nem das verdades, apenas de muitas vontades e ter vontades, desejos e cia penso q não tem nada a ver com vigarice!!!

    ResponderExcluir