quinta-feira, 4 de novembro de 2010

política de uibaí UM NOVO TEMPO DE VELHAS PRÁTICAS

sonho q se sonhava juntos em 2000
deixando o time dos 14
TÁ DANDO PANOS PRA MANGAS A ADESÃO DE HAMILTO FERREIRA E ARMENIA BORGES AO GRUPO DO PREFEITO PEDRO ROCHA,  o interessante é q  há um turbilhão de opiniões, de posições, de citações, de colocações e cia o q prova q em uibaí  se "veve de política" com ja ouvi várias vezes ou pelo menos ha um forte interesse em algo do genero.
 SE ouve de tudo, desde  suposta quantidade de "bufunfa e cargos" envolvidos,  o pessoal da oposição fala disso em detalhes como se tivessem onipresentes em todas as articulações, do mesmo jeito q os da situação apareceram com pilhas de dados qdo ex-petistas foram pro outro lado, ha os q minimizam(os da base do prefeito) e falam de supostas humilhações q o líder menor vinha passando em relação ao lider maior, ou seja, esse é momento das especulações, das raivas, dos reesentimentos, das suposiçoes, das surpresas e por aí vai. O q há de verdade, meias verdades, invenções é pratikamente impossivel e talvez de certo modo inútil de se saber. A plebe ama as noticias e aconticimentos  marcantes da corte e em ciam disso as "línguas" trabalham e não é pra menos.
  O CERTO É Q O PRFEITO COM TAL ADESÃO GANHA MUITO POLITICAMENTE E QUANTATIVAMENTE MAS PERDE DEMAIS EM QAULIDADE, uma qualidade q ja tava baixa, agora tende a piorar pois os "neo companheiros" são especialistas em tudo o q é antigo e indigesto em termos de politica, O BLOG MVIVE-A INDAGA(conheça-o, textos inteligentes dos uibaienses da nova geração)   nos traz um pouquito do q foi a marca de hamilto como prefeito: "práticas de perseguição a adversários como demissão de contratados, transferência de concursados para povoados distantes, tratamento cruel com os estudantes da CEU". 
  Como se trata de um líder (quase uma lenda) ainda de peso, pertecente a uma familia( os ferreira machado) q comandou uibaí por muitos anos e q naturalmente até agora não acostumou a ficar fora do poder por completo como estava nesses dois anos, nem q seja num papel secundario, leva como disse, peso simbo´lico pro grupo de pedro rocha e gente também é claro, mas, por outro lado, traz akela sensação q tudo se igualou na politica lokal , q akela esperança e desejo de botar uibaí em novo rumo( quando joãozinho borges sugeriu a marca "um novo tempo", eu q tava na reunião junto com o marketêro, não tive dúvidas, essa é a marca), hoje vejo q  ha um "novo tempo" só mesmo em publicidade, mesmo reconhecendo q houve uns avancinhos aqui e ali, e, no geral tá menos pior q no passado.
 OS BIRINHISTAS ESTÃO ATORDOADOS, bem diferentes de meses atrás quando bem traduz o BLOG MVIVE -A INDAGA   
                                                           "Geddel ia dar uma lição em Wagner e Pedro Rocha receberia a “resposta” de seu desgoverno nas urnas. Hidrolândia e a sede, em especial iriam dar uma lição a Pedro Rocha, com seus mensalões, contratos, autoritarismo, perseguição, etc. Tudo em vão".  ELES TIVERAM UMA  UMA TRISTE SURPRESA DPOIS q AS URNAS FORAM ABERTAS recentemente. Novamente o blog mvive-a indaga analisa coerentemente "A vitória fragorosa de Wagner esmagou as pretensões de uma eleição com governo do Estado favorável à oposição em 2012. Os dois mil votos do deputado estadual Coronel, em uma aguerrida campanha foram ofuscados pelos votos somados dos candidatos petistas, votos silenciosos(* nem tanto, grifo meu), mas garantidos. Birinha-Raul elegeram um deputado estadual e um federal. O bloco governista ganhou “média” com dois estaduais e três federais, fez dois senadores e manteve o governo ao seu lado. Hidrolândia e a sede não deram a “resposta” prometida, pelo contrário, demonstram nas urnas crescimento dos votos pró-petistas na vila e manutenção da vantagem na sede. Além disso, o bloco governista mantém a sua esmagadora maioria em Caldeirão-Grama, aumenta votos na Lagoinha, Poço e Quixabeira." O blog de forma sarcástica e inteligente ainda fulminou "o crescimento do animo da oposição foi a flor que precedeu o(seu) enterro."
propostas dadas pelo povo em 2009,estão sendo levadas em conta?
alguem aí vai continuar na oposição???
   CONSIDERO Q PONTOS POSITIVOS HÁ COM TODO ESSA   PANTOMIMA,  por um lado enfraquece demais a oposição de direita , uma oposição q não tem nada  a oferecer, uma oposição formada por quem mandou e desmandou por muito tempo e não é  preciso dizer mais qual o nível da qualidade deles no poder, penso q com isso, dentro do grupo do atual prefeito um bom números de pessoas  q não não tem rabo preso, estão sendo  literalmente empurrados  de la´ pois sentem q ali não tem mais nada a ver com "frente de libertação de uibaí", nem de transformação-reconstrução com  qualidade  e participação popular, agora tá na cara , o PT  e cia fazem o estilo dos mais dos mesmos, assim  tais pessoas tendem a engrossar o time dos INDEPENDENTES  q ao crescer precisa definir claramente com quem se caminhar pra se construir uma uibaí  realmente da maioria e com qualidade para se evitar o vale tudo pra se chegar ao poder na forma de um balaio de gatos, de ratos, sapos, traíras, raposas, onças e tudo mais e depois ficar, pois é, ficar com q cara mesmo???

8 comentários:

  1. Verdade seja dita: você resumiu muito bem todo o contexto politico da Canabrava.
    Sinto que ainda tenta ter simpatia pelos governantes atuais, mais seu espirito radical luta contra isto! risos...
    Minha opnião é que pouco se difere a oposição de hoje, da oposição de tempos atrás.
    Como por exemplo, o nobre vereador Tarcicio, questionador, gosta da verdade, hoje se cala. Então me responda, o silêncio deste é pq esta tudo certo, ou pq esta tudo errado?
    Não devemos se iludir sobre o futuro polito da nossa terra, porém, teremos a oportunidade, verdadeira, de separar o joio do trigo.

    ResponderExcluir
  2. Opa.. ja ia esquecendo, vc vem falando, moendo e remoendo sobre as forças indepentes. Vamos dar nome aos burros, e tornar mais facil a compreensão dos fatos.

    ResponderExcluir
  3. "forças independentes"? Acho que pode por na lista aí o povo do voto nulo em 2008, o povo crítico do governo e que não faz parte dele, o pouco povo que assinou o manifesto "nem seis, nem meia dúzia" nas vésperas da eleição... olha, convenhamos que é pouco povo, mas se a gente for olhar pro governo atual, é muito povo, mas e qualitativamente? e também é preciso ver quando esse povo é independente: tem gente que é no plano das ideias, tem gente que não se manifesta, a "força indenpendente" é gelatinosa, sem fronteiras bem definidas... e é composta majoritariamente por pessoas entre 20 e 30 anos o que lhes dá uma dificuldade de "sobreviverem" no município e, portanto, organizarem-se enquanto força política. não podemos esquecer que nosso município produz "hostes errantes" de força de trabalho, qualificado ou não, que circula pelo país e tem dificuldade em estabelecer-se próximo a suas raízes. quando essa força política vai ter condições de se organizar e apresentar-se como alternativa de direção política?

    ResponderExcluir
  4. alma, não há ainda "forças independentes", nem no plural nem no singular uma vez q os independentes (ainda) não atuam de forma sistemática e organizada pra q seja considerada uma "força", força atuante ainda não, mas ha uma força em potencial q se aglutinada e organizada ainda vai dá o q falar por aqui. flavio falou da faixa etária dos independentes, ainda não parei pra analisar por essse lado, ha independentes de forma muito variada, ha o pessoal do gpec na quixabeira, dentro do sindicato dos trabalhadores, entre os servidores da prefeitura talvez seja o lugar mais fértil para o crescimento dos independentes, ha vários funcionários do estado q tendem a não ver mais o pt cia como "gente nossa", ha varios trabalhadores autonomos q começam a ter a noção q estão ponta da escala social e ja sentem q são cortejados pelos poderosos como massa de manobra e não como cidadãos com direios e deveres, como flavio disse, os independentes formam um massa gelatinosa, sem fronteiras bem defenidas, falta agora algo q sirva de catalasidor para dar consistencia e coerencia a tal massa e a partir daí poder se atuar com e como força...

    ResponderExcluir
  5. Embora seja de muita relevância os fatores apontados por vcs até então, acho que falta o fator crucial: vontade!
    Não adianta nada eu vir aqui falar, por exemplo, que Celito tem todo pra ser um excelente lider politico, e pode vir a ser uma grande potência politica da região, ao tempo que ele não manifesta interesse, ou não estar nem ai pra causa, ou prefere não se expor tanto, ou por qualquer outro motivo, destrua as expectativas perante a ele.
    Não vou citar nome, pq não tenho autorização do mesmo, e não sei se ele gostaria que seu nome estivesse neste tipo de "pauta".
    Digo apenas que se trata de um jovem, de uma familia um tanto que tradicional, que ja presenciou de bem perto todos os lados da moeda, de grande intelecto ja comprovado, que apesar de estar nas entranhas do sistema, foge a regra, e tem um pensamento distinto do passado e do presente, e poderia muito, como vem tentando fazer, superficialmente,buscar a melhoria do municipio, ao mesmo tempo que aniquila todas as chances de pleitiar qualquer cargo na vida publica.
    Sabemos da capacidade do nosso povo,principalmente nós, jovens, que poderiamos tentar mudar algo e creio que este seja apenas um dos diversos exemplos que poderiam ser ditos aqui.
    Por isso acho importante saber distinguir as coisas, creio que exista sim, forças independentes, basta saber se essas forças estão dispostas a ir de frente ao sistema, e se querem dar a cara pra bater.

    ResponderExcluir
  6. ESTOU EU AQUI NO SEU BLOG BISBILHOTANDO E OLHANDO SOMENTE AS FOTOS...OU LENDO POR CIMA ALGUM TEXTO DE TITULO QUE ME CHAME ATENÇÃO...TO MESMO É PROCURANDO UMA BOA FOFOCA...TO PROCURANDO COISAS SOBRE DILMA NA VERDADE...E ADMIRANDO SEU EMPENHO EM SER APENAS ÚNICO E DEMAIS...ADORO!!!

    ResponderExcluir
  7. TODOS IGUAIS....UNS MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo-lhe pelo Blog. Muito bom ter um espaço assim, independente, onde podemos dar nossa opinião a respeito do que vive hoje os dias da administração Publica de Uibai. Quanto as forças independentes sugeridas pelo amigo Flavio deveria ser com uma outra opção, uma terceira via. Optar pelo voto nulo não é uma boa ideia. Temos Jovens radicais e comprometidos com nosso municipio. Por que não lançar um desses candidato a prefeito em 2012. É minha opinião, mesmo declarando que na proxima vou votar em Birinha.

    ResponderExcluir