quinta-feira, 5 de maio de 2011

POVOADO DE GERGELIM UIBAÍ lugar de juscelino, um homem no mínino admirável pelos seus feitos!

TA VENDO ESSA RUMA DE PEDRAS  AÍ BEM NA FRENTE? ótimo e aquela casa la no fundo? também, agora imagina uma pessoa ter filhos igual a esssa ruma de pedra, imaginou? pois foi o q aconteceu com o dono daquela casa...

ELE SE CHAMAVA JUSCELINO DAS VIRGENS ROCHA, era nascido nas beiradas do rio são francisco e migrou pro municipio de uibaí com os pais ainda criança nos anos 20 do seculo xx. Qdo jovem morava na GIA DE UIBAÍ e ali casou com uma afro-tapuia de sang nagô, de lusos e de tapuias q habitaram o assuruá, o nome dela tambme era sugestivo, PUREZA, essa veio pra uibaí com a mãe ainda novinha nos anos 30, deixando o acanhado tiririca do bode ( hoje ibipeba)> virou  senhora Pureza dos Santos Virgens.

DO CASAMENTO DE  PUREZA COM JUSCELINO nasceram entre 16 a 22 filhos, boa parte na casa da foto q fica no povoado de gergelim de uibaí, local de moradia deles por muito tempo, tal casa deve ter sido construída ou na decada 50 ou 60.

JUSCELINO E PUREZ tiveram um relacionamento conturbado, os dois faziam muito filhos mas tambme quebravam o pau toda hora. Juscelino ainda nos primeiros anos de casamento com pureza se engraçou por outra moça, uma cabocla do municipio de central e disparou a fazer filho nela. CONSTRUIU uma casa pra mesma  na divisa do municipio de uibaí com central a alguns km do gergelim, deu o nome do terreno de uma bromélia resistente e simbolo de nossa caatinga no passado: CAROÁ, ali elee  a segunda esposa fizeram cerca de 18 a 22 filhos e assim como em pureza, os meninos e meninas cresciam, a maioria não morria não como era comum demais nas décadas de 30 a 70, ao separar de pureza deixou de ser juscelino do gergelim e passou A juscelino do caroá. A FORÇA ESPERMÁTICA se manteve.

O AGRICULTOR E COMERCIANTE juscelino não se satisfazia sexualmente com as duas mulheres, qdo ia pra xiq-xiq a negócio,  passava por rio verde, ali arrumou um embrecho e toda noitada com a  moça, um filho passava a crescer em seu ventre, o esperma de juscelino tinha uma liga especial, toda "botada" era filho(a), nessas três e em outra q ele tinha em xiq-xiq, parece com essa teve entre 10 e 15, entre os anos 50 e 80 e com a do rio verde mais de 8. Soube de uma sobrinha q ele admitia gostar muito dessa de xiq-xiq, mesmo assim conta-se q além dela, juscelino se enrabichou com uma "rapariga" ou coisa parecida de icatu ( vila de ibiraba da barra, do outro lado de xiq-xiq) e ainda fez pelo menos uma meia dúzia nessa.
GALA ESPECIAL, fosse descoberto nos anos 60,70  por empresas grandes de reprodução, juscelino com certeza seria motivo pra estudo e talvez ganhasse mais grana q produzindo milho, feijão, mamona, gergelim, porco, bode, vaca. O homem era trabalhador gente, contudo, claro q "fazê minino" era sua especialidade.

TODO HOME DE UIBAÍ tem admiração pelo homem da "gala forte"( gala é esperma em nosso dialeto) sobretudo os "gala rala", os "galo branco"( homem esteril) pricipalmente, esses e os "cata pilão" ( homem q cria filhos dos outros) talvez tenham um misto de raiva e inveja de juscelino, ma,s pensando bem, no fundo, mesmo o mundo ja cheio de gente, acho q temos uma certa inveja daquele q mantém um recorde q dificilmente será quebrado na história de uibaí, quiçá da reagião de irecê...
bisnetas de juscelino e pureza no gergelim

2 comentários:

  1. quem são os filhos dele ai em Uibai .. conheçidos?

    ResponderExcluir
  2. caro jorge desculpe a demora... em uibaí não mora nenhum filho ou filha dele por incrivel q pareça, alguns moram no mandacaru ,me parece q na gia, vila, trairas, central, xiq-qixq e redondezas e saõ paulo

    porém aqui mora TININ pai de tuza, nei, avô de cacà , esses vc conhece, tinin é irmão de juscelino ,a mãe de grilo tambme, ja a mae de elizão de neta do restaurante é filho uma irmã de pureza e de um irmão de juscelino, oneto dele q mora aqui vc não oconhece mas deve conhecer CAETANO DE BAIS do calderão, opai de caetano,laerte tambem é filho de puresa com juscelino... bira de fabio q cometu suicidio após matar a ex esposa de hidrolandia tambme era filhode uma filha de pureza e juscelino... tuza acha q ele teve 21 filhos com pureza, mais de 10 em dalva do caroá, uns 10 em ricaldina de xiq-xiq e outros na do rio verde ena de icatu!

    ResponderExcluir