domingo, 7 de novembro de 2010

BOM EXEMPLO NO POÇO... ajuda aí galera, com grana mesmo!!

Prêmio Gilberto Gomes de Educação Ambiental









 Reclamamos a perda da qualidade na educação em todos os níveis. Por outro lado, quase sempre ficamos estáticos.

Vemos o meio ambiente ser destruído como se fosse um filme. Mudanças climáticas, riachos e lagoas secando, animais desaparecendo, e achamos tudo normal.

Nós, ao longo do tempo, não pensamos o que fizemos, não refletimos acerca de nossas atitudes.

Durante um evento apresentado por Edimário na CEU me comprometi a fazer algo para promover a recuperação e conservaçãode dos recursos naturais  do Poço, começando a refletir sobre o assunto. Em conversa com o conterrâneo Milton Gomes, discutimos a importância da educação para o Poço. Ele fez um relato histórico, enfatizando o papel de Gilberto Gomes como propulsor da educação no nosso povoado.

Como eu já tinha a idéia de promover algo que incentivasse os alunos do colégio a estudar mais; como já tinha me comprometido a fazer algo pela nossa serra e, sendo conhecedor dos préstimos desse grande conterrâneo, que tanto contribuiu para chegarmos onde chegamos, achei por bem fazer esta singela homenagem, dando o seu nome ao prêmio.

O saudoso e querido Uelton Santos já dizia “o verde é vida, sem verde tem vida não”, chamando a atenção para o problema. Não o escutamos, pusemos fogo na serra e lá se foram árvores centenárias e/ou milenares.

Tal prêmio visa despertar a nossa comunidade e os nossos jovens para questões que tomam todas as atenções atualmente. Ouvimos falar em efeito estufa, animais em extinção, aquecimento global e nunca tomamos atitude, achamos que tais problemas ocorrem longe de nós.

Busco também com esse pequeno movimento resgatar a união dos habitantes do nosso povoado. Saliente-se que o colégio do poço, construído em regime de mutirão, só foi possível devido à mobilização popular, com uma união jamais vista.

Acho que esse movimento precisa ter mais adesões, existe muita gente que pode participar de alguma forma, precisamos nos unir em torno desse objetivo para permitir uma qualidade de vida melhor no presente e no futuro.

Quero frisar que não se trata de marketing pessoal, com objetivo de beneficiar “A” ou “B”, com interesse político ou outro qualquer. Da minha parte, quero promover a convergência de várias pessoas que ficaram distantes umas das outras por questões adversas.





Já existem algumas pessoas que estão trabalhando em torno desse evento, em especial professores e a direção do colégio do Poço, na pessoa de Hermelino.

O prêmio tem como público alvo: Alunos do colégio do Poço;

Prêmio Gilberto Gomes de Educação Ambiental :Tema – “Nossa serra, nossa fauna e nossa flora: a escola de mãos dadas

com a vida.”

Quem pode participar?

- Alunos do Colégio Municipal Padre José de Anchieta.

O que se deve fazer para participar?


- 1. Escrever uma redação, em papel pautado, com no mínimo 30 linhas e


no máximo 45 linhas sobre o tema acima. 2. Promover uma ação, valendo


10 pontos, podendo ser: plantio de mudas, recolhimento de lixo na


serra, conscientização da comunidade, etc.


Local da inscrição: Secretaria do Colégio do Poço.


Data de entrega: Até 10/12/2010.


Resultado: 25/12/2010 na praça da igreja, às 19h00.

A data escolhida é para que o maior número de pessoas que estão fora, que normalmente passam o natal e final do ano lá, possam participar.

Você pode ajudar a promover esse evento. Teremos gastos com prêmios, organização, etc. Precisamos da sua colaboração. Valores excedentes serão utilizados para adquirir materiais esportivos para os times masculino e feminino de Poço.

Disponibilizo a conta 11776-5, ag. 3447-9 do BB ou a ag. 1522, c/c 11725-0 para quem quiser e puder colaborar com algum valor em dinheiro.

Estamos tentando conseguir uma banda para realizar uma grande festa na praça. Muitas pessoas não vão a eventos fechados. Reunir na praça é sempre bom.

Aceito também sugestões que possam tornar o evento mais atrativo. Ajude a divulgar! Conte logo para uma pessoa, ligue para fulano logo e diga o que vai acontecer. Obrigado.

EXTRAÍDO DO BLOG DE FÁBIO ROSA, do POÇO. Obs: texto umpouco modificado por mim!

E AÍ VAI CONTRIBUIR NÉ????

Um comentário:

  1. Boa idéia. Quero ver se dar para comparecer lá no Poço. Parabenizo a organização pela idéia e organização do evento. Abraços

    ResponderExcluir