domingo, 21 de novembro de 2010

FOTO COM HISTÓRIA 2... detalhes da RUA GRANDE nos anos 80

ESSA FOTO AÍ  FOI TIRADA NO INICIO DO ANOS 80 provavelmente com uma máquina KODAK q se tornou um boom semelhante ao q tá sendo hoje as maq. digitais sony, olimpus, sansung entre outras, ao lado delas, ainda com muita moral inclusive servindo de ganha pão, havia "fotografos profissionais" q portavam umas pentax ou outra marca  q eram bem interessantes sobretudo em fotos preto e branco. Nessa époka, GILBERTO DE CHICO PRETO era o "home" da fotografia em uibaí , tinha inclusive aquele indefectível cavalinho de pau e couro de bode q toda criança amava, eu tinha uma foto em cima de um qdo ainda morava na quixabeira mas infelizmente sumiu...
Voltemos a foto acima, nela aparece a bonita jovem VANIA DE NILDE DE DUMINGO BALA( ela hoje vive em sampa, os pais em irecê) com uma criança q não faço ideia de quem seja( tudo indica q alguma irmã )  Vania segura o bb q está em cima de uma MOTOKA da honda, nessa época moto era chamada assim, eram poucas, faziam sucesso, tambem não faço ideia de quem ela seja, sei q em alguns aspectos ainda se parece com as de hoje, exceto o "guidon"  q ja soa  meio "tronchão". Moto veio pra fikar tava na cara, hoje nem se fala, "pistiou o troço"  inclusive  tenho a minha zulina q tem sido a coisa q me deu mais prazer nesses últimos nem sei qtos anos.
AINDA NO QUESITO TRANSPORTE, aparece ao fundo uma C10,  nesse tempo c10 era o "carro" no q diz respeito a carrego de coisas da roça. Os ricos e os de classe média alta passaram a usá-la em substituição á  ultrapassada picape, outro carro transportador-roceiro. Aquela c10 amarela em frente á casa de dona almira de lulu levi talvez fosse de né filho deles ou então do seu primo birão q ascendia economikamente com rapidez nos anos 90 ja  aquela pessoa la, talvez seja zé paulo ou antonhão ambos filhos do casal almira e lulu.
  A MOTO TÁ ESTACIONADA bem do lado do famoso ABRIGO, o bar mais badalado de uibaí no período, o point dos jovens daqui e adjacencias nos finais de semana, ele pertencia a amancio carvalho, foi demolido nos anos 80 por ordem do prefeito renato machado. Varias pessoas q estão hoje com 45 a 52 anos ja paqueraram  nos malamanhados bancos de cimento q aparecem na foto, os "pau dágua" dessa idade tambem, ali ouviram muito pholhas, the fevers, trepidants renato e seus blue caps, roberto carlos, odair josé, diana , vozes q vinham dos discões pretos q giravam nas vitrolas do velho amanacio ou então estiveram em saraus, farrinhas e tais, curtindo o violão de carlinhos (ja falecido), neto véi , nemi rosa entre outros.
OUTRA COISA A SE OBSERVAR É ARQUITETURA, o pedaço da casa de dona almira q aparece, mantém o estilo antigão, observe a casa mais á esquerda( a antiga casa de birão e cirlene q não mais existe como na foto) ja há detalhes mais novos na parte superior, as telhas não ultrapassam a parede á frente da casa, as janelas e a porta são do melhor e mais moderno material q tinha na época, mas, "MODERNIDADE" mesmo é a casa do dono de farmacia, "farmaceutico prático" e "médico" caso alguem desejasse q assim o fosse, RAULÃO MACHADO, uma das figuras mais controversas e marcantes de nossa história, observe q a casa do cafuzo de classe média( alguns o consideravam "rico", ja outros, "pobre") tem um designer diferente, arrojado pro período, portão de ferro( na foto ele não parece com nitidez, inclusive ainda resiste ao tempo), simples porem algo inovador, janela cheia de likutixos,  uma das primeiras de vidro e ferro de uibaí , garagem( ela convenhamos tá feínha e simples demais), cores fortes combinando de forma legal. Esse estilo ganhhou vários adeptos por aqui e cidades vizinhas, até hoje se tem alguem usando-o.
   VOLTANDO Á JOVEM, ela tá totalmente antenada com o período, inclusive um periodo marcado pela ousadia feminina( as velhas "conservas" ou os conservadores em geral metiam a ripa, se horrorizavam), blusa com decote, short curto, bolsa de couro, sandália arriada , tudo bem jovial e de muito bom gosto hein vânia carvalho nunes??? matou a pau!!!!! não sou especialista em moda não mas penso q ela tá bem né???!!

OUTRA COISA  q chame a atenção GENTE??? quero comentários pois blog ou texto sem comentário(s), ja disse em outra ocasião, é BROCHANTE!!!!!
o mesmo lokal cerca de quase 30 anos depois, o claçamento se destaka,um pé de coco ainda resiste, os de manga cresceram, o ficcus( praga do anos 2000 ) aparece na área, o ipê amarelo tambem e a casa do velho raulão toma um aspecto de abandono


4 comentários:

  1. particularmente sou amante da história,e se tratando da de minha ciade então!
    ótima postagem,nem só essa mas como todas as outras(gente que se da...,a igreja em são josé...etc.)todas peças de uma história que nos pertence,e estão contribuindo para sabermos um pouco mais sobre nossa terra e antepassados.e o mais importante,é que onde se fala do primeiro prefeito tb se lembra de souzinha(valouríssímo) e outras figuras de igual valor histórico.até a proxima!!

    ResponderExcluir
  2. Cara muito boa a postagem, pra mi em especial é muito legal ver e ouvir historia do tempo do abrigo. Da pra dizermos que somos um pouco de lá.
    Muito Boa tua postagem, traga mais coisas desse tipo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Regmendes...parabéns por o blog. Depois de uma bela postagem como essa é impossível permanecer calado. O interessante é que em todas as postagens o seu estilo linguístico parece que nos gruda diante dos textos, deixando-nos completamente incapazes de começar e não terminar de ler suas postagens. Abraços meu velho.

    ResponderExcluir
  4. valeu adilsão... GENTE Q MERDA, pensei q alguem iria notar q ainda não havia KALÇAMENTO, o "ariaõ" q era um dos simbolos da cidade é visivel na foto ou quá????!!!!

    ResponderExcluir