sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FOTO COM HISTÓRIA- thaila rocha pontes, muitas águas e sangue por baixo dessa pontinha

A GAROTINHA SARARÁ enfezadinha se chama THAILA ROCHA PONTES,  sua mãe  é a jovem taiman... thaila é um "resumo" bem marcante da história de uibaí, bahia e brasil, vejamos:
PELO LADO DA MÃE ela tem sang dos rocha machado q deram  origem a uibaí, de migrantes de sang tapuia da beira do rio são francisco e de migrantes negros q chegaram aqui já no auge do triconsorcio( feijão de arranca-milho-mamona) q remodolou toda a geografia socioeconomica e paisagistica da região de irecê noas anos 50.
THAILA É bisneta de jula véa( julieta p rocha) pelo lado da mãe taiman q e´ filha de chico de julieta, julieta ou jula véa   filha da braba virginia de bertina de bilau, virginia a teve com um magarefe caboclo q veio das bandas de sento sé nos anos 20. Virginia como disse, era filha de um casal bem badalado da histo´ria de uibaí, o velho rapariguiero e maneiro bilau moreno e a masculinizada intrépida  bertina , ele filho do filho negro de venscelau machado e chica rocha(fundadores de uibaí), balbino-balduino e bertina filha de zé do pinga q por sua vez era filho de raimundo p rocha irmão de chica  de venceslau e fundador do riacho d'areia-hidrolandia.
taiman santos rocha e sua filha thaila rocha pontes
A esposa de raimundo, mariana novaes era neta de um garimpeiro "branco" q veio aventurar nos garimpos do assuruá no limiar do sekulo xix e de uma india tapuia mokoaz. OS descendentes do casal ze do pinga e agostinha matos, assim como os rocha de forma geral, carregam o gene da polidactalia, mas a garotinha  parece não carregar dedinhos extras nas mãos.
A VÓ MATERNA DE THAILA, pitinha de chico de julieta é filha de odilon um senhor negro descendente de quilombolas  e ex-escravos q fundaram o povoado o de patos de lapão, sua esposa é filha da velha JOVITA SANTOS, dona jovita chegou aqui em 1952 com o marido domingos preto( neto de escravos da famila dourado de ibititá-irecê-macaúbas) vindos de são gabriel, ela é natural de destoque, uma comunidade negra-afroindigena de morro chapéu, seus pais desceram a chapada e embrenharam na caatinga da região de irecê tal qual vicente veloso. Moraram em vários povoados, num deles, a moçoila jovita casou com o "nagô" domingos q como a maioria dos jovens negros trabalhava como diarista nas roças assim como outros duros serviços braçais. AQUI EM UIBAÍ dona jovita conta q apesar da solidariedade  de "gente boa" como o casal maurilia miranda e hermenegildo rosa, eles moraram por mais de 1 ano debaixo d árvores e tiveram q pedir esmola pra sobreviver, em grande parte por q domingos era um inveterado cachaceiro.
dona jovita observa trinetos,ela é trisavó de thaila e de varios outros, sua prole cresce e ela pode conhecer tetranetos ainda nesses doisa anos

nascida no destoq de morro do chapéu, veio pra uibaí em 1952 com marido e filhos
O PAI DE THAILA , o jovem eric é filho do pedreiro roldão de joão de oripe e  zilmar pontes( ja falecida). Roldão é da raiz uibaiense já q sua mãe pulu( pulquéria) era filha de joão "pimenta" rufino da silva q era filho de zé rufino da silva um assuruanse da familia silva machado( a mesma nossa assim como dos sabão, dos lelis silva de ibipeba, dos barnabé silva de xiq-xiq, dos belo teiú da vila de hid e dos proprios pimentas do assuruá) q veio parar em uibaí na cruel seca de 1877. Zé rufino foi criado na casa de isabel e cazuza rocha, qdo fikou rapaz se casou com uma  neta deles , lilida(margarida) rocha filha de maria e lobá fundadores de são gabriel. JA joão de oripe( euripedes) alves miranda, oripe era filho de imigrantes da familia alves de sousa e gomes de miranda, familias de garimpeiros q vieram pro assuruá no inicia do sekulo xix e mais tarde se espalharam pelas caatingas , chapadas e beiradas dos rio verde e saõ francisco.
A VÓ paterna de thaila, zilmar pontes é neta do casal naninha de  bertina de bilau( irmã de virginia ja mencionada  acima) e josé filgueira pontes( sinhô) q chegou em uibaí  com os pais e irmãos por volta de 1919 qdo aqui tinha fama de lugar de água boa e farta e emprego fácil sobretudo em roças de algodão e tinha a vantagem de, sendo um dos  raros lugares da caatinga de irecê, ter venda de secos e molhados, butecos e uma série de autonomos como funileiros, marceneiros, costureiras, tecelãs, ferreiros, fazedores de chapéu e artefatos de couro, quituteiras, enfim era um mini polo de comercio e serviços dinâmico mas q foi muito prejudicado no periodo  devido a el niños acachapantes( secas brabas) e a vilolencia derivada de uma briga intra-familiar q fez muito sang rocha machado jorrar tanto no barro vermelho como nas areias brancas daqui. Os filgueiras pontes daqui vieram de barbalha, cidade da região do crato-juazeiro do norte no cariri cearense. O cariri  sempre foi uma região muito pobre e vulnerável ás intemperies climáticas alem de ser palco de violencias desmedidas, desde o seculo xix  "exporta" migrantes pra beirada do rio são francisco e dali va´rios se aventuraram pelas nossas caatingas e aqui formaram grandes familias como os alencar, os bezerra amorim entre outras.
PORTANTO podemos dizer q thaila rocha pontes é afro-nagô-tapuia-ibero-moura e sabe-se lá mais o q...uma coisa é certa, sua genética é carregada  de "sang fervente"  historicamente balizada em fatos marcantes... será q a carinha enfezada já  pode ser uma demonstraçaõ disso?? sang quente ou não, torço pra q ela tenha a inteligencia e a força f´sica q tambem são marcas de va´rias das familias q atuam em seus genes...
julieta rocha ou jula véa, bisavó de thaila, uma caatingueira clássica


Nenhum comentário:

Postar um comentário