sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CUIDADO PRA NÃO SE DESVIAR O FOCO!!!!

RECENTEMENTE NA JORNADA PEDAGÓGICA, O PREFEITO pedro rocha voltou a dar a terrivel mancada ao falar na frente de mais de 200 professores e professoras q  o trabalhador não deve ficar focado na questão do "salário", foi lá veio cá, citou exemplo de qdo trabalhava numa grande empresa estatal( como diretor né, não tava lá como peão clássico) e admirava os trabahad q se preocupavam mais com as "condições de trabalho", isso e aquilo. Pelamô né prefeito, peraí,  na frente de quem uma ganha uma micharia humilhante vir com uma dessas, de novo, ser de um partido q se diz dos trabalhadores  argumentar desse jeito, é dose.
NESTA SEMANA CIRCULOU O BOLETIM DO SINDICATO DOS  SERVIDORES MUNICIPAIS, muito bem elaborado, conteúdo q condiz com a diretoria q sabidamente é coerente e atuante, parabéns a a vcs, no entanto chamo a atenção em alguns pontos, num deles vou me debruçara agora.
No boletim o sindicato propõe um  instigativo DESAFIO ao prefeito e de quebra ao vice, vereadores e funcionários do primeireo escalão ( q considero ganhar  uma ninharia  apenas realativamente melhor q professo
res). Baseado na mancada de pedro rocha na semana pedagógica, o sindicato diz: "quem diz q SALÁRIO não faz a diferença deveria abrir mão dos seus altos salários( não acho q seja tão altos assim,*grifo meu) e pedir para receber em troca essa ninharia q um professor recebe(...) enquanto não for aprovado o PCCR( plano de carreira dos servidores) tanto o prefeito qto o vice, vereadores e o 1° escalão devolvem o q passar dos 650 reais q um professor de nível 2 recebe"!!
UMA COISA ME CHAMA MUITO ATENÇÃO NO "DESAFIO", ele colocou o PCCR como algo central no processo, o q  em tese é importamte, mas, CUIDADO, isso pode dar a entender q uma vez aprovado o pccr a vida dos professores dá um salto tão intereessante ao ponto de os "outros"  q supostamente ganham muito não necessitarem mais de  "devolver o q passar dos 650 reais" atuais...
AÍ É ONDE O TÁ O PROBLEMA, tanto na falação de pedro rocha como na reação do sindicato. Se passou vários anos na camara e congresso  discutindo o piso salarial entre outros itens q dizem respeito aos professores, lembro q o senador CRISTOVAM BUARQUE falava com propriedade horas e horas demonstrando q se realmente se quer VALORIZAR A EDUCAÇÃO  e  promover salários dignos a professores, primeiro, aumentar a percentagem do PIB pra essa área q no brasil não chega 7%, depois o GOVERNO FEDERAL teria  q assumir os sala´rios e pagar bem como paga a BANCÁRIOS e profissionais qualificados de órgãos como a PETROBRAS, argumentava q estados e PREFEITURAS sobretudo as pequenas, não tem condições por tão cedo de pagar tipo 5000 reais por 40h( o q não é muita coisa) mas com um percentual maior do pib voltado pra educação e com o governo federal assumindo com seriedade a folha de pagamentos dos profissionais da educação, aí sim!
É UMA PENA q devido a direitona clássica(pmdb,dem, psdb, ptb,pr ,pp)ser  ainda muito forte,  o pt ja mangueado assim como partidos ditos de esquerda como o proprio pdt de buarq, lula de vento em popa como conciliadorzão-pelegão, naõ tiveram o interesse e a responsabilidade de levar  essa ideia á frente, por outro lado, a categoria dos professores é uma merda "véa", desarticulada, desunida, desinformada, abestalhada, ficou  mais um a vez inerte e alheia. As centras sindicais hoje são umas poercarias atreladas ao governo lula e cia, enfim, o q aprovaram lá foi um ridiculo piso de 950 reais pra 40h( q vai ser alterado um pouco agora) e o q é pior, não MEXERAM  NADA EM RELAÇÃO A AUMENTO SIGNIFICATIVO DO PERCENTUAL DO PIB NEM TAMPOUCO NA QUESTÃO DO GOV FEDERAL ASSUMIR A FOLHA DE PAGAMENTO DA EDUCAÇAÕ. É brincadeira?? é, brincar com trabalhador sempre foi a especialidade da "casa(merda) brasil"!!
PORTANTO, considero q pedro rocha é no minimo insenivel qdo diz q "sálario " não deve ser o foco principal, se ele realmente tivesse histórico de luta dentro do pt( o do passado), no minimo iria se resignar e dizer q as PRFEITURAS PEQUENAS não podem, não conseguem pagar relativamente bem  a uma classe com tal número de pessoas, deveria bater na tecla de enquanto não se federalizar os salários, pode se aumentar uns "tiquins" mas ficará longe de se ter um bom ordenado, por outro lado, o SINDICATO deveria se atentar  pra isso e deixar claro q o plano PCCR é um passo, mas é um passo apenas pois se não se federealizar o a folha de pagamento, os prefeitos, seja quem for, vaõ ter sempre esse álibi de q a prefeitura não tem condições de pagar bem , por q não tem mesmo, o máximo q se conseg é um "aumentin" mixuruka aqui e acolá co e a gente não pode e nem deve se contentar com isso e isso temos q deixar bem claro pra todos!
É ISSO!
FEDERALIZAÇÃO  DO SALÁRIO DO PROFESSOR JÁ, AUMENTO DO PERCENTUAL DO PIB PRA EDUCAÇÃO JÁ!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário