quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FOTO(S ) COM HISTÓRIA(S) 1, a incrível igreja de são josé do TORNEADO

PISO  EMPRETECIDO DA IG DE  SÂO  SÃO JOSÉ DO TORNEADO: MISTÉRIO
OBSERVE O TOM EMPRETECIDO DO PISO DA IGREJA, isso tem dado o q falar  faz tempo, quero depois sua opinião, desde ja, digo q não tenho uma acerca desse "fenomeno estranho".

ESSA IGREJA é  DE SÃO JOSÉ DO TORNEADO povoado de gentio do ouro q tem muito a ver com nossa história, inclusive foi dentro dessa  igreja q foi enterrado o patriarca de uibaí , venceslau machado em dezembro de 1849( ele faleceu no dia 8, acredito q tenha sido enterrado na tarde do dia 10, isso se o pessoal acochou bem o passo pra vencer as ladeiras, caminhos ora pedregosos ,ora arenosos da nossa serra e do assuruá numa distancia de mais de 100km). ALI tambem pode ter sido enterrada chiquinha rocha ou chica de venção, esposa de venceslau q conta-se( relato ainda guardado na memoria dos velhos do assuruá e não mais em uibaí) era gorda e naturalmente deu trabalho demais pra se levar( havia  aqui segundo paulo de herculano gama, um cavalo chamado barradaço q era especialista em transportar os mortos q eram envolvidos num "envelope"de couro de boi), pois bem, na altura de uma das ladeiras íngremes do assuruá o cavalo vacilou e o corpo da nossa matriarca caiu e desceu rebolando ladeira abaixo, imagine um troço desses, deve-se ter dobrado o cantico das "incelença" pra chiquinha ter chegado em paz no são josé. OS tenazes seguidores(  chamados naquele tempo de irmãos das almas) penaram e pagaram todos os pecados imagino.

POIS É GENTE o q chamei atenção no inicio é pelo seguinte, não sei por volta de quando, o piso de arenito( rocha clássica da serra) passou a eskurecer e ganhar um aspecto oleoso, o povo lavava, lavava e nada, padres já averiguaram, rezaram e a "gordura dos mortos" como se fala la, continuava, uma mulher me disse q ja trokaram as pedras  e a "gordura" voltou.
nela tá  enterrado venceslau machado fundador de uibaí e sua esposa francisca ritta, nela tambem o piso chama a atenção e ninguém sabe o por q daquele "troço oleoso": MISTÉRIO ou bobagem?
Eu passei dedo e tal e realmente me impressionei com tal aspecto oleoso. O tempo todo eu lembrava de meus ascendentes ali enterrados, assim como do pessoal q pesquisei no aqrquivo público(APEB-arquivo público da bahia em salvador) e q em testamento relatavam o desejo de serem enterrados na "capela de sam josé" e gastavam uma boa grana pra isso, grana q valia muito pena gastar pois alem do valor simbólico de ali terem sido batizados, visto as primeiras missas, terem casados, casados filhos, por outro lado vc pagaria pra está na "casa de deus" pra sempre, agradaria a "ele" la em cima, aqui  no chão demonstraria q não era um um qualquer, isso servia pra se diferenciar dos negros ( mesmo vários tendo sang deles como venceslau) dos tapuias e dos muito pobres, mestiços e brancos... ser enterrado em igreja alem de "segurança espiritual", era "chique", era pra quem "tava podendo" na époka ora.
 A IGREJA ja muito descaracterizada na fachada, por dentro ainda mantem as caracteristicas originais, nãose  sabe quando ela foi erguida, sua madeira conta-se q foi trazida pelo escravos q  " cumêro broa crua" para vir com toras de aroeira do povoado de pacheco(mais de 20km de são josé) , conta-se  tambem q foi feita através "de livro ouro", doações, adjuntos e tal( assim como foi a de uibaí em 1888  e a da quixabeira de uibaíja nos anos 80 do seculo passado), o "livro" inclusive resistiu por muito tempo nela, é uma pena q um padre teria levado e dado sumiço ao mesmo segundo falam em são josé.
MORADORES  de são josé no interior da igreja em 2006
O por q da igreja ter sido feita ali tem duas versões, uma delas bem interessante e instigante, depois falarei dela...

8 comentários:

  1. AMEEEEEEEEEI A HISTÓRIA IGREJA...EU JÁ OUVI MESMO MEU PADRASTO FALAR ALGUMA COISA SOBRE ISTO...AGORA VOCE EM??NÃO SE CONTEVE E PASSOU O DEDO NO CHÃO...KKK MUITO BOA ESSA...SHOU ESSA HISTÓRIA...ESSA LI ATÉ O FIM SEM PULAR NEM UMA FRASE POIS ME FEZ LEMBRAR OS TEMPOS DAS HISTÓRIAS DO MEU VÔ...MUITO LEGAL...SÓ VOCÊ MESMO FIGURAÇA...

    ResponderExcluir
  2. ZETE QUERIDA BRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, fiz com todo karinho este tópico, pensei q iria ter varioS cometários e perguntas, mas porra nenhuma, até pouco visitado é... O CHATO DE BLOG É ISSO, A GENTE SE EMPOLGA COM ALGUMAS COISAS E ELAS SÃO IGNORADAS OU QUASE PELO PÚBLICO... MAS BOLA PRA FRENTE

    ResponderExcluir
  3. Celito, tu tem certeza que é em São José do Torneado. Se for o que eu conheço, petencente a Gentio do Ouro, lá não tem igreja não. Mas quem sabe pode ser outro.

    ResponderExcluir
  4. olá ernesto, aí é SÃO JOSÉ sim ,hoje nãe conhece mais como sj do torneado apenas são jusé... havia no municipio de gentio um lugar chamado TORNEADO q fika entre miroró e gentio,inclusive ele era DOS ROCHAS daqui, hoje boa parte é dos paivas de gentio, ali não mora mais niguem nem igreja,mas no SÃO JOSÉ SIM, LEMBRE, ESSE SÃO JUSÉ DO TEXTO fika perto do coqueiro e do calderão do ouro( itajubaquara)...

    ResponderExcluir
  5. Das várias vezes que fui ao Turneado como é conhecido e bem explorado por mim, pois fica entre Gentio do Ouro e Mirorós mais exatamente a 18 km de um e também 18 km do outro, eu nunca vi uma igreja por lá. Te digo que tem um cemitério no qual tem pessoas enterradas das quais eu nunca ouvi falar em minha vida. Lá também tem grande quantidade de cercas de pedara e tem umas estradas pavimentadas com rochas da serra também, como vc coloca são arenitos. Outra vez eu vi no teu orkut explicitando que essa igreja era em outro povoado de Gentio mas não me lembro o qual.

    ResponderExcluir
  6. pois é ernesto vc fala do TORNEADO,la nunca teve igreja e como vc fala, la tem um "cemitério" onde ta enterrado provalvelmnte gente dos paiva, cunha e outras pessoas q la moraram depois de qdo ele saiu das mãos dos rochas em 1862...

    JA MOSTREI MESMO A IGREJA DO SÃO JOSÉ NO ORKUT é ela a do "óleo" de gente morta, eu to doido pra voltar lá novamente, soube q estão em campanha pra "restauração", tenho medo disso pois aquilo ali ja é marca do lokal e talvez queiram elminar o piso oleoso...
    ah a nova estrada q fizeram do gentio a miroró passa por fora do torneado e akela estrada calçada de pedra arenitica fikou pra história agora..

    ResponderExcluir
  7. Valeu grande Celito, fiz uma pequena confusão mas ainda bem que vc é melhor "historiador na prática" do que eu. Agradeço por ter tirado as minhas dúvidas.
    Uma vez ouvi uma conversa acerca da questão do óleo em arenito alguns autores dizem que é comum e que não tem nada a ver com oléo orgãnico, dessa forma acredito que não tem nada a ver com óleo de gente mas sim óleo mineral. Vindo de onde eu não sei, mas é uma possibilidade, ou então como o arenito é uma rocha porosa e naquele tempo geralmente as igrejas e casas no geral eram iluminadas ou com querosene ou com óleo diesel, uma porção pode ter caido ai e o arenito absorveu dando essa característica atual.

    ResponderExcluir
  8. O arenito tem esta característica de absorção de líquidos. A existência de substâncias betuminosas (petróleo?)poderia explicar o enegrecimento e oleosidade do arenito da igreja de São José...
    Parabéns pelo blog!
    Acredito que ele pode ficar ainda melhor se vc otimizar a navegabilidade. Por ex.: A foto do cabeçalho poderia ser menor, a final de cada postagem se poderia adicionar link para voltar à postagem anterior, seria interessante colocar rolagem de páginas independentes nas janelas de postagem e na de títulos, etc...

    ResponderExcluir