segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ENQUETE LÁ EMBAIXO!!!

lá na área marrom tem uma uma enquete, se vc é de uibaí ou a conhece bem e ainda não votou, VÁ LÁ AGORA, desde ja agradecido!

2 comentários:

  1. Digamos que em 2020 a “consciência ecológica” em uíbaí já tenha um avanço significativo,ou até mesmo já esteja bem evoluída,(até por que nossa cultura vem mudando,por que não girando junto com o mundo.os meninos que antes usavam um badogue no pescoço,hoje apresentam um celular ou alguma tecnologia da moda.sendo assim,a caçada predatória já terá desaparecido quase por completo até lá.Ja com a cobertura vegetal,poderá ocorrer justamente o contrario)mas não ao ponto de não vermos mais degradação.

    Falaremos sim,em grota do arroizinho(hidrolândia),gasta sabão(poço),embrejado(uibai;sendo este ultimo,o que será mais prejudicado, devido a sua localização;mais próxima das áreas que já começaram a serem devastadas.tendo como agravante uma excelente opção pra ali se cultivar um imenso brejo(roça,sitio,fazenda),com água pura,solo plano e fértil.).mas se tivermos sorte,junto com um grande esforço,as grotas acima citadas ainda estarão um pouco conservadas pras gerações vindouras.

    Sobre o equilíbrio entre as ações boas e ruins:pra serra é que não será interessante,pois temos que ter consciência que já foi perdido o que tínha pra se perder.pra haver equilíbrio,teríamos que começar a acertar de agora.no entanto o que se percebe é um choque,um conflito de idéias,como o projeto de RESTAURAÇÃO no Mané José que foi a primeira grande iniciativa;e o de EXPLORAÇÃO que segue rumo as camas de vara;este que já teve um impacto duplo desde o começo;por um lado,explorando a mão de obra dos serranos,e paralelamente,devastando a cabeceira das fontes;grande;do morro;poço do urubu e toca d’água.Quem se lembra do riachinho ou da fontinha?

    E as belas torres cata-vento,com seu projeto de energia eólica:queremos que o mesmo não sirva só pra ampliar(facilitar)a devastação.pois fica sabido,que com estrada e energia,a serra ficará bem mais acessível para os tratores e detentores do capital,que não vai demorar pra serem os novos donos das velhas roças.
    Tomando tais proporções,em poucos anos iremos enterrar(literalmente),a vida e a história dos brejos,riacho da Canabrava e grotas que o cercam.

    Depositaremos confiança nas APAS?
    Desde que evoluam para áreas publicas de preservação,criando emprego pros nativos,áreas de visitação(turismo),dentre outros.

    Quem sabe trilhando esse caminho,projetaremos um terreno fértil para que possamos cultivar a semente da preservação e do equilibrio.

    ResponderExcluir
  2. pois é cangaço, vc tocou em vários pontos cruciais e me parece q no geral vc tá otimista, na enquete o otimismo vem prevalecendo, isso é bom, porém com tudo o q vem ocorrendo tenho mais motivos pra ser pessimista, espero está errado q nesses proximos anos possa comemorar juto com vcs as "coisas benéficas" e bradar contra as "maléficas" q penso estarão mais na ordem do dia... estarei errado?? tomara!!

    ResponderExcluir