segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ESTAMOS MAL, se depender da gente A SERRA TÁ FERRADA!

" manivela (presidente da associação dos agricultores serranos) me procurou e falou da preocupação q ta em em relação a degradção q vem destruindo nosso último geoambeinte q ainda tem um razoável patrimonio de vegetação nativa a depender do trecho, ele me disse q o fogo ateado em vistas a novas areas de plantio dos produtos tradicionais e para capim pra gado assim como  a tiração de madeira pra postes e cia e pra padarias-docerias tem feito um arraso em varios pontos sobretudo na área pega o encontro das bacias do riacho canabrava (o q passa em uibaí) da bacia do riacho de peixe( o q mais tem sofrido nos ultimos 10 anos e do riacho da toka( esse ja corre pro lado de lá  ou seja pro lado do velame-vereda), ele me disse tambem q procurou o vereador tarcisio q prometeu sentar com ele pra vê o q fazer junto aos órgaõs públicos...
  Falei pra ele q  o único caminho q se tem no momento é esse mesmo o de acionar os órgaõs públicos, como aqui não tem GUARDA FLORESTAL( pedro rochaaaaaaaaa vê isso aí moço) ou outro órgão de cunho ambiental, a saída é ir atrás dos órgãos estaduais q poderiam inclusive buscar parcerias com a prefeitura e com a propria associação pra buscar alguma(s) saída(s). No colégio encontrei a professora-vereadora dorisdei e externei o problema, pedindo-lhe atitude, ela me garantiu q procurará manivela assim como falará com o pessoal dos órgãos estaduais..."
   POIS BEM ontem houve encontro no ESPAÇO MANIVELA na colina da fontinha onde manivela reside. Ali estiveram tarcisio vereador, dorisdei, o prefeito,  peteca representando o IMA, representantes de uma de empresa gaúcha q tá por aqui fazendo um levantamento do trecho do boqueirão do riacho canabrava para, segundo dizem, depois vir outra empresa pra executar a obra ( idealizada em 2002 pela UMBU, inclusive fiz parte da equipe q foi coordenada por peteca e edimário q ainda teve tarcisio e dode  no processo) do tal PROJETO DE REVITALIZAÇÃODO BOQUEIRÃO DA CANABRAVA Q  já rodou , girou, gerou divergnencias , dissabores, disse-me-disse e até agora nada, penso inclusive q não vai dar em nada, voltando, o proprio manivela e claudio de lau completaram "a mesa".
   Na plateia apareceu mais de 100 pessoas, a maoiria de roceiros da serra e suas familias, alem  de gente como savigny, rosa, flavio dantas, marilia, professora maximina. A galera do GPEC disse q iria mas ficou com raiva de mim ,flavio e savigny devido a um mal entendido e não apareceu.IMAGINA COMO  ANDAM AS COISAS POR AQUI ??
 A PAUTA DA REUNIÃO ACABOU SENDO FEITA ALI EM CIMA DA HORA dois temas básicos( o q foi um erro) apareceram: a revitalização do boquirão e o q foi proposto por mim, dorisdei, peteca e manivela AÇÕES PRA COMBATER A DEGRADÇÃO DA e NA SERRA.
   A DISCUSSÃO FOI TOMANDO VÁRIOS RUMOS, a questão  da estrada  da serra ganhou corpo e a coisa foi virando um trancetê, cada um falando uma língua, indo por um lado voltando por outro, foi-se lá veio cá, subiu-se serra , desceu serra, vomitamos palavras até q com boa intenção mas sem objetividade, sem norte, sem rumo definido, enfim, uma baboseira sem tamanho.
   AO INVÉS DE SAIRMOS DE LÁ COM RESPONSABILIDADES, COM ATRIBUIÇÕES E METAS saímos todos stressados, quase todos desnorteados, confusos, chateados uns com os outros... ESTAMOS  MAL, se depender da gente, NOSSA  SERRA PARECE  q caminhará  p'rum caos ainda pior, ah tô sendo sendo muito pessimista?? vc tá fazendo o q por ela???? eu tento fazer minha parte mas...

13 comentários:

  1. Escrever, divulgar pontos de vista e opiniões é um bom exercício de crescimento pessoal e social, por isso apoiamos sempre essas iniciativas. O Boca do Inferno constava no quadro de seguidores deste blog. O dono resolveu ocultar o ícone da revista. Por quê? Incomoda? Fique tranquilo, então, já excluímos o seu o blog da nossa lista. Aproveita que você se livrou desse incômodo e presta um pouquinho mais de atenção à linguagem, você é professor e está dando um péssimo exemplo, não apenas no quesito tolerância como também nos quesitos: Língua Portuguesa, Lógica, Coesão e Coerência textuais. Há braços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o teor desta postagem.
    Sugiro que se procure o MPE para denunciarem as agressões ao meio-ambiente que vêm ocorrendo na serra. É simples. Basta ir ao MPE e fazer a "denúncia" que pode ser apresentar por escrito ou oralmente, sendo colhido na hora o "depoimento". O servidores do MP são orientados a colherem os depoimentos e protocolarem, o que levará ao início das investigações. Mas é muuito importante que se leve elementos para subsidiarem tais investigações: localização do fato, nomes dos supostos envolvidos, testemunhas, etc. Elementos materiais que possam servir de prova tb devem ser apresentados.
    Quanto à reunião, fico feliz em se conseguir reunir um grupo de pessoas com vistas a procurarem soluções para problemas ambientais do município. Me parece que faltou coordenação eficaz da reunião, não? Cabe aos coordenadores administrarem a reunião de forma a impedir que ele perca o foco, se delongue demasiadamente, etc. Ocorre que, se os interesses dos participantes forem diversos, fica difícil definir e manter o foco com vistas a que se resulte numa reunião produtiva, com os encaminhamentos necessários! Ainda, é necessário que aprendamos a fazer críticas tendo por baliza o compromisso com a coesão grupal... para isso, é preciso se sentir parte do grupo, responsável, compromissado...
    As críticas, se feitas a desconsiderar o outro levando em consideração apenas a sua justeza, levam a disseminação de picuinhas e ressentimentos, que levam ao esfacelamento grupal e, ao enfraquecimento das possibilidades de construção coletiva - objetivo final do grupo.
    Sugiro que a próxima reunião seja convocada antecipadamente, se pontue previamente a pauta e se eleja uma mesa corrdenadora com papéis bem definidos.

    Vavá

    ResponderExcluir
  3. AO GTV: SINCERAMENTE NÃO ENTENDI ESSA DE "OCULTAR ÍCONE" nem mexo nakela parte ali, o q deve ter acontecido é q o proprio blog deve usar uma espécie de revezamento como faz o orkut q ora aparece uns, ora outros. Minhas divergencias com vc ( ainda) não fizeram com q tomasse uma atitude dessas, pode ter certeza disso, pra mim tanto faz vte-lo seguindo o blog ou não...

    QUANTO A LINGUAGEM, é o seguinte, felizmente aqui é um espaço onde posso utilizar de minha liberdade inclusive a gramatical, uso a linguagem a meu modo, não me preocupo muito com as regras e as amarras chatas da língua formal, peço q quem não entender algo q pergunte, mas, por favor não venha com essa de, por q sou "professor", exigir de mim "etiqueta linguistica" ou coisa q o valha. As vezes até pesnso em revisar, "corrigir", ajustar" ou tal mas deixo pra lá, é meu jeito e quero continuar assim, no entanto tô aberto a opiniões das pessoas. Vou até colokar tal tema na proxima enquete...

    ResponderExcluir
  4. VAVA TENHO UMA OPINIÃO em certa parte divergente da sua,não discordo da questão do MP, mas, primeiro há de se ter o cuidado de não colocar os "serreiros" ou "serranos" como vilões no processo( sei q não isso q vc quer mas a depender do método, a gente pode focar uma coisa e acabar atingindo outra), eles tambem não são "santos" e á parte das leis, a coisa é complexa, o q venho sugerindo e´q haja UMA JUNÇÃO DE FORÇAS para q se tome atitudes coordenadas e eficientes, essa junção passa por se REUNIR o IMA , associação do agric da serra, a prefeitura e outras entidades para q cada quem , após acordadas as atribuições, passe a agir , aí , se for preciso, apelando ao MP.
    INFELIZMENTE A PREFEITURA NÃO TEM TOMADO ATITUDE NESSE SENTIDO E O IMA tá distante, ja a associação através de manivela se demosntrou interessada na questão o q é o fato positivo na história.
    PROPONHO MAIS UMA VEZ q haja atuação e ação em relação a serra, q cada órgão, entidade e cia assuma responabilidades, mas q as coisas preciasm ser melhor, dicutidas, negociadas , clarificadas pra não acontecer o q aconteceu em relaçãos aos BARREIRÕES qdo o órgão do estdo veio de forma precipitada e causou toda a aquela celeuma , ali faltou o q tá faltando agora, junção de forças, porem com estrategia e respeito ao cidadão em primeiro lugar..

    ResponderExcluir
  5. Domínio de língua não é etiqueta não Celito. E domínio de gramática não necessariamente significa domínio de língua. Quanto ao fato de ser professor, com terceiro grau e tudo, pressupõe-se que o mínimo que a pessoa tem que demonstrar é domínio de língua. Quanto ao ícone, alguém misteriosamente o ocultou no seu blog e nos outros dois que se alinham com ele. Paciência, revolucionários não entendem de democracia. Há braços!

    ResponderExcluir
  6. "dominio de lingua" pode não ser etiqueta , mas usa-la de forma empolada e rebuscada é sim, eu domino a lingua ao meu jeito e se não dominar pelo menos do jeito q vc imagina pelo fato de eu ter "terceiro gau", paciencia q tentem cassar meu terceiro grau, destruam a ufba, anulem concursos q me deixaram passar ou então peça ao pessoal pra protestar contra minha imcompetencia liguistica...
    VC ATAKA DE NOVO COM SUAS IRONIAS... MAIS UMA VEZ ESTRANHO ESSE TROÇO DO ICONE POIS APENAS EU TENHO COMANDO DESTE blog e não dou o direito a niguem de fazer algo sem minha permissaõ... vc sempre maquiavelicamente achando seus supostos ou pretensos "inimigos" estão tramando contra vc...
    da democraciazona burguesa q vc defende eu entendo sim mas sou contra pois a quem ela serve no fianl das contas??? mas isso não é caso, se algo "estranho" ocorreu com o ícone pode ter sido sacanagem ou brincadeira de mau gosto de alguem q pegou meu blog aberto, tenho q verifikar isso, nada a ver com "revolucionarismo" e cia...

    ResponderExcluir
  7. Heis aqui um assunto de grandissima importância. A nuestra Serra. De todos os pontos levantados até o momento, todos são grande importância, e não devem ser disconsiderados.
    Deve levar em consideração não apenas a sua beleza, mas tbm que ele é quem da o sustento de muita gente. Porém, acho que falta uma melhor orientção a alguns, e punição para outros.
    Devemos lembrar que subir a serra de forma mais facil é importante; porém preserva-la, creio que seja um pouco mais.

    Enquanto as ofensivas que presenciei aqui, acho que se trata de uma grande futilidade.
    E mais ainda, acho que vc Celite, não devia se sentir tão incomodado, acompanho seu blog sempre, sempre se deparando com seu jeito "peculiar", de digitar, que por esse mundo bastante diferente de escrever, e nunca tive problemas com entendimento das suas mensagens, e nunca vi ninguem com este problema.
    Tbm entendo a atitude REVOLUCIONARIO do moderador do B.I, mas creio que não é a 1° vez que ele passa por aqui, o que não me faz entender, pq ele só reclamou do seu vocabulo, ao ver que seu "icone" retirado deste espaço.
    Vai lá saber... há braços pra todos.

    ResponderExcluir
  8. Antes de mais nada, desculpem-me, caso aja qualquer tipo de erro, não parei para corrir minhas palavras, deixo p/ vcs professores fazerem isto por mim!
    obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Não vou alimentar o assunto. Deixa pra lá, celito. Pelo jeito, você entende de língua tanto quanto eu entendo de geologia. Há braços!

    PS.: quanto ao menino aí que gosta de deixar as coisas para os professores fazerem, digo uma: língua não é instrumento de comunicação não. Isso é apenas uma função da linguagem.

    ResponderExcluir
  10. Celito, há algum tempo eu já vinha alertando para a devastação que ocorre em Uibaí. Observe as fotos do Google. A área devastada na serra é maior que a cidade. No Poço está acontecendo a mesma coisa. Várias roças estão sendo abertas. Para onde vão os animais que vivem lá? Quantas espécies de plantas estão sendo exterminadas.

    ResponderExcluir
  11. pois é gtv, fiq com seu grande e garboso conhecimento de "língua" e a gente vai levando o barco por aqui do jeito q der;;; mais uma vez bato na tecla do quem não entender pergunta, quem não gostar do conteúdo ,incluindo aí a linguagem, procure outro blog, outro site,outro troço, felizmente a internet tem "mei mundo" de opções...
    EM TEMPO:em relação a sua ironiazinha(mais uma pra variar), de GEOLOGIA eu entendo muito pouco, só basiquinho, naquilo q serve a GEOGRAFIA, de geografia pode se dizer q sei um bukado d coisas,, algumas mais, outras menos, acho q dá pro gasto, em relação a lingua, felizmente tá dando pra comunicar tambem( leandro deixou isso claro, brigadão cumpadi), digamos até q tenho um vocabulario até razoa´vel e domino bem a ortografia mas gosto de burlar algumas regras, regras demais engessam a gente, vixe... vamo q vamo!!!

    ResponderExcluir
  12. Caramba... eu sabia que a serra tinha uma grande area devastada, mais não tinha noção do tamanho, se não me engano, pelo que pode ver pelo google maps, é maior que a cidade inteira!
    Alguém tem que tomar providencia... urgente!

    ResponderExcluir
  13. tratano-se da nossa serra,acho importante saber se essa suposta estrada trará mesmo algo de bom pra comunidade uibaiense.a aréa de desmatamento que temos agora já é bastante significativa,e sabemos que conseguimos desmatar tudo isso só com trabalho braçal,seria mesmo viavel essa estrada cortando nossa serra?pois vejo que a maioria das justificativas pra esse abuso não tem nenhuma préocupação com o bioma.não se pode falar em reflorestamento ou se dizer preocupado com a serra apoiando esssa estrada.(mas tem gente engolindo a ideia de escoar produção..MANCHETE:estrada da serra salva economia de uibai,mirórós etc.SERÁ?por que não bons gestores para criarem mecanismos que ofereçam emprego aos serranos,ai sim se estariam fazendo algo pela serra).sabe-se que a caatinga(semi-arído)além de ser única no mundo,também é a aréa mais propicia à desertificação.teremos tempo pra corrigir se der errrado,a serra como responderá?também acho já deviamos ter um orgão ambiental responsavel pela fiscalização,reutilizariamos quem sabe o conhecimento de alguns caçadores e cortadores de madeira,invertendo suas atividades.sabido que são os verdadeiros conhecedores da serra seria indispensavel sua ajuda.em fim espero que algum dia uíbaí seja agraciado com uma gestão que realmente se importa com o povo!!

    ResponderExcluir